Como conseguir dinheiro pra abrir um negócio

Não é preciso estar com o bolso muito cheio pra começar sua empresa: existem formas de financiamento que podem te ajudar
7 de fevereiro de 2019LEITURA DE 6 MIN

Não tem jeito: uma grande ideia sempre precisa de algum dinheiro pra sair do papel. Às vezes é um valor pequeno, que podemos tirar do próprio bolso. Em outros casos, precisamos de um investimento de fora. O Dono do Negócio listou três opções pra você dar o pontapé inicial da sua empresa. Veja qual se encaixa nos seus planos!

Dicas para conseguir dinheiro para abrir um negócio

  1. Financiamento coletivo

Muitos sites fazem essa espécie de “vaquinha” virtual. Neles, você inscreve seu projeto, coloca um valor como meta de arrecadação e diz o que vai oferecer como recompensa para as pessoas que doarem dinheiro para o seu negócio nascer.

As recompensa pra quem fizer a doação costuma ser o próprio produto principal do seu negócio. Se você pinta quadros, por exemplo, eles podem ser o retorno de quem investiu dinheiro pra você começar a empresa. Se vai abrir um restaurante, pode oferecer combos de refeições. Quanto mais a pessoa doar, maior a recompensa que ela deve levar.

Os sites não pedem nenhum tipo de garantia financeira, mas eles cobram taxas sobre a sua arrecadação. Estas taxas costumam ser em torno dos 15%, e você precisa lembrar delas quando definir o valor total que quer atingir com a arrecadação.

Depois de cadastrar seu projeto, começa o trabalho de divulgação. Use bem as redes sociais pra contar sobre ele por aí! É legal fazer um vídeo curtinho, que pode ser do seu celular mesmo, pra apresentar a sua ideia.

  1. Sociedade

Não é a opção dos sonhos de muita gente, mas pode ser um bom caminho pra completar o capital inicial do seu empreendimento. Afinal, dividir os custos pode ajudar e muito! A parte ruim é que os lucros também serão repartidos.

Um sócio pode entrar com todo o dinheiro e você com a ideia e o trabalho, por exemplo. É preciso conversar sobre qual vai ser a fatia de cada um na divisão dos lucros.

Outro ponto importante quando se fala em sociedade é a confiança. Mesmo se o sócio for um amigo ou parente, alguém que você conheça muito bem, é indispensável que tudo seja definido nos mínimos detalhes antes de fechar o acordo. Qual a porcentagem de cada um, quais as responsabilidades, etc. É como dizem: amigos, amigos… negócios à parte, né?

  1. Crédito com o banco

Esta é a opção mais conhecida, mas você precisa ir com calma. Os bancos costumam ter interesse em financiar novos negócios, especialmente os que parecem que darão mais lucro. Faça um plano de negócio bem detalhado pra mostrar que sua ideia pode ser um sucesso e que, desta forma, você vai ter como pagar pelo empréstimo.

Se escolher esse tipo de financiamento, não deixe de comparar o que cada banco te oferece, porque os juros podem mudar de uma instituição para outra (e eles são altos!). E, claro, não fique tímido para negociar.

Não se esqueça que, quanto maior o valor do empréstimo, mais você pagará em juros. Então, faça um plano e saiba exatamente o tanto de dinheiro que você precisa pra começar o seu negócio. O mesmo vale pra conseguir pagar em dia o empréstimo e manter a saúde financeira da sua empresa sem se enrolar com dívidas: é preciso muita organização e planejamento.

Gostou das dicas? Comenta aqui embaixo!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.