Como liderar sua carreira e abrir um novo negócio

LEITURA DE 5 MIN

O empreendedorismo é a solução que muitas pessoas encontram quando precisam se reencontrar na carreira. Seja por necessidade ou por oportunidade, começar um negócio é uma ótima oportunidade de tomar as rédeas de sua vida e liderar a carreira. Por isso, convidamos Wellington Fernandes, do Instituto Lidere Sua Carreira, para compartilhar algumas dicas.

Wellington é professor da Universidade Anhanguera e especializado em gestão de pessoas e liderança. À convite da SumUp, ele deu algumas dicas de como se tornar o profissional que você sempre quis ser ao abrir seu negócio. Confira:

Dicas para liderar sua carreira

1) Identifique e avalie as oportunidades

Tem muita gente que acredita que já sabe de tudo, mas, quando vê uma oportunidade, vai direto sem avaliar os riscos e os detalhes.

Ao identificar uma oportunidade, pesquise sobre outros negócios no mesmo mercado, avalie o potencial dele, veja o que pode ser feito, quais são os desafios que você enfrentará. O que nos leva ao próximo item.

2) Estude o negócio

Estudar dá trabalho, mas val a pena. Não importa quanto tempo de experiência você tenha ou qual o tamanho do seu negócio, o sucesso dele dependerá diretamente do quanto você se preparar.

Faça cursos, assista vídeos, aproveite todo o conteúdo que há na internet. O Dono do Negócio traz diversos conteúdos para você estudar e se aprofundar em seu mercado. Há alguns sites, como o do Sebrae, que oferecem cursos completamente gratuitos — veja aqui 18 deles.

3) Conheça seus clientes e necessidades

Não adianta fazer o produto apenas do jeito que você acha que é o certo. É preciso estar próximo do cliente, ouvindo qual é a necessidade dele. E, assim, saberá entregar o que ele precisa, fazendo-o confiar em você.

Para isso, converse bastante, pergunte o que eles estão achando, faça pesquisas.

4) Faça o planejamento

Planeje a semana, o mês, o ano. O planejamento deve ser financeiro, mas também de tempo, comunicação, etc.

Com uma lista de tarefas, você sabe o que precisa ser feito no dia; com um planejamento de longo prazo, sabe quando é hora de insistir em uma estratégia e quando é hora de tentar uma nova abordagem. Quanto mais planejamento, menos surpresas.

5) Capte os recursos necessários

E não adianta querer todos os recursos do mundo para realizar seu sonho. Calcule qual o mínimo necessário para começar e vá atrás dele.

Você pode procurar por amigos ou familiares dispostos a investir em seu negócio ou até mesmo por empréstimos (nesse caso, tome muito cuidado com os juros!). Uma alternativa muito válida nesse caso é encontrar um sócio-investidor, veja aqui como procurar por um.

6) Gerencie de perto

É normal, após a contratação do primeiro funcionário, alguns fundadores se afastarem do negócio e achar que ele vai crescer sozinho. Não é assim que funciona. Para que o negócio continue crescendo, você precisará ficar bastante atento, de perto, no que está acontecendo nele

7) Acompanhe as tendências

É necessário saber o que está mudando no seu mercado, na legislação, no comportamento dos seus consumidores. Por isso, você deve sempre ficar atento aos movimentos da concorrência, ao noticiário e ao que seus clientes dizem. E, claro, ter coragem e flexibilidade para seguir essas mudanças.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.