Como guardar dinheiro ganhando pouco: 10 dicas para economizar

Saiba como poupar dinheiro conhecendo todos os seus ganhos e evitando gastos desnecessários!
11 de fevereiro de 2020LEITURA DE 13 MIN

Conseguir guardar dinheiro é o desejo de muitas pessoas. Mas nem sempre é possível abrir uma poupança e deixar de usar parte do salário ganhando pouco todo mês. Mesmo difícil, porém, economizar pode não ser uma missão impossível ainda que esta seja a sua realidade.

Educação financeira não é uma matéria acessível para muitos brasileiros, por isso o hábito de monitorar cada gasto não é comum no país. Mas este é o exemplo de uma atitude simples que pode trazer economia no final do mês. Com essa e outras estratégias, a realidade de aprender como guardar dinheiro ganhando pouco fica mais próxima.

Ter uma reserva é importante não apenas para conseguir realizar sonhos, como também para não passar aperto em momentos de emergência. E embora muitos métodos para manter uma poupança falem em porcentagens exatas ideais que devemos guardar, começar com a quantia que for possível já é um primeiro passo importante!

Se você tem dívidas, a sua prioridade deve ser quitar o que está devendo antes de começar a guardar dinheiro. Para sair do vermelho, porém, alguns passos para entender os seus gastos também são importantes. Coloque tudo na ponta do lápis e cuide bem de cada centavo!

Quer saber como economizar dinheiro ganhando pouco e começar a poupar? Confira as 10 dicas que o Dono do Negócio separou para você:

  • 1. Saiba quanto ganha

O primeiro passo para saber como guardar dinheiro ganhando pouco é ter o conhecimento exato do total que você ganha por mês. Com descontos, empréstimos e taxas bancárias é fácil perder alguns reais do salário sem se dar conta. E, sem saber quanto de dinheiro está entrando, fica difícil definir limites de gastos.

Se você é um funcionário com carteira assinada ou tem um pró-labore bem definido no seu negócio próprio fica mais fácil de conseguir essa informação. Trabalhadores autônomos e freelancer dependem da quantidade de vendas ou serviços prestados para chegarem aos ganhos mensais. Neste caso, vale fixar o mínimo de dinheiro que entra e planejar os gastos em cima desse valor. 

  • 2. Não gaste mais do que recebe

Parece óbvio, mas esse não é um passo simples de seguir. Com as facilidades de obter crédito não é raro que uma pessoa gaste em um mês mais do que ela vai receber com o seu trabalho – muitas vezes com as opções de parcelamentos de compras.

Depois de identificar quanto de dinheiro você tem um mês, é hora, então, de dividir esse valor entre despesas fixas, pagamento de dívidas, contas mensais e todas as obrigações financeiras que você tiver. Como uma boa estratégia para guardar dinheiro, comece a pensar que a quantia que irá para a poupança também é um compromisso que deve ser cumprido. 

  • 3. Tenha uma meta

Como falamos, não é preciso desejar uma coisa específica para começar a guardar dinheiro. Mas com uma meta para ser alcançada pode surgir uma disposição maior para tentar economizar e abrir uma poupança. 

Se você tiver um grande objetivo, estude os caminhos para chegar até ele: quanto você precisará guardar por mês? Quanto tempo será necessário para atingi-lo? Para manter o foco com organização, escolha uma meta motivadora!

Caso não tenha um objetivo final que te motive a aprender como economizar dinheiro ganhando pouco, pense que essa economia poderá chegar a um montante que poderá ser investido no futuro para que renda ainda mais. 

  • 4. Registre seus gastos (todos eles)

Essa é uma dica indispensável para quem quer saber como aprender a guardar dinheiro. Acompanhar cada um dos gastos – de um chiclete na padaria ao jantar especial de uma comemoração ou uma compra parcelada de um produto mais caro – vai possibilitar que você comece a identificar possíveis excessos ou gastos desnecessários.

Crie uma planilha no seu computador, anote em um caderninho, use um aplicativo de notas no seu celular ou até mesmo um app de controle financeiro. Hoje não existem desculpas para deixar de acompanhar os gastos e aprender como economizar dinheiro no dia a dia. Não menospreze pequenas despesas, porque mês a mês elas podem se tornar uma grande quantia de dinheiro que poderia ter sido poupada. 

