Como melhorar o atendimento ao cliente em 7 passos

07/06/2019
4 min de leitura
Equipe Dindim
07/06/2019
4 min de leitura
Casal sorri para a atendente da loja

Você sabia que oferecer um excelente atendimento ao cliente só traz vantagens ao dono do negócio? Quando um comprador sai satisfeito de uma loja ou fica feliz depois de receber um serviço, as chances desse consumidor voltar a fazer negócio com a mesma empresa são muito maiores.

Além de fidelizar o cliente, a qualidade no atendimento ainda pode fazer com que o consumidor conte para os amigos sobre uma compra ou contratação. O famoso boca a boca traz novos clientes para a empresa e isso, consequentemente, aumenta as vendas!

7 dicas para que o seu cliente seja tratado de forma especial

1. Conheça o seu cliente

Quanto mais conhecimento temos a respeito de algo, maior a possibilidade de acertarmos o que fazer em relação a isso. Assim acontece com os clientes: conhecê-los é essencial na hora de abrir uma empresa porque conseguimos direcionar os esforços do negócio com base nos hábitos de consumo deles. Por isso, conhecer o cliente influencia também no atendimento ao consumidor!

2. Deixe o cliente à vontade

Se um cliente entrar em contato com você ou visitar o seu comércio, garanta que ele conhece as opções de produtos e serviços disponíveis, mas não force uma compra ou contratação. Deixe o cliente à vontade para encontrar o que deseja, sem sufocá-lo, mas sendo atencioso. Encontre este equilíbrio!

3. Seja transparente no atendimento ao cliente

Um ótimo atendimento também inclui a clareza no anúncio dos produtos e serviços. Além de ser contrária ao que diz o Código de Defesa do Consumidor, a propaganda enganosa ainda deixa o seu negócio com uma “fama” ruim. Seja transparente nas relações com os consumidores, não minta e não perca clientes para a concorrência!

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4. Prepare a sua equipe

Se você tem funcionário, é importante oferecer treinamento de atendimento ao cliente antes de colocá-lo em contato com os consumidores. Prepare a sua equipe para receber as pessoas e faça o alinhamento deles com as diretrizes do seu negócio. Explique a importância da excelência no atendimento para o crescimento da sua empresa!

5. Tenha um ambiente livre de discriminação

Qualquer tipo de discriminação deve ser combatida, ainda mais em uma empresa que se relaciona com diferentes clientes todos os dias. Respeite os consumidores independentemente de qualquer característica, como classe social, cor, religião, identidade de gênero ou orientação sexual.

6. Não faça um pré-julgamento do consumidor

Como falamos no item 1 deste artigo, é natural (e necessário) ter um grupo de clientes cujo perfil é o foco do seu negócio. Mas isso não permite que você rejeite ou seja preconceituoso em relação aos outros tipos de consumidores diferentes do seu público-alvo!

7. Venda mais do que produtos e serviços

Em alguns setores, é possível oferecer uma experiência completa ao consumidor. Além de entregar um produto ou serviço, faça com que ele tenha uma boa lembrança da sua empresa. Ao enviar um item pelo correio, capriche nos detalhes: escreva, por exemplo, um cartão para o seu cliente! Mantenha também um canal para reclamações ou sugestões, assim ele vai se sentir cada vez mais valorizado!


Tem alguma dúvida sobre como oferecer um ótimo serviço ao cliente? Deixe o seu comentário!

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