Como montar uma barbearia: dicas para quem quer tirar a ideia do papel

Saiba como abrir um salão voltado para serviços de beleza masculina
21 de janeiro de 2020LEITURA DE 10 MIN

O mercado de beleza e estética no Brasil é um dos melhores para quem quer tirar uma ideia de negócio do papel. Isso porque a procura por serviços do ramo é crescente no nosso país, e o modelo pode dar certo nas mais diferentes localidades. Se você pensa que o segmento é voltado apenas para mulheres, está enganado. Muitos estabelecimentos que têm como público-alvo o homem fazem sucesso e são boas opções de investimento para o pequeno empreendedor, como as barbearias. 

Montar uma barbearia hoje é investir em dois mercados que crescem cada vez mais: beleza masculina e nostalgia. Afinal, muitos homens ainda se lembram da época ou mantém uma relação de proximidade com seu barbeiro e, ao mesmo tempo, se afastam cada dia mais do tabu de que o cuidado com a estética é apenas coisa de mulher. Se você quer colocar em prática ideia de abrir sua própria barbearia, confira as 8 dicas que o dono do negócio separou: 

  • Defina um público-alvo

Para quem você irá abrir uma barbearia? Além do recorte de público masculino, é preciso ir a fundo e entender qual o perfil do seu cliente. Essa decisão irá influenciar a escolha da melhor localização para abrir o seu negócio ou poderá ser tomada com base no endereço. Assim como os salões de beleza, as barbearias também costumam conquistar muitos clientes que já estão próximas ao local, seja em bairros residenciais ou comerciais. 

  • Escolha a melhor localização

Para qualquer tipo de negócio com ponto fixo, a escolha da localização é uma decisão capaz de fazer com que a empresa decole ou feche por falta de público. Especialmente as barbearias são muito utilizadas por clientes que moram próximo ao endereço ou trabalham na mesma região. É mais prático e rápido consumir esse tipo de serviço sem ter que se deslocar muito de carro ou transporte público. 

Por isso, na hora de escolher a melhor localização para a sua barbearia, tenha em mente qual o tipo de público que circula pela região, quais são os horários de maior movimento e, claro, quantos concorrentes disputarão esses mesmos clientes

  • Saiba precificar os serviços (e capriche no que oferecer)

Uma boa barbearia não pode deixar de oferecer uma carta de serviços que inclui cuidados com a barba e com o cabelo, como cortes, hidratações e tingimentos. Para se destacar no mercado, ainda é possível ter mais serviços à disposição do cliente, como manicure e pedicure, uma lojinha com produtos relacionados e até mesmo um bar para quem tiver que esperar no local. 

Além de escolher os melhores e mais diferentes serviços, é preciso saber quanto cobrar por cada um deles. Precificar nem sempre é uma tarefa fácil, mas a conta deve seguir uma lógica que cubra o custo de um produto ou serviço e ainda gere lucro para o dono do negócio. Não esqueça que se você cobrar menos do que gastou vai acabar levando um prejuízo e, caso contrário, se colocar preços muito mais altos do que o mercado pratica, poderá perder clientes. 

  • Selecione bons profissionais

Ao decidir montar uma barbearia, é possível seguir dois caminhos diferentes quanto aos funcionários: o primeiro é contratar profissionais da área e o segundo é ceder parte do espaço para autônomos que prestem os serviços e paguem uma porcentagem dos lucros deles ao dono do negócio. Independentemente da decisão, é importante manter a presença de ótimos profissionais da área para que o nome deles também seja uma estratégia para atrair clientes!

  • Conheça e cumpra as exigências legais

Na hora de saber como montar uma barbearia não dá para fugir das exigências legais. Além da abertura formal de uma empresa, para que você possa ter o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), é necessário solicitar um alvará de funcionamento junto à prefeitura da sua cidade e observar as normas específicas de alguns serviços prestados. Certifique-se também das exigências da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

  • Invista em equipamentos e decoração

O tempo no qual os donos de barbearias não pensavam no conforto do cliente ficou para trás, da mesma forma que uma decoração com estilo hoje pode ser uma forma de atrair novos clientes. Seja retrô (com características que lembram as barbearias de antigamente) ou moderno, o seu salão deve ter um espaço bem planejado: evite colocar muitos móveis em locais pequenos e crie uma identidade visual para a sua empresa que estará refletida também nas cores dos móveis e paredes. 

Equipamentos para montar uma barbearia simples segundo o Sebrae:

  • Cadeiras de barbeiro reclinável
  • Lavatório
  • Secador de cabelos profissional
  • Armários com divisórias para material, gavetas, prateleiras, etc.
  • Assessórios em geral (tesouras, escovas, pentes, navalhas, barbeador etc.)
  • Aparelho de TV
  • Espelhos
  • Computador, impressora e telefone
  • Cadeiras ou sofás para espera
  • Ar Condicionado
  • Equipamento de som ambiente
  • Vitrine para exposição de produtos
  • Balcão de apoio aos utensílios
  • Divulgue o seu negócio

Fazer uma boa divulgação depois de abrir uma barbearia é indispensável para o negócio dar certo. Com as estratégias de propaganda será possível conquistar cada vez mais clientes. Use as facilidades da internet para alcançar seu público, com ajuda das redes sociais, de um site próprio e até mesmo de anúncios pagos de plataformas como o Google e o Facebook

Para atrair e fidelizar clientes, aproveite a primeira visita e ofereça alguns mimos ou promoções, como um serviço de brinde para novos consumidores. Para aqueles que já são “da casa”, também é possível dar vantagens como a conhecida estratégia do “indique e ganhe” para quem trouxer um amigo para ser um novo cliente. 

  • Monte um plano de negócios

Cada um desses passos deve fazer parte de um bom e completo plano de negócios. O documento é indispensável para quem quer montar uma barbearia de sucesso. Isso porque ele funcionará como um guia para as tomadas de decisões. O plano deve conter informações como a viabilidade do negócio, valores de investimento inicial, pesquisa de concorrência, análise de mercado, desenho dos produtos e serviços que serão oferecidos, conceito da marca, fornecedores, plano operacional com número de funcionários necessários.

Está pronto para tirar do papel a ideia de montar uma barbearia? Conte a sua história para nós!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.