Como ser mais produtivo e fazer o tempo render?

Ser produtivo não significa apenas conseguir fazer muitas coisas, mas saber gerenciar os compromissos
28 de maio de 2019LEITURA DE 5 MIN

Devido à rotina corrida, muitas pessoas gostariam que o dia tivesse mais de 24 horas para darem conta de todos os afazeres. Mas, muitas vezes, quando parece que o tempo não está rendendo, somos nós que estamos usando nossos horários de uma forma ruim.

O mundo cada vez mais conectado também cobra que as pessoas sejam produtivas ao máximo. A conta, porém, muitas vezes não fecha. Afinal, se todos nós vivemos dias com o mesmo número de horas, por que algumas pessoas conseguem produzir mais do que outras?

Não há uma solução mágica ou um grande segredo da produtividade, mas alguns passos são simples e podem afetar positivamente a forma como lidamos com os nossos compromissos. Assim, evitamos ficar sobrecarregados ou frustrados ao final do dia!

5 dicas que podem ajudar a fazer o seu tempo render mais

1. Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem traz inúmeros benefícios para a saúde e também reflete em como será o seu dia depois de acordar. Para ter energia e conseguir encarar a rotina, ainda mais quando temos muitas atividades, é fundamental ter uma boa noite de sono. Com isso, pode apostar que vai ser mais fácil de seguir com os compromissos planejados!

2. Planeje o seu dia

Use uma agenda ou um aplicativo de celular para planejar os seus afazeres diários. Dessa forma, fica mais difícil se perder com os horários ou deixar alguma tarefa sem fazer. Lembre-se que é preciso flexibilidade: nem sempre o melhor é fazer tudo em um dia só. Deixe espaços de respiro no seu dia a dia.

3. Defina suas prioridades

Não adianta planejar todo o seu dia se você colocar muitas coisas para fazer em pouco tempo. Isso pode acabar te deixando frustrado caso não consiga acabar com a lista diária. Separe o que é prioridade e o que é urgente do que pode ser feito em outros dias e, eventualmente, até realocado dentro da agenda.

4. Conheça suas distrações

Saber o que pode tirar a sua atenção de uma tarefa é o primeiro passo para evitar que isso aconteça. Se você costuma ficar muito tempo nas redes sociais, por exemplo, deixe o celular de lado enquanto estiver fazendo atividades que exigem muita concentração!

5. Use momentos “perdidos”

Alguns momentos do nosso dia podem ser usados para “desatolar” a agenda. As horas no transporte público, por exemplo, dependendo do nível de conforto que você consegue ter, é um bom momento para fazer coisas como ler, mandar e-mails pelo celular ou fazer ligações. Lembre-se, porém, que não é preciso ser produtivo 100% do seu dia. Então, se precisar, use essas pequenas brechas diárias para ter um tempo para você — por que não? — fazer nada!

Tem mais dicas sobre como fazer o tempo render mais e ser mais produtivo? Deixe seu comentário!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.