5 perguntas que você deve fazer na hora de escolher o nome da sua empresa

Saiba por que o nome do seu negócio é importante tanto para você quanto para os clientes!
28 de agosto de 2019LEITURA DE 7 MIN

Ao abrir uma empresa, o dono do negócio precisa tomar inúmeras decisões. Muitas delas irão influenciar não apenas o momento de abertura do empreendimento, mas também o futuro dos negócios. A escolha do nome é uma destas decisões muito importantes, já que ele — embora não sozinho — terá a capacidade de atrair clientes e fazer com que a marca seja lembrada no mercado.

Na hora de iniciar o processo de como escolher o nome de uma empresa, faça uma lista de opções e conte com a opinião de pessoas próximas. Vale família, amigos, vizinhos… O importante é não ter medo de perguntar o que elas acham das sugestões e se elas ficariam interessadas ou curiosas em relação à um empreendimento com um dos nomes que você listou. 

Use a internet para se certificar que não existem outras empresas com o mesmo nome. Essa checagem vale tanto para a sua cidade quanto para o Brasil e até para o mundo, já que o seu negócio poderá crescer além da fronteira nacional.

Para conseguir montar uma lista com possibilidades de nomes, a internet também pode ser uma aliada. Existem algumas opções de site gerador de nomes para empresas onde basta digitar informações como o setor do negócio e palavras relacionada à marca para receber várias sugestões de nomes com essas características. 

A publicação O Nome do Seu Negócio — Plano de Voo do Sebrae traz algumas possibilidades para quem quer inventar nomes criativos para empresas. Usar nomes pessoais, iniciais e apelidos de infância é uma opção, assim como escolher nomes que descrevem o que o negócio faz ou nomes geográficos que podem definir a região dos produtos vendidos ou a área de atuação da empresa. 

Está começando a colocar no papel as ideias de nomes para o seu negócio? Confira 5 perguntas que todo dono do negócio deve responder para saber como escolher nome de empresa

  • 1. Qual é o meu ramo de atuação?

Esta é uma pergunta muito importante e uma das primeiras que devem ser respondidas. Isso porque existem palavras que se encaixam com mais naturalidade em um setor do que em outro, empreender no ramo de educação é diferente do que abrir um negócio alimentício, por exemplo. Definir um nome com palavras como papel, arte ou folhas faz muito mais sentido para uma papelaria do que para uma padaria, não é mesmo?

  • 2. Qual é o meu público-alvo?

O nome da empresa que remete à atividade principal do negócio também conversa com seu público-alvo. Sabendo para quem o empreendimento vai existir e focando as suas estratégias, é possível descartar e selecionar ideias de nomes. Por exemplo, se o negócio é focado em consumidores de classes sociais muito determinadas pode usar palavras que remetem ao universo de luxo.

  • 3. Existe outra empresa com o nome igual ou muito parecido? 

É importante se diferenciar da concorrência e não plagiar um nome já existente. O site INPI – que  é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial serve para você registrar a sua marca ou produto e ter exclusividade. Antes de escolher o nome do seu negócio, é importante consultar no site deles se já tem alguma outra empresa do mesmo segmento que o seu, com o mesmo nome. Você pode até pensar que ter um negócio com um nome parecido com o de outra marca famosa poderá atrair mais clientes, mas é mais provável que o consumidor fique confuso ou frustrado e veja a sua empresa como uma cópia ou versão falsa daquela companhia mais conhecida no mercado. Por isso procure nomes únicos e que representem a sua marca! 

  • 4.  Como o nome da minha empresa será divulgado?

O nome de um negócio nunca é apenas um nome. Ele poderá representar uma marca completa e será reproduzido e aplicado em peças como os materiais gráficos de publicidade. Por isso, na hora de escolher entre as opções de nomes para empresas, não se esqueça de pensar se ele não é muito grande, por exemplo, ou até mesmo pouco sonoro ou difícil de ser pronunciado. 

  • 5. Eu gosto do nome da minha empresa?

A lista de nomes para empresas e depois a opção vencedora devem agradar a você, dono do negócio. Afinal, o nome de uma marca também é criado para refletir a personalidade do empreendedor e da própria companhia. Não pense apenas em agradar só os clientes ou amigos e escolha um nome que você goste para o seu negócio!

Como você escolheu o nome do seu negócio? Conte para a gente nos comentários aqui embaixo!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.