Como escolher o nome do salão de beleza

LEITURA DE 12 MIN

Pensar em nomes para salão de beleza é uma das etapas mais divertidas de abrir o próprio negócio. Ser original, no entanto, é um desafio. Felizmente, há algumas dicas que você pode seguir para fazer a melhor escolha e passar a mensagem que deseja aos clientes.

Primeiro, lembre-se que a escolha do nome é algo pessoal e não existem regras certinhas a seguir. No entanto, é importante pensar na mensagem que deseja comunicar. Quem serão os seus clientes? Todos conseguirão entender e pronunciar o nome? Já existe outro negócio similar com a mesma denominação?

Além do nome, você também criará a identidade visual e a comunicação do salão. Essas decisões serão fundamentais para o sucesso do seu negócio. Por isso, não tenha pressa e separe um tempo útil para pensar em tudo. Se necessário, convide amigos ou familiares para dar sugestões e palpites. Crie uma lista com todas as ideias e pesquise bastante. No final do texto, te damos uma lista com 125 nomes para você se inspirar.

Nomes para salão de beleza: como definir?

O nome do salão de beleza pode ser definido por cinco elementos principais:

1 – Público-alvo

O nome do salão precisa conversar diretamente com a sua clientela. Deve transmitir, de forma simples, o que oferece. Se você trabalha com cortes e tratamentos capilares apenas para cabelos cacheados, procure passar essa ideia no título. Será muito mais fácil chegar até o público pretendido e criar uma identificação.

2 – Estilo do salão

O estilo do salão também pode te ajudar a definir o nome. Um salão com decoração retrô, por exemplo, pode levar um título que passe a ideia. Se você se inspirou no cinema clássico americano para decorar, aproveite o tema. O seu objetivo é que os clientes relaxem enquanto recebem os tratamentos? Procure por um nome que comunique isso.

3 – Localização

É bastante comum nomear um estabelecimento com o nome do bairro ou região onde está localizado. Se o seu salão fica em uma rua ou avenida famosa, por exemplo, aproveite como inspiração para criar o nome.

4 – Serviços prestados

Os salões de nicho, que oferecem serviços específicos, podem deixar isso explícito no nome. As esmalterias, por exemplo, escolhem nomes que lembram o cuidado com as unhas. O mesmo vale para barbearias, estabelecimentos que trabalham com design de sobrancelhas ou apenas com tratamentos capilares para fios danificados.

5 – Nome do proprietário

Também é comum nomear o salão de beleza com o próprio nome ou sobrenome do proprietário. Abreviar é uma possibilidade. Por exemplo, você se chama Ana Souza Lima. O seu estabelecimento pode se chamar ASL Salão ou algo similar, como ASL Esmalteria ou ASL tratamentos estéticos.

Pronúncia, personalidade e registro: no que prestar atenção para escolher o nome do salão de beleza

Antes de bater o martelo, tenha certeza de que sua escolha é facilmente pronunciável, compreensível e legível. Escolher um nome complicado e de difícil pronúncia dificultará a divulgação do estabelecimento. Se optar por outros idiomas, como inglês, italiano ou francês, prefira palavras simples e conhecidas. Para facilitar a comunicação, também evite nomes muito longos.

Por mais que existam milhares de nomes de salões de beleza já utilizados no Brasil, tente ser minimamente original e imprimir personalidade na sua escolha. Pense que o nome será a marca do seu negócio. Portanto, deve ser forte o suficiente para ser lembrado pelos clientes.

Por fim, antes de registrar o nome do salão de beleza, consulte o registro de marcas e patentes para entender se está disponível ou se já foi registrado por outro empreendedor. Para tanto, você deve consultar o INPI.

Também consulte o site de registros de domínios da internet. O domínio é o endereço que precisamos digitar no navegador para entrar em um site. Por exemplo, no caso do ASL Salão, seria preciso digitar: www.aslsalao.com.br.

Se o domínio já tiver sido registrado, você precisará criar um domínio alternativo ou pensar em outros nomes de salão de beleza.

A identidade do seu salão de beleza

O nome é apenas um dos elementos que dá identidade para o seu salão de beleza. Junto dele, crie um slogan, ou seja, uma frase curta que complete o sentido. Ele deve comunicar, em poucas palavras, as informações mais relevantes para o cliente. Por exemplo, a proprietária do ASL Salão poderia formular:

ASL Salão
Seus fios cacheados merecem cuidados redobrados

ou

ASL Salão
Tratamentos de qualidade para cabelos danificados por preços justos e acessíveis

Além do slogan, defina a marca ou logo do seu salão. Também escolha as cores que serão utilizadas no site, redes sociais, panfletos e no próprio espaço físico. Para isso, você deverá contratar o serviço de um designer ou publicitário. Se o orçamento estiver curto, sugira permutas, ou seja, troca de serviços — desde que o combinado seja justo para ambos. Não deixe, no entanto, de criar uma identidade bem amarrada para o seu estabelecimento. Por meio dela, os clientes certos chegarão até o seu negócio.

