19 livros sobre empreendedorismo para quem quer inovar

Livros trazem histórias de sucesso, novas formas de pensar e técnicas poderosas para seu negócio
LEITURA DE 9 MIN

Ler é sempre bom! Seja para aprender, para viver a pele do outro ou simplesmente para se inspirar. Não por acaso diversos empreendedores famosos, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, estão sempre lendo e recomendando livros.

O que não falta são boas opções de títulos sobre empreendedorismo no mercado. Montamos aqui uma lista com 20 deles (todos em português) para você que está disposto a aprender um pouquinho mais sobre gestão, criatividade e liderança. Confira:

Dicas de livros sobre empreendedorismo

1) O lado difícil das situações difíceis

Ben Horowitz é um dos principais empreendedores e fundadores do Vale do Silício, região dos Estados Unidos onde estão as principais empresas de tecnologia do mundo. Neste livro, ele conta como fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em diversas empresas. Embora a realidade de um empreendedor na Califórnia seja bem diferente da brasileira, o livro é bastante válido principalmente pela forma direta e reta que o autor escreve.

2) Rápido e devagar

Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, é conhecido por pesquisas que conseguem mostrar que as nossas decisões não são lá muito racionais. No livro, ele explica como há, basicamente, duas formas de pensar: uma rápida, intuitiva e emocional; e outra mais lenta, deliberativa e um pouco lógica. E é nessa primeira forma que estão as oportunidades de convencer pessoas e vender seu produto ou serviço.

3) Roube como um artista

O designer e escritor Austin Kleon mostra, com bastante bom humor, que não há muitos segredos por trás da criatividade. É tudo questão de ser você mesmo.

4) A lógica do consumo

Um ótimo livro para te ajudar a vender mais. Matin Lindstrom se detalha estudos sobre relações entre o cérebro e o marketing e explica como usar pequenos truques e conquistar a atenção de possíveis clientes.

5) Sonho grande

Cristiane Correa conta a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, três dos homens mais ricos do Brasil e do mundo. Ela conta como eles conseguiram comprar marcas gigantescas, como Budweiser, Burger King e Heinz focando principalmente na cultura de suas empresas.

6) Abilio

Autobiografia de Abilio Diniz, fundador do grupo Pão de Açúcar. Neste livro ele fala sobre suas lutas e descobertas não só no empreendedorismo, mas na vida como um todo.

Estante de livros

7) Carlos Wizard: Sonhos não tem limites

Filho de um caminhoneiro e de uma costureira, Carlos Wizard se tornou um dos maiores empreendedores brasileiros, responsável por marcas como Wizard, Mundo Verde e Rainha. O livro de Ignácio de Loyola Brandão conta a história de vida do empresário.

8) Quebre as regras e reinvente

Seth Godin é um empreendedor e autor americano. Nesse livro ele incentiva as pessoas a serem curiosas e tentarem algo novo o tempo todo até encontrarem as soluções que precisam.

9) Vai lá e faz

Tiago Mattos é um futurista brasileiro e mostra que é possível qualquer um criar uma empresa inovadora — basta mudar o jeito de pensar.

10) O ponto da virada

Malcolm Gladwell estuda o que há em comum em filmes, livros e produtos que, do nada, passam a fazer muito sucesso. Segundo o autor, esses fenômenos funcionam, literalmente, como vírus. E ele explica a lógica por trás.

11) De empreendedor e louco todo mundo tem um pouco

Linda Rottenberg mostra como o pensamento empreendedor pode fazer parte d dia a dia, independente de você ter ou não um negócio. A autora é fundadora da Endeavor, uma das principais organizações de incentivo ao empreendedorismo no Brasil, ao lado do Sebrae.

12) Nasce um empreendedor

Bob Wollheim é um empreendedor e investidor em tecnologia desde a década de 1990; Dony De Nuccio é jornalista e economista, ex-apresentador do programa Conta Corrente, na GloboNews. Juntos eles dão dicas de como abrir, planejar e executar um negócio.

13) O livro dos negócios

No melhor estilo dos antigos almanaques, o livro revela o ABC que todo empreendedor precisa conhecer para ter e manter um negócio. As explicações são bastante didáticas e ilustradas.

Homem lendo livro

14) Negócios criativos

O livro é uma compilação de histórias de empreendimentos criativos que foram publicados no site Projeto Draft, um site voltado à Nova Economia. Ao todo são 20 histórias inspiradoras de negócios criados no Brasil com muito suor e sucesso.

15) Marketing 4.0

Se o marketing tem um papa, ele é Philip Kotler. Em 2017 ele lançou um novo livro, atualizando suas ideias sobre o mercado e finalmente incluindo ideias sobre o mundo digital. Essencial para qualquer um que queira vender mais.

16) Empreendedorismo criativo

A empreendedora brasileira Mariana Castro conta a história de diversas startups de sucesso no setor da Economia Criatividade no Brasil, como Perestroika, Mesa & Cadeira, Mandalah e Flag. O livro é cheio de ideias de como fazer algo que já é feito por vários, mas com uma roupagem diferente e inovadora;

17) Sem Limites

A Netshoes é uma das maiores empresas digitais da América Latina e fatura mais de 2 bilhões de reais. Mas tudo começou com uma pequena loja de sapatos. O livro conta a trajetória dos empreendedores por trás do sucesso.

18) Hacking growth

Já ouviu falar em growth hacking? O nome é uma palavra inglesa para o conceito de encontrar brechas no sistema para conseguir crescer mais rapidamente. O livro explica melhor, trazendo diversos exemplos de soluções criativas utilizadas por empresas como Uber e LinkedIn e que fizeram elas chegarem ao sucesso.

19) De zero a um

Peter Thiel é um controverso, porém bem sucedido, empreendedor e investidor do Vale do Silício. Foi cofundador do PayPal, uma das principais empresas de pagamento online; e um dos primeiros investidores do Facebook, por exemplo. No livro ele diz para não seguir os modelos do que já deu certo e ensina como pensar em algo que ainda não foi criado e, por

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.