Como ganhar dinheiro no verão: dicas, produtos e novidades

De dezembro a março, a temporada de calor traz muitas oportunidades de negócios para quem ganhar uma renda extra!
19 de agosto de 2019LEITURA DE 8 MIN

Não importa se você é vendedor ambulante, dono de um negócio com ponto fixo ou se vende pela internet: chegou a hora de saber como ganhar dinheiro no verão! Afinal, o calor, junto com as férias, festas de final de ano e o carnaval, rendem bons momentos para o comércio e para o empreendedor. 

Um dos primeiros pensamentos de quem quer ganhar dinheiro no verão pode ser o de trabalhar com a venda de bebidas e guloseimas refrescantes como sorvete, geladinho e açaí. Mas também existem oportunidades para quem trabalha com vestuário, educação infantil e até cosméticos.

O clima cria demandas para produtos como biquínis, maiôs e sungas, além de uma maior procura por protetores solares para a pele e cabelo, e itens como guarda-sol, cadeira de praia, óculos e chapéu. As pessoas que aproveitam o verão também são potenciais consumidoras de práticas esportivas e atividades infantis, afinal, as crianças estão de férias!

Depois de escolher o que fazer para vender no verão e ganhar uma renda extra, é hora de se diferenciar de outros empreendedores que também irão planejar suas estratégias para a temporada. Para conquistar mais clientes, é importante oferecer produtos de qualidade e trabalhar com preços competitivos. Lembre-se que, devido à época, a concorrência poderá ser ainda maior do que em outros momentos do ano.

Para garantir a renda extra no verão, ofereça diferentes formas de pagamento para o consumidor. Mesmo se você for um vendedor ambulante, receber apenas pagamento em dinheiro poderá fazer com que o cliente vá procurar outro lugar para encontrar o que procura, já que andar com dinheiro na carteira não é mais um hábito comum. 

Uma opção prática é a SumUp Top, uma maquininha de cartão pequena, que cabe no seu bolso, e que se conecta ao celular. Além dessas facilidades, ainda dá para receber o valor das vendas em 1 dia útil com uma taxa de 1,90% nas vendas feitas no débito. Legal, né? Agora é hora de começar a planejar! Confira a lista que o Dono do Negócio preparou com ideias para ganhar dinheiro no verão:

  • 1. Vender comidas e bebidas leves e refrescantes

Quando pensamos em o que vender no verão, produtos como sorvete, água, geladinho, cerveja e comidinhas leves como uma saladinha no pote ganham destaque. E são ótimas ideias! Afinal, esses produtos têm uma procura alta no verão, principalmente em regiões com praias ou até mesmo nos parques das grandes cidades.  

Fique atento com as regras de cada município para o comércio de alimentos e bebidas em locais públicos. Garanta a conservação dos itens com cuidado redobrado por conta das altas temperaturas!

  • 2. Investir no estoque de moda praia

Se você tem uma loja de roupas ou é vendedor ambulante, peças como biquínis, sungas, maiôs, shorts e saídas de praia são boas opções para compor a sua coleção de verão. Mas lembre-se que é importante conhecer o seu público e a sua região. Não coloque itens de moda praia no seu estoque se eles não tiverem o perfil do seu negócio. 

A venda de alguns itens, como cangas e chapéus, também costumam ser uma oportunidade para quem vende produtos na praia. Afinal, sempre haverá aquelas pessoas que esquecem de comprar ou que viajaram às pressas sem planejar o que levar, não né? E você pode ser a solução! 

  • 3. Apostar em produtos sazonais 

A lista de produtos para vender no verão é longa. Isso porque os três meses da estação envolvem datas comemorativas e feriados, como o réveillon, o Natal e até o Carnaval. Ou seja, também é possível ganhar dinheiro no verão com produtos sazonais para essas datas, dependendo do tipo do seu negócio. Pensando nisso, você pode investir em objetos natalinos e, por exemplo, fantasias de carnaval. Especialmente no calor, alguns objetos como boias para piscinas, óculos de sol e toalhas de praia têm ótima procura. 

  • 4. Promover atividades para crianças

No Brasil, verão é quase um sinônimo de férias. Isso porque pelo menos em um, dos três meses da estação, a criançada não tem aulas ou compromissos escolares. Essa pode ser uma excelente oportunidade para ganhar um renda extra promovendo atividades para crianças em cidades conhecidas por receberem os turistas na temporada de calor.

Se você já trabalha com criança ou educação, aproveite a data para montar oficinas de férias, que podem ser educativas ou apenas para a diversão dos pequenos. Use o perfil nas redes sociais do seu negócio para divulgar a novidade e conte para os amigos e clientes antigos! 

  • 5. Vender cosméticos para proteção solar

O setor de cosméticos também pode se preparar para aumentar as vendas no verão. Além do protetor solar obrigatório, hoje em dia o cuidado com a exposição ao sol vai além da pele: existem produtos para a proteção dos cabelos e lábios, por exemplo. 

Os produtos de proteção solar também fazem parte da lista de o que vender na praia no verão. Se você tem um quiosque, lojinha ou é ambulante no litoral, não esqueça de reabastecer o estoque com as novidades do setor!

Quais são suas estratégias para ganhar dinheiro no verão? Deixe o seu comentário e conte pra gente!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.