Declaração anual do MEI deve ser entregue até 31 de maio

Confira o passo a passo de como fazer a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN SIMEI)
23 de maio de 2019LEITURA DE 4 MIN

Embora o Microempreendedor Individual (MEI) tenha obrigações fiscais mais simplificadas do que os donos de negócios que estão em outras categorias, todo ano é preciso fazer a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI). Em 2019, o prazo para entregar essa prestação de contas vai até o próximo dia 31 de maio.

As declarações entregues esse ano são relativas ao ano anterior, ou seja, de 2018. Isso quer dizer que as microempresas que fecharam as portas durante o ano passado também precisam declarar o faturamento de MEI uma última vez.

Quem não entregar a DASN SIMEI dentro do prazo pode pagar uma multa de, no mínimo, R$ 50,00 — ou o equivalente a 2% ao mês dos tributos, com base nas informações colocadas na prestação de contas. Esse valor vai ser cobrado no momento que o empreendedor entregar a declaração atrasada.

A declaração MEI é bem simples de fazer. Veja o passo a passo:

1. Acesse o site www.portaldoempreendedor.gov.br.

2. Escolha a opção “Já sou microempreendedor individual”.

3. Em seguida, clique em “Faça sua declaração anual de faturamento” e, na sequência, selecione “Enviar declaração“.

4. Preencha os campos com as informações sobre o CNPJ do seu negócio e caracteres de verificação.

5. Selecione o ano em que está fazendo a sua declaração (no caso, 2019) e clique em “Continuar”.

6. Acrescente as informações referentes ao ano anterior (receita bruta total, se possui empregado, etc.) e clique novamente em “Continuar”.

7. A próxima tela deve mostrar os valores apurados no ano anterior. Você deve conferir com as suas notas fiscais emitidas e, se tudo estiver correto, clicar em “Transmitir”.

8. Pronto! No final você tem a opção de imprimir o comprovante da sua Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN SIMEI)!

Essas informações também estão no vídeo abaixo sobre como fazer a declaração anual do MEI feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Veja só:

Relatório mensal

O Portal do Empreendedor disponibiliza um modelo de relatório mensal das receitas obtidas para você fazer o download. Você lembra da importância de fazer o controle do fluxo de caixa do seu negócio mês a mês? Esse documento vai te ajudar, da mesma forma, a manter organizadas todas as notas fiscais emitidas pela sua MEI!

E aí, já fez a sua declaração anual de microempreendedor individual? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

ASSUNTOS

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.