Como aumentar suas vendas na Copa do Mundo

LEITURA DE 7 MIN

Copa do Mundo pode representar uma grande oportunidade ou um grande prejuízo para seu negócio. Mas, com planejamento certo, você pode bombar em vendas na Copa do Mundo.

Antes do início da Copa do Mundo, todo o comércio se programa para o evento. Vendedores de eletrônicos, alimentos, bebidas e dos famosos adereços verde e amarelo são os que mais faturam nessa época. Quem vende uniformes da seleção e roupas também deve se preparar, pois mais gente estará procurando por peças  nas cores do Brasil. Veja aqui o que vender na Copa do mundo.

Mas como se preparar para as vendas na Copa do Mundo? Veja as dicas abaixo:

Dicas para bombar em vendas na Copa do Mundo

1 – Faça um planejamento específico

Para estar preparado para o aumento das vendas na Copa do Mundo, é preciso planejar as ações que irá fazer nesse período. Por exemplo, quais novos produtos entrarão em estoque? Você poderá fazer pedidos específicos aos seus fornecedores, como roupas, máscaras e perucas nas cores do Brasil, ou até mesmo brindes que planeja oferecer.

Faça uma lista de tudo o que precisa ser resolvido com antecedência. Além do estoque, você deverá planejar as promoções, a publicidade e até pensar em contratar funcionários extras. Assim, estará pronto para comunicar os clientes sobre o que está disponível e lidar com o aumento da demanda.

2 – Decore para destacar o evento

Decorar seu estabelecimento com as cores do Brasil é um aviso de que está vendendo produtos relacionado à Copa do Mundo. Mesmo que os itens não tenham relação direta, decorar de verde e amarelo deixa a loja mais festiva, alegre e atrai os clientes que estão no clima do evento.

Se o seu estabelecimento vende produtos relacionados à Copa, coloque cartazes, banners e anúncios. O mesmo vale para as redes sociais, site ou loja virtual da sua empresa, se houver. Anuncie em todos os canais possíveis.

3 – Avise os clientes

O boca a boca sempre é eficiente na hora de anunciar novidades. Diga aos clientes que visitarem a sua loja que você estará vendendo tais produtos para a Copa do Mundo. Outra forma de fazer isso é pelo WhatsApp ou e-mail: mande mensagens para todos os contatos contanto as promoções que irá fazer e o que estará disponível para venda.

4 – Crie promoções e descontos criativos

A Copa do Mundo é um momento de alegria e descontração. Por isso, use a criatividade para participar do espírito de festa. Você pode prometer descontos em certos itens caso o Brasil ganhe os jogos ou, quem sabe, a competição. Outra ideia é fazer bolões. Quem acertar mais resultados têm direito a um produto de graça, por exemplo.

Aqui é só necessário tomar muito cuidado com os direitos autorais. Comunicações que remetem  diretamente à marca da Copa do Mundo ou a marcas licenciadas pela Fifa podem ser notificadas ou até mesmo render multas.

5 – Aproveite para fidelizar o cliente

Você sabe o que é fidelização de clientes? É o trabalho feito pela empresa para conservá-los, garantindo que voltarão com frequência ao estabelecimento. A Copa do Mundo é boa oportunidade para isso. Prepare-se bem para receber bem os novos consumidores, tratá-los com atenção e vender bons produtos. Portanto, nada de aproveitar a oportunidade para cobrar mais caro. Os lucros que terá podem não compensar a clientela fiel que teria criado caso praticasse preços justos e amigáveis.

6 – Invista na variedade de produtos

Boa forma de atrair mais clientes é ampliar o estoque e oferecer produtos variados. Portanto, não se apegue apenas aos itens com as cores do Brasil. Ofereça de outras cores, remetendo às demais seleções também.

7 – Prepare a sua equipe

Oferecer produtos de qualidade, com bastante variedade e investir na divulgação são essenciais para as vendas na Copa do Mundo. Mas o bom atendimento é o principal passo para garantir os lucros e fidelizar os clientes. Para isso, seus funcionários devem estar preparados para lidar com o movimento e atender os consumidores.

Faça um pequeno treinamento explicando que a demanda deverá aumentar e, se necessário, crie estratégias para organizar as vendas. Você pode organizar o atendimento por senhas ou reservar setores da loja só para os produtos da Copa do Mundo. Os vendedores devem ser ágeis, pacientes e organizados, além de conhecer bem os novos produtos que serão vendidos. Manter o estoque sempre bem organizado é outra forma de evitar a bagunça nesse período.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.