Como melhorar sua imagem pessoal e profissional

LEITURA DE 5 MIN

Cuidar da sua imagem é essencial para garantir uma boa impressão. É um dos itens mais importantes do marketing pessoal e te ajuda a vender mais, conquistar parcerias e criar sua marca.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, cuidar da imagem não é apenas questão de se “vestir bem” — até porque isso é muito relativo.

Para você passar a imagem que quer, precisa analisar o que se espera de você enquanto profissional, o que deseja comunicar com seu negócio e o que, de fato, combina contigo.

“Não é à toa que dizem que é a primeira impressão que fica”, diz Barbara Aires, consultora de imagem. Aires trabalha recomendando para as pessoas como encontrar a melhor imagem para si. É uma empreendedora completa: estudou moda, vende joias (trabalhou com gemologia) e dá consultorias visuais.

“Imagem é percepção, é comunicação não verbal. Ao olharmos uma pessoa, instintivamente, começamos a analisar personalidade, nível de sucesso, ocupação e credibilidade”, comenta a especialista.

“Em 30 segundos, já temos uma opinião formada sobre a pessoa. E metade dessa percepção está no visual, incluindo cabelo, maquiagem e acessórios”, diz.

Essa primeira impressão vai guiar a nossa relação com a pessoa — seja em uma relação pessoal ou na hora de fazer a venda. Uma imagem adequada e coerente é fundamental para o sucesso do seu negócio e realização pessoal.

E qual impressão você está passando com sua imagem?

Como cuidar da sua imagem pessoal e profissional

O primeiro passo é saber que não existe uma fórmula pronta. Você precisa avaliar qual o nível de formalidade que sua área pede. O criador do Facebook, por exemplo, está sempre de calça jeans e camiseta. Se você é um mecânico, obviamente não deve usar terno (e nem por isso precisa estar de qualquer jeito).

No ambiente profissional é preciso identificar o grau de formalidade da sua área e entender o perfil do seu cliente. Pode ser melhor optar por cortes retos, sem marcar a silhueta e cores mais sóbrias e escuras como preto, azul marinho e cinza. Se você for um contador, por exemplo, isso ajudará a passar mais credibilidade.

Para áreas que lidam com a beleza, você pode optar por visuais em apenas uma cor, preto e branco ou cores vibrantes como amarelo, azul e rosa.

Como seu comportamento molda sua imagem

Também é necessário lembrar que imagem não é tudo. Nessa conta entram comportamento, postura e segurança ao falar.

Independente da sua área, Bárbara dá dicas pontuais, que vão bem além de roupas:

1) Esteja com aparência saudável;

2) Não esqueça de deixar cabelo, barba e unha em dia;

3) Trabalhe sua autoestima e confiança;

4) Educação e gentileza nunca saem de moda;

5) Quanto mais formal sua área, mais formal deverá se vestir;

6) Ao cumprimentar seu cliente, dê um aperto de mão firme e sorria;

7) Ao trocar cartões, olhe com atenção o do seu cliente;

8) Tente sempre chegar com dez minutos de antecedência;

9) Mantenha a postura ereta e fale pausadamente, com tom de voz firme.

Kaluan Bernardo

Jornalista e entusiasta do empreendedorismo. Orgulhoso participante do time da SumUp, que ajuda o pequeno a crescer.