Como Escolher o nome do Salão de Beleza

Sugestões de nomes de salão de beleza

Ainda sem ideias? Então veja nossa super lista com 125 sugestões diferentes. Elas são uma combinação de outra sugestões que encontramos por aí. Portanto, use-as apenas para se inspirar, não para simplesmente copiar. Tenha novas ideias:

  1. 2beauty
  2. Academia dos cabelos
  3. Acqua Hair
  4. Afrodite
  5. Bazar da Beleza
  6. Beauty Company
  7. Beauty Style
  8. Beaux cheveux
  9. Bela & Bonita
  10. Beleza da hora
  11. Beleza natural
  12. Beleza&Companhia
  13. Belezas do brasil
  14. Belíssima
  15. Belíssima Flor
  16. BellaDonna
  17. BelloHair
  18. Bétis Hair
  19. Bonita sempre
  20. Brilho de crystal
  21. Brilho de mulher
  22. Brosse et brushing
  23. Com
  24. Cabelos ao vento
  25. Cabelos e cia
  26. Capricho
  27. Chic’s estilos
  28. Chic & Bela
  29. Chiquérrima
  30. Companhia da beleza
  31. Coupe sexy
  32. Cuts N’Curls
  33. Delicatex Hair
  34. Design & Stilo Max
  35. Dijon Beauty Center
  36. Diva’s Charms
  37. Encanto
  38. Espaço Beleza
  39. Espaço da beleza
  40. Espaço Mulher
  41. Espaço vip
  42. Espelho Espelho Meu
  43. Espelho Meu
  44. Essência
  45. Estilo Free Cabeleireiros
  46. Fast Beauty
  47. Flor da Pele Centro de Beleza
  48. Formas & Fios
  49. Formosa
  50. Guia da Beleza
  51. Guia da Maravilha
  52. Hair Beauty
  53. Hair Design
  54. Hair fashion
  55. Hair Stars Studio
  56. Hair Style
  57. Honey coiffeur
  58. Instituto de Beleza
  59. Instituto de Beleza Capricho News
  60. Instituto de Beleza Espelho Espelho Meu
  61. Instituto de Beleza Formas & Fios Angelicais
  62. Instituto de Beleza Xique-Xique
  63. Kontrastes
  64. La belle
  65. Linda de Viver
  66. Linda Miss
  67. Lolita
  68. Look fashion
  69. Mademoiselle
  70. Magic hairstilist
  71. Mara
  72. Maravilhosas
  73. Maria vai com as outras
  74. Maxi Hair
  75. NOME’s Coiffeur
  76. NOME’s Saloon
  77. NOME’s Beauty Center
  78. Nova Beleza
  79. Nova Imagem Cabeleireiros
  80. Novo Stilo
  81. Oficina da beleza
  82. Oficina do cabelo
  83. Perfil Estética capilar
  84. Poderosa
  85. Puro Charme
  86. Rainha da beleza
  87. Rainha do charme
  88. Rara
  89. Renascer
  90. O.S Hair
  91. Salão Absoluta
  92. Salão Beauty Ville
  93. Salão Beleza Natural
  94. Salão Belíssima
  95. Salão Brothers
  96. Salão Cia da Beleza
  97. Salão corte & Penteados
  98. Salão Ele & Ela (para salões unissex)
  99. Salão Espaço Feminino
  100. Salão Fique Bela
  101. Salão Linda Mulher
  102. Salão Tesoura de Ouro
  103. Salone
  104. Satisfaction
  105. Sempre Bela
  106. Sempre Linda
  107. Sempre mara
  108. Seu brilho
  109. Studio & Estética hair
  110. Studio de Beleza
  111. Studio de Beleza Fashion
  112. Studio Mara
  113. Studio Oficina da Beleza
  114. Stylu’s hair
  115. Sua Beleza
  116. Tesoura Mágica
  117. Tesouras da Beleza
  118. Tô Chic
  119. Toda bonita
  120. Tok’s de Beleza
  121. Top salão da beleza
  122. Tutti Belli
  123. Vaidosa
  124. Wonder Hair
  125. Wonder Woman

ASSUNTOS

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.