11 filmes e séries para assistir durante a quarentena

Ficção, documentário, série, comédia, drama: confira a lista de filmes de empreendedorismo para se inspirar
9 de abril de 2020LEITURA DE 14 MIN

Durante a pandemia do novo coronavírus, muitos governos municipais e estaduais, assim como o Ministério da Saúde, determinaram que, para diminuir a disseminação da doença, é importante que quem puder fique em casa. Se você está de quarentena, aproveite para unir lazer e inspiração para o seu negócio com filmes de empreendedorismo. 

O Dono do Negócio separou novas produções, como a minissérie A Vida e a História de Madam C.J, Walker que acabou de chegar na Netflix, e clássicos imbatíveis, como o emocionante A Procura da Felicidade, entre os filmes que todo empreendedor deve assistir. Confira a lista e boa sessão:

A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Nesta minissérie de quatro capítulos baseada em fatos reais, a atriz Octavia Spencer dá vida à Madam C.J. Walker, primeira mulher a se tornar milionária nos Estados Unidos com sua marca de cosméticos para pessoas negras. A filha de escravos Sarah Breedlove (nome de batismo) ganhava a vida lavando roupas antes de descobrir a vocação para vendas. 

Por que assistir? Foi preciso muito persistência para tirar a ideia de negócio do papel e enfrentar um mundo muito mais racista e machista do que o atual. Além de toda superação, Madam C.J. Walker é uma inspiração por sua visão de negócios, ao vender soluções para problemas que ela mesmo enfrentou com a falta de produtos de beleza para mulheres negras.

Onde encontrar: Netflix

Gênero: Drama

Ano de lançamento: 2020

O código Bill Gates

Na minissérie documental de três capítulos, o cofundador da Microsoft fala sobre passagens da sua infância, carreira, ações atuais e futuro. A produção explora a mente de Gates sobre as informações mais triviais, como o que ele come no café da manhã, até suas maiores ambições na tentativa de melhorar a vida das pessoas. 

Por que assistir? A obra não está focada apenas na carreira de Bill Gates, e não é em nada parecido como uma biografia. Por isso, o que você vai encontrar é a forma como um dos empresários mais ricos do mundo pensa e atua, com pitadas sobre o passado e sobre o momento atual de sua vida, em que se dedica à filantropia, com a Fundação Bill & Melinda Gates. 

Onde encontrar: Netflix

Gênero: Documentário

Ano de lançamento: 2019

Gentefied

Uma das mais recentes comédias da Netflix conta a história de três primos que tentam salvar o restaurante de tacos do avô em meio à gentrificação do bairro que vivem em Los Angeles, nos Estados Unidos. Entre um drama familiar e outro, a turma inventa estratégias para manter o estabelecimento aberto, apostando em novas receitas, decorações e na aproximação dos clientes.

Por que assistir? A comédia pode ser uma mistura de lazer com boas pitadas de inspiração sobre inovação nos negócios. Para manter as portas abertas em meio às adversidades é preciso ser criativo. E esse é um dos pontos positivos da família Morales.

Onde encontrar: Netflix

Gênero: Comédia

Ano de lançamento: 2020

A procura da felicidade

Inspirado na história real do empresário Chris Gardner, o filme tem como protagonista o ator Will Smith em um de seus papéis mais memoráveis. A obra acompanha Gardner desempregado, sem teto e com um filho para criar, na luta por um emprego.

Por que assistir? Quando pensamos em filmes de motivação, é certeiro que A Procura da Felicidade entra na lista. Quando pensamos em filmes que todo empreendedor deve assistir, também não dá outra. Esse é um clássico e, caso você ainda tenha visto, não perca tempo – e prepare o lenço de papel.

Onde encontrar: Netflix, Google Play e Youtube

Gênero: Drama biográfico

Ano de lançamento: 2006

Um Senhor Estagiário

Robert De Niro interpreta Ben, um viúvo de 70 anos que, na tentativa de voltar ao mercado de trabalho, consegue um estágio em um site moda. Cheio de carisma, ele logo faz amizade com seus colegas mais novos, incluindo a chefe, criadora e CEO do portal, interpretada por Anne Hathaway.

Por que assistir? Além de proporcionar um bom momento de entretenimento, a comédia (que agora está acessível também na Netflix) tem bons pontos de inspiração para quem quer ser líder de uma empresa e para quem, assim como Ben, precisa confiar na própria capacidade e correr em busca de novos desafios. 

Onde encontrar: Netflix, Google Play e Youtube

Gênero: Comédia

Ano de lançamento: 2015

Lionheart

Adaeze é filha de um empresário do setor de transportes e se depara com o desafio de administrar a companhia quando seu pai adoece. O filme nigeriano mostra não apenas as dificuldades de cuidar de um negócio, como o agravante de atuar em um setor com muito mais homens do que mulheres.

Por que assistir? Ao longo da trama, Adaeze prova que é uma empresária capaz de lidar com com situações difíceis e levar lucro para o negócio do pai. Enfrenta questões relacionadas à gestão financeira da empresa, além de ter de aprender a competir com uma concorrência não muito justa. 

Onde encontrar: Netflix

Gênero: Drama

Ano de lançamento: 2018

Invictus

O filme conta como Nelson Mandela (Morgan Freeman) se uniu com o líder da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (Matt Damon), na tentativa de unir o país. Naquele momento, depois do fim do apartheid, a nação ainda permanecia dividida racial e economicamente. 

Por que assistir? O trabalho em equipe pode ser uma grande inspiração neste filme. O recém-eleito presidente acreditou na possibilidade de unir os sul-africanos por meio do esporte, e apoiou com todas as forças um time que até então era desacreditado. 

Onde encontrar: Google Play e Youtube

Gênero: Drama biográfico esportivo

Ano de lançamento: 2009

Joy: o nome do sucesso

O filme, inspirado na história real de Joy Mangano, traz os maiores desafios enfrentados pela empreendedora no meio de uma família disfuncional. A protagonista, interpretada por Jennifer Lawrence, criou o hoje conhecido esfregão para limpeza de casa. 

Por que assistir? Abrir um negócio já não é uma das tarefas mais fáceis de enfrentar. Sem o apoio da família parece ainda mais difícil. Joy começa do zero e consegue contornar as dificuldades para construir seu império, acreditando no seu próprio produto. 

Onde encontrar: Google Play e Youtube

Gênero: Drama/Comédia dramática

Ano de lançamento: 2015

A grande aposta

Famoso nas listas de filmes de empreendedorismo, o longa é inspirado na história real de quatro grupos financeiros que concluíram que o mercado imobiliário americano iria quebrar, com consequências mundiais, antes de todo mundo. Eles decidiram, então, apostar contra os bancos para ganhar dinheiro com a explosão da bolha imobiliária – o que realmente aconteceu na crise econômica de 2008.

Por que assistir? Além de ser um filme premiado, com um elenco cheio de estrelas, a obra pode ser importante para quem quer saber mais sobre mercado financeiro e investimentos. Além disso, ainda que com muitas peculiaridades, não dá para esquecer o tema sobre senso de oportunidade explorado no filme.

Onde encontrar: Netflix, Google Play e Youtube

Gênero: Drama/Comédia dramática

Ano de lançamento: 2015

 Fome de Poder

A história da criação do Mcdonald’s não pode ser descolada da história do empresário Ray Kroc, que conheceu os irmãos McDonald quando foi vender máquinas de fazer milk-shake para o primeiro restaurante da família e transformou o negócio em um império. 

Por que assistir? Apesar da falta de ética e honestidade do protagonista em vários momentos, é possível tirar boas lições de empreendedorismo do filme, como os incansáveis testes da rápida linha de montagem dos sanduíches no primeiro fast-food do mundo.

Onde encontrar: Netflix, Google Play e Youtube

Gênero: Drama baseado na vida real

Ano de lançamento: 2016

Jiro Dreams of Sushi (O Sushi dos Sonhos de Jiro)

Imagine um restaurante com apenas 10 lugares ser tão extraordinário a ponto de cobrar 300 dólares por um prato. Essa é a história do negócio do chef de sushi Jiro Ono, de 85 anos, que é sucesso em Tóquio. 

Por que assistir? O documentário mostra a paixão que o chef japonês premiado tem pelo que faz, e como isso influencia na qualidade do negócio. Também trata das relações em negócios familiares. 

Onde encontrar: Netflix

Gênero: Documentário

Ano de lançamento: 2011

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.