  • 5. Evite os juros

Pagar as contas em dia e não optar por uma forma de pagamento que inclua juros nas prestações são duas formas de evitar gastos desnecessários. Mesmo que pouco – muitas vezes centavos – quando somamos os juros que pagamos por pagar uma conta de luz com alguns dias de atraso, por exemplo, temos uma quantia que poderia ser economizada. Faça o máximo para pagar todas as contas em dia e aproveitar possíveis descontos para pagamentos adiantados. 

  • 6. Identifique gastos desnecessários

Você já sabe quanto ganha por mês, quais são seus gastos fixos e começou a acompanhar todas as pequenas ou grandes despesas? É hora de analisar para onde está indo o seu dinheiro.

É claro que ganhando pouco, muitas vezes, todo o salário do mês vai para pagar contas – e elas devem mesmo ser prioridades. Mas com uma boa olhada nos gastos, talvez seja possível mudar algum hábito capaz de fazer com que você consiga guardar um dinheirinho.

Que tal começar a levar marmita para o trabalho alguns dias na semana para economizar no restaurante? Ou quem sabe trocar aquele cafezinho na padaria por acordar 15 minutos mais cedo e conseguir tomar café em casa? Parecem detalhes, mas até mesmo os poucos reais que gastamos sem pensar podem nos ajudar a economizar.

  • 7. Saiba exatamente o que precisa quando for às compras

Gastar dinheiro é mais fácil do que ganhar, não é mesmo? Às vezes uma passadinha no supermercado ou no shopping pode trazer gastos muito acima do esperado. Por isso, evite sair de casa para comprar algo sem estar exatamente certo do que precisa.

Comprar comida com fome, por exemplo, é uma grande armadilha. Mas o mesmo vale para outros tipos de produtos, como roupas. Dê uma olhada no seu guarda-roupa, identifique as peças que você usa e quais itens está precisando antes de ir às compras.

Ainda falando em comprar, você sabia que pode ganhar algum dinheiro com peças que não usa mais? Essa é uma boa estratégia para conseguir comprar algo novo sem sair do orçamento. Sites como o Enjoei, o Mercado Livre e a OLX permitem a venda de objetos usados para quem quer ganhar dinheiro com o que não usa mais!

  • 8. Economize, mas não abra mão de todo lazer

Viver apenas para pagar dívidas e guardar dinheiro pode não ser muito divertido. É importante, sim, conseguir aproveitar momentos de lazer. Procure por atividades gratuitas na sua cidade ou saiba quais são os dias com entradas mais baratas em cinemas e museus, por exemplo!

Se puder, reserve uma parte do seu salário para o lazer, mesmo que não seja muito. Essa atitude pode evitar que em um momento de muito cansaço ou esgotamento diante da rotina você gaste por impulso com algo que realmente não precisa. 

  • 9. Tem dívidas? Renegocie!

Sabemos que sair do vermelho pode ser muito difícil. Mas, antes de começar a juntar dinheiro, conseguir quitar o que deve é uma prioridade. Afinal, as dívidas podem sempre trazer mais juros e, com muita facilidade, viram uma bola de neve na vida financeira das pessoas. 

O primeiro passo para acabar com os débitos é saber exatamente qual o valor da dívida no momento atual. Depois, entre em contato com a instituição ou credor e renegocie. Muitas empresas oferecem boas condições para pagamento. É muito importante manter o que foi acordado, por isso, não se comprometa com uma negociação que vai além do que você pode pagar mensalmente. 

  • 10. Comece!

Esperar para guardar dinheiro pode apenas fazer você nunca começar a poupar. Mesmo que não seja possível colocar na poupança uma grande porcentagem dos seus ganhos, comece com pouco – R$ 50,00 ou com o que puder. Isso será um incentivo para você começar a poupar cada vez mais quando o salário permitir! Ah, e a longo prazo você será grato por ter começado em algum momento!

Já sabe o que precisa fazer para conseguir economizar no seus gastos do dia a dia? Deixe o seu comentário! 

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.