Imposto DAS MEI: o terror do microempreendedor

Para quem possui um CNPJ dentro dessa categoria, é necessário pagar um imposto a cada mês para manter a empresa regularizada
18 de julho de 2019LEITURA DE 5 MIN

A categoria Microempreendedor Individual (MEI) foi criada em 2008 para formalizar trabalhadores que praticavam atividades sem amparo legal ou jurídico — ou seja, pessoas que trabalham por conta própria na área de serviços, comércio ou indústria.

Esse é um tipo de pessoa jurídica que tem como seus principais critérios ter no máximo 1 funcionário e faturar até R$ 81.000,00 nos últimos 12 meses.

Hoje existem mais de 8,5 milhões de MEIs ativos no Brasil. Este número cresce exponencialmente e muitas pessoas não entendem quais as vantagens e obrigações de ser um MEI.

Isso resulta em uma série de dúvidas enfrentadas por quem opta pelo modelo, o que pode levar o MEI à inadimplência. É o que acontece, por exemplo, quando o MEI não paga o boleto DAS em dia.

O que é DAS MEI?

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI) é uma contribuição de impostos sem relação com o faturamento. Dependendo da atividade do MEI, a guia tem um valor aproximado de R$ 50,00 e vence no dia 20 de cada mês, por exemplo.

Se não pagar o DAS MEI, sua empresa não ficará regularizada. Caso deixe de pagar por 12 meses seguidos, o registro MEI é cancelado juntamente com o CNPJ.

Então, a dívida é transferida para o responsável pela empresa e o CPF dele entrará no cadastro de inadimplentes. Para regularizar a situação, é necessário realizar o pagamento de todas as guias em atraso, incluindo juros e multas.

São muitas as vantagens de se ter todos os boletos do DAS MEI pagos em dia. Isso inclui desde a contribuição para a previdência social até solicitar benefícios — como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte.

É muito comum a perda do prazo de pagamento do DAS: segundo dados do Simples Nacional, 50% dos MEIs deixam de pagar pelo menos um boleto.

Com o intuito de evitar isso, a Azulis desenvolveu uma ferramenta para lembrar o microempreendedor sobre o pagamento DAS do mês e disponibilizar as guias. Basta se cadastrar com seu CNPJ, CPF, e-mail e celular: sempre alguns dias antes do dia 20, você receberá um lembrete e o boleto para pagamento – tudo gratuitamente! Acesse: www.azulis.com.br/lembrete-das-mei

Quem é Azulis

A plataforma Azulis oferece soluções digitais para MEIs e Pequenas e Médias Empresas — incluindo serviços para gestão financeira e de cobrança, emissão de boletos e ferramentas gratuitas como lembrete DAS.

É o primeiro marketplace de maquininhas de cartão do Brasil, trazendo informações sobre todas as maquininhas do mercado com preços e taxas atualizados, além de promoções exclusivas. A Azulis é uma startup criada no Brasil e faz parte do grupo Red Ventures, que possui um amplo portfólio de empresas digitais no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.

*Este conteúdo foi produzido por Daniel Miranda, diretor da Azulis.

ASSUNTOS

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.