Como montar uma bomboniere em 10 passos

Siga o passo a passo para saber como tirar do papel a ideia de abrir a sua própria loja de doces
16 de janeiro de 2020LEITURA DE 14 MIN

Muito conhecidas no Brasil como bombonieres, as pequenas lojinhas de doces e guloseimas são boas opções de negócio para o pequeno empreendedor que tem pouco dinheiro para investir. Com uma variedade grande de produtos, uma boa localização e preços competitivos é possível atrair muitos clientes para esse tipo de estabelecimento..

As gôndolas cheias de chocolates, biscoitos, pirulitos, balas, chicletes e outras guloseimas são muito atrativas para o paladar do brasileiro, e costumam ser ainda mais procuradas quando estão próximas a endereços empresariais ou escolares – com destaque para horários como a saída para o almoço ou o começo e o fim do expediente e do horário de aula.

Além de popular, uma bomboniere pode ser um negócio que precisa de pouco investimento inicial, já que para tirar a ideia do papel é preciso apenas encontrar uma localização perfeita, comprar itens de estrutura como balcão de caixa e atendimento e as prateleiras para expor os produtos, os próprios itens que serão vendidos, e contratar um ou dois funcionários quando necessário.

Como as guloseimas vendidas em uma lojinha de doces tem uma faixa de preço muito baixa, a principal estratégia do dono do negócio para vender mais deve focar em fazer com que o cliente várias unidades de um mesmo produto. Para isso, vale destacar as melhores promoções e os melhores itens em posições visíveis para o consumidor, e ainda oferecer combos como o “compre dois e leve um”. 

Ficou interessado em saber mais sobre como abrir uma loja de doces? Confira um passo a passo para ter a sua própria bomboniere:

  • Monte um plano de negócios

Para descobrir como montar uma bomboniere e fazer com que ela seja um sucesso é preciso muito planejamento. Por isso, o primeiro passo para quem quer empreender no ramo é reunir todas as informações necessárias para um bom plano de negócios: qual será o investimento necessário para tirar a ideia do papel? Qual será o seu público-alvo? Liste todos os tipos de produtos que você irá oferecer, e com quem irá concorrer nas redondezas. Além disso, é preciso desenhar as estratégias operacionais da sua loja de doces, que incluem decisões como quantos funcionários serão necessários para abrir o estabelecimento. 

  • Escolha o melhor endereço para abrir uma bomboniere

O endereço é uma das principais e mais importantes decisões na hora de saber como montar uma bomboniere. Isso porque a maioria dos clientes de uma loja de doces e guloseimas serão os pedestres que passam próximos ao local. Pesquise muito a região escolhida. Caso o entorno tenha escritórios ou instituições de ensino, por exemplo, o fluxo de pessoas poderá ser consideravelmente maior. Conheça também os períodos de muita movimentação, que costumam ser próximos aos horários de entrada e saída de trabalhadores e estudantes, assim como ao meio-dia, quando todos costumam sair para almoçar. 

  • Pesquise a concorrência

Parte importante do planejamento na hora de tirar a ideia de um negócio do papel é fazer uma pesquisa completa sobre a concorrência. Lembre-se de incluir os estabelecimentos competidores que ficam próximos ao endereço onde você abrirá sua empresa, e também aqueles concorrentes indiretos, onde os clientes podem ir para comprar doces, como os supermercados e os mercadinhos de bairro.

  • Organize bem o espaço

Espaços pequenos e cheios precisam seguir uma regra importantíssima para não se tornarem desagradáveis: eles devem ser organizados. Além de uma boa localização, coloque como prioridade pensar na organização do local na hora de planejar como abrir uma loja de doces. Como a variedade de tipos de produtos é muito grande, prefira separá-los por categorias, assim como acontece em supermercados.

Além da organização básica, também vale apostar no posicionamento estratégico de alguns itens. Deixar itens no caixa da loja é uma boa estratégia. Caso os produtos sejam os queridinhos dos clientes e ainda tiverem um preço tentador, é possível que o consumidor decida comprar algo a mais enquanto está pagando por outros itens. 

  • Pense em inovações e diferenciais

Quando pensamos em uma bomboniere, facilmente vem à cabeça aquela imagem de um pequeno estabelecimento apenas com gôndolas cheias de guloseimas e um caixa para registrar as compras. Mas por que não inovar e pensar em diferenciais para o seu negócio?

