Sem perrengue: 5 formas de conseguir uma renda extra no final do mês

Quer que sobre um dinheirinho no final do mês? Conheça alguns caminhos que podem te ajudar a sair do vermelho.
LEITURA DE 6 MIN

Se tem mês que aperta e, mesmo que você consiga pagar todas as contas, não sobra nenhum dinheirinho, pode ser que você precise arranjar uma renda extra. Hoje, além das opções mais conhecidas, como pegar algo que você faça bem e tentar ganhar dinheiro com isso — vender bolos ou fazer salgados por encomenda, por exemplo — existem algumas tecnologias que também podem ser usadas como formas de aliviar o bolso:


1. Canecas personalizadas
Com uma máquina de estampar canecas você pode tanto produzir em unidades, para pessoas que querem presentear alguém, por exemplo, quanto em grandes quantidades, como para empresas que apostam no brinde para seus funcionários. Não se esqueça que aqui você vai ter que dar um primeiro investimento caso ainda não tenha a máquina, que é possível encontrar por cerca de R$ 400,00. Aposte nas redes sociais para divulgar as suas canecas: crie um perfil e publique fotos com as diferentes estampas.


2. Estampadora de camisetas
Essa não é uma tecnologia nova, mas pode ser um bom investimento para quem precisa fazer uma grana extra. Ter em casa uma máquina de estampar camisetas vai te possibilitar usar o tempo livre para produzir as peças que você pode vender pela internet ou até mesmo oferecer para uma loja física. Use a criatividade na hora de escolher as estampas e pesquise o mercado para saber qual pode ser o seu diferencial, como usar as fotos dos próprios clientes ou uma frase ou personagem do momento.


3. Motorista de aplicativo

Os aplicativos de transporte individual já tomaram conta das grandes cidades do Brasil e do mundo. Muitos motoristas usam plataformas como Uber e 99 para fazer um dinheiro extra mesmo quando trabalham na escala de 8 horas por dia, ligando o aplicativo após a primeira jornada. Não é muito difícil começar a levar os passageiros para seus destinos: você precisa ter uma carteira de habilitação que diga que você exerce uma atividade remunerada com o carro, além de passar por etapas de seleção das empresas como a checagem de antecedentes criminais. 

Não se preocupe se você não tiver um carro próprio. As plataformas costumam oferece algumas facilidades para quem quiser usar um alugado. Calcule o preço médio da gasolina na sua cidade, o tempo de deslocamento da sua casa até a região mais movimentada, e também os gastos com a manutenção do veículo.

 

4. Seja um consultor

Ganhar dinheiro extra sendo um revendedor é aproveitar as marcas que já estão consolidadas no mercado. Além de existir a vantagem de você poder escolher o tipo de produto que quer oferecer. É possível ser um consultor de itens de beleza, como das empresas Natura e Avon, e até de maquininha de cartão, como a da SumUp.

Como consultor você vai ganhar uma porcentagem do valor do produto. Ou seja, quando um cliente compra o que você está vendendo, parte do dinheiro vai para a empresa e outra parte para ajudar com a sua renda mensal. Ser revendedor também permite que você defina o seu horário de trabalho e crie suas próprias metas de vendas.

 

5. Airbnb
Com esse site, você pode alugar um quarto da sua casa para turistas que estejam visitando a sua cidade. A própria plataforma já te dá uma ideia do quanto você pode ganhar por mês dependendo dos preços de reservas em localizações próximas, temporadas, o tipo de acomodação e o número de hóspedes que você consegue receber.  Três regras podem te ajudar a ter sucesso no Airbnb: boas fotos que mostram exatamente como o seu espaço é, um ambiente sempre limpo, e o respeito à privacidade do hóspede. Além disso, a localização e as festas típicas da sua cidade também aumentam o número de pessoas que podem procurar por hospedagens como a sua.  

Seja qual for a atividade extra que você escolher para desapertar no fim do mês, não esqueça de se planejar. Não caia em promessas que pareçam fáceis ou rentáveis demais e tente conversar com pessoas que já fazem algo parecido no tempo livre!

Patricia Azzi