Nota fiscal para MEI: como emitir?

LEITURA DE 5 MIN

O Microempreendedor Individual, mais conhecido como MEI, pode emitir notas fiscais pelos serviços prestados e vendas realizadas. É possível emiti-las para pessoas jurídicas, órgãos públicos e até pessoas físicas (neste caso é opcional, exceto quando o consumidor exige). Quer saber como funciona?

As notas podem ser de papel ou em formato eletrônico, que nem sempre é obrigatório, mas é muito mais prático. Mas antes de emiti-las, é preciso saber algumas coisas.

Preparamos um pequeno guia para te ajudar:

Como emitir os 4 tipos de notas fiscais para MEIs

1) Nota Fiscal Avulsa Eletrônica

Ela não é a mais prática para o dia a dia, funciona mais para quem não possui algum software de gestão ou autorização para a impressão de documentos fiscais. O problema é que não é todo estado que permite emiti-las.

Para saber se o seu estado permite e como funciona para emitir, é necessário ir ao site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) da sua região. Normalmente o processo para emitir é o mesmo de uma nota fiscal eletrônica comum, exceto pelo fato de que você deve pedir por cada uma das notas à Secretaria.

2) Nota Fiscal Avulsa

Caso você não queira emitir pela internet, normalmente as Secretarias da Fazenda oferecem a possibilidade e pedir no escritório que houver em sua cidade. No entanto, nesse caso é comum que o governo cobre uma taxa pela emissão.

3) Nota Fiscal Eletrônica

A mais comum de todas. A forma, porém, também depende do estado em que você mora. A maioria das Secretarias da Fazenda oferecem gratuitamente softwares para emitir nota fiscal eletrônica. Em algumas cidades, como São Paulo, também há sites dedicados à emissão das notas.

Recomendamos que primeiro procure por nota fiscal mais o nome da sua cidade em um buscado como o Google para saber se a prefeitura não oferece nenhum sistema do tipo. Caso não ofereça, procure pelo site da Secretaria da Fazendo do Estado e lá haverá as regras de como emitir, além dos links para fazer o download do software, caso eles ofereçam.

4) Nota Fiscal de Venda a Consumidor

Nesse caso o empreendedor tem um bloco físico de notas fiscais que podem ser emitidas à mão. Para pedir uma, você precisa ir ao site da Secretarias da Fazenda e solicitar autorização. Em seguida, é preciso levar o arquivo que eles te liberarem a uma gráfica ou imprimir em casa.

Cuidados com a emissão das notas fiscais MEI

As notas fiscais são um importante documento para regularizar seu negócio e acompanhar a evolução dele. Lembre-se que há algumas regras que precisam ser seguidas, como o fato de você não poder emitir mais de R$ 60 mil por ano.

Guarde todas as notas fiscais que você emitir. Elas poderão te ajudar a organizar as finanças quando você tiver que emitir imposto de renda ou quando quiser dar um passo para avançar no tamanho de seu negócio. Elas também são úteis para empresas como bancos, que podem solicitá-las quando você pedir alterações em sua conta.

ASSUNTOS

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.