Você pode planejar mudanças tanto na estrutura ou decoração, como na lista de produtos oferecidos. Por exemplo: se tiver espaço e disponibilidade, uma opção é colocar algumas versões de doces montados ou servidos na hora, como fatias de bolos recheados, por exemplo. Ou até mesmo investir em picolés ou os geladinhos caseiros (também conhecidos como chup-chup, juju, dudu, sacolé…).

  • Escolha os melhores fornecedores

Localização, estrutura e produtos são as três principais preocupações de um dono do negócio que decide montar uma bomboniere. E a etapa de escolher os produtos envolve pesquisar muitos fornecedores e marcas.

Como a maioria dos itens vendidos em uma loja de doces é de industrializados, como chocolates, balas, pirulitos, doces de leite, chicletes e salgadinhos, a logística não é muito complicada – afinal, os produtos não precisam de muitos cuidados especiais como refrigeração, por exemplo. 

Como é exatamente destes produtos que virá o lucro do seu negócio, saber negociar bons preços e prazos com as empresas fornecedoras é essencial. Conheça bem cada uma das suas opções, fale com pessoas que já conhecem as companhias e nunca tenha medo de pedir um desconto!

  • Faça um excelente controle de estoque

Perceber que um produto está em falta apenas quando o cliente perguntar por ele, ou passar um sufoco para acabar com um determinado item que teve um número de vendas menor do que o esperado são duas situações que podem acontecer com o negócio que mantém um controle de estoque ruim. 

Para evitar ficar na mão e perder vendas ou sair no prejuízo com mercadoria parada, monte um bom planejamento para o seu estoque. Conte com a ajuda de aplicativos de gestão de vendas. Muitos deles incluem opções para acompanhar as entradas e saídas de produtos – o chamado giro de estoque.

Também é importante e obrigatório manter as guloseimas bem armazenadas de acordo com as regras da Anvisa. Ainda que a maioria dela esteja em embalagens e não sejam perecíveis, não é possível deixá-las em ambientes muito úmidos ou sem limpeza. 

  • Selecione os equipamentos necessários

Parte das despesas iniciais na hora de descobrir como montar uma bomboniere é voltada à estrutura da loja. Para começar, são essenciais as prateleiras para expor as diversas guloseimas, além de um espaço para o caixa. Prefira as chamadas gôndolas modulares, que podem ser reorganizadas de acordo com o tamanho do local e outras necessidades. 

Você também deve precisar de suportes, embalagens para viagens, materiais de escritório para o setor de administração do negócio, cadeira para o espaço do caixa, geladeiras caso escolha vender produtos frescos e algumas placas de sinalização, como aquelas que dizem quais são os meios de pagamento aceitos na sua loja!

  • Contrate bons funcionários

Não existe uma regra sobre o número de funcionários que uma bomboniere precisa ter e essa decisão também vai depender muito do tamanho do espaço onde a loja está instalada. Até mesmo apenas uma pessoa no caixa pode dar conta do trabalho, embora em alguns períodos de maior movimentação mais funcionários possam ajudar a atender os clientes que precisarem de ajuda. 

Independentemente do número de trabalhadores que você contratar para trabalhar na loja de doces, é importante saber quais são as habilidades desta pessoa. Evite escolher apenas com base em algum nível de proximidade. Além disso, como o funcionário lidará diretamente com os clientes, fique certo de que ele esteja alinhado aos valores da sua empresa!

  • Divulgue o seu negócio

Embora a maioria dos clientes que compram guloseimas em uma lojinha de doces seja de pedestres ou pessoas que estão próximas ao endereço, fazer uma boa divulgação do negócio também é uma das maneiras de conquistar mais consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Ter um negócio com ponto fixo te permite explorar muito mais as opções de propagandas offlines, como os panfletos e as placas. Coloque em destaque as promoções para que as pessoas que passarem em frente ao local possam ver e aproveitar os preços mais baixos.

Além disso, movimentar perfis em algumas redes sociais também não precisa ser uma ideia descartada. É claro que é preciso equilibrar o esforço com os resultados atingidos – levando em consideração a maioria do público ser de pedestres e que o tempo do pequeno empreendedor vale ouro – mas a internet tem inúmeras possibilidades de atuação e também pode ser uma boa ferramenta para quem está descobrindo como uma montar uma bomboniere. 

Ao escolher uma ou mais redes sociais para cadastrar um perfil da sua empresa, fique atento à qualidade das publicações, sempre responda qualquer interação dos seus seguidores e não fique muito tempo sem postar: os algoritmos dessas plataformas consideram a frequência das atividades de uma página na hora de decidir para quem mostrar o conteúdo. 

Vai tirar do papel a ideia de abrir a sua própria bomboniere? Conte para nós a sua história!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.