23 podcasts para ouvir durante a quarentena

Confira a seleção de programas sobre assuntos como empreendedorismo, saúde e bem-estar, cultura e jornalismo
14 de abril de 2020LEITURA DE 14 MIN

Você sabe o que é um podcast? O tipo de programa que ganhou a audiência do público nos últimos anos é parecido com uma produção de rádio por ser gravado apenas em áudio. O que diferencia as duas mídias, porém, são as temáticas únicas e a possibilidade de ouvir um episódio de podcast onde e quando desejar. Por causa do novo coronavírus, os melhores podcasts de 2020 incluem os jornalísticos, com os quais é possível se manter informado em meio à pandemia.

Mas nem só de jornal vivem os programas. É possível encontrar conteúdo sobre os mais diversos assuntos: cinema, TV, cultura, saúde, bem-estar, empreendedorismo, história, humor, literatura, esportes, idiomas, tecnologia, finanças e até religião. Os podcasts ficam disponíveis nos chamados agregadores que podem ser acessados pelo computador ou em aplicativos no celular, como Google Podcast, Apple Podcasts, Spotify, Deezer e Castbox.

Quer começar a se aventurar pelo mundo do podcast nesta quarentena? Confira 23 programas selecionados pelo Dono do Negócio:

Podcast para se informar

1. Café da Manhã

Os jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores estão à frente de um dos podcasts do jornal Folha de S.Paulo, que vai ao ar de segunda a sexta, às 6h. O programa foca em um grande assunto do dia e também apresenta as principais notícias do momento sobre temas como política brasileira e internacional, economia e cotidiano. Os episódios têm duração média que varia entre 20 e 30 minutos.

2. O Assunto

O podcast do portal de notícias G1, da Rede Globo, vai ao ar de segunda a sexta, e é apresentado pela jornalista Renata Lo Prete. O programa trata diariamente de assuntos do momento, com entrevistas com especialistas e analistas do próprio canal na tentativa de se aprofundar sobre os assuntos cotidianos. 

3. Xadrez Verbal

Focado em política internacional, o podcast semanal com Matias Pinto e Filipe Figueiredo faz coberturas jornalísticas com análises, críticas e convidados para debates. Não dá para falar que os assuntos não são aprofundados, afinal, a duração dos episódios é maior do que a maioria dos podcasts e frequentemente passa de 3 horas de conteúdo.

Podcasts de finanças e empreendedorismo

1. G1 – Educação Financeira

O portal da Globo também tem um podcast sobre economia e organização e gestão de finanças pessoais. O programa ainda aborda dicas para pequenos empreendedores e para quem quer investir. Uma boa notícia para aqueles que gostam de conteúdos rápidos: cada episódio tem, em média, duração que varia entre 10 e 20 minutos.

2. PrimoCast

O podcast é do canal O Primo Rico, que nasceu originalmente no Youtube (onde tem mais de 3 milhões de inscritos), para falar sobre investimentos, educação financeira e gestão do dinheiro. O idealizador do projeto é o Thiago Nigro, que afirma ter conquistado a independência financeira aos 26 anos, depois de ter trabalhado por quase uma década no mercado de assessoria de investimentos. 

Podcasts de cultura, entretenimento e esportes

1. NerdCast

O podcast nasceu em 2006 como um dos desdobramentos do blog Jovem Nerd, comandado por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, e se consagrou líder de audiência sendo o primeiro programa brasileiro a chegar à marca histórica de 1 milhão de downloads. Os episódios ficam disponíveis às sextas e abordam temas relacionados à cultura, entretenimento, ciência e tecnologia. 

2. Mamilos

As publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis comandam o podcast semanal que discute temas atuais e diversificados em episódios com mais de 1 hora de duração. Os conteúdos já passaram por assuntos como empreendedorismo feminino, ativismo digital, agrotóxicos e privatização. A produção também tem séries temáticas, como a dedicada às mulheres na tecnologia. 

3. Dibradoras

O podcast, que também é site, faz a cobertura jