Por que é importante separar o seu dinheiro do dinheiro do seu negócio?

Descubra 4 motivos para não juntar os valores do seu trabalho com as finanças pessoais
LEITURA DE 4 MIN

 

Mesmo que o seu negócio vá de vento em popa, é preciso tomar o cuidado para não ser pego de surpresa por falta de controle do dinheiro que entra e sai, principalmente se você não separa os valores das vendas dos valores do seu dinheiro pessoal.

Pra começar, siga os 3 passos principais:

  • Abra contas bancárias diferentes.
  • Determine um valor para o seu próprio pagamento mensal (seu salário).
  • Não pegue dinheiro da sua empresa para pagar dívidas pessoais, e nem o contrário

Veja 4 grandes erros de quem não separa o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa:

        1. Você pode tirar mais dinheiro do que o seu caixa aguenta

Se você juntar os valores das vendas ou serviços prestados com o seu dinheiro pessoal, pode acabar achando que tem mais dinheiro do que realmente tem. Com isso, corre o risco de usar o lucro da empresa para pagar contas da casa, por exemplo, e ficar sem dinheiro para seguir com o negócio.

       2. Pode parecer que não “sobra nada” do seu negócio para você
Quando o dinheiro da empresa não está separado do seu dinheiro pessoal, é possível que em algum momento você pense que não está ganhando nada com o seu trabalho. Por isso, é importante estabelecer logo de início qual vai ser o seu pró-labore, que é como se fosse um “salário” para quem é dono de um negócio.

       3. Não sabe se a sua empresa está dando lucro

Como ter certeza de que o seu trabalho está sendo rentável sem organizar o dinheiro que entra e sai do caixa? Da mesma forma que você pode achar que não tem um retorno pra gastar no seu dia a dia, a confusão nos dinheiros também pode te deixar sem saber se o negócio está dando um retorno positivo financeiramente. 

      4. Você pode ser pego de surpresa em emergências

Quando algum imprevisto acontece, não tem nada pior do que checar a conta bancária e descobrir que ela está com bem menos dinheiro do que você pensava. Isso pode acontecer quando seus valores pessoais ficam misturados com os recebidos pelo seu trabalho. Sem a divisão, você corre o risco de não conseguir passar por emergências e colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.

Fique de olho no blog, na próxima semana o Dono do Negócio vai falar sobre como gerenciar seus custos e despesas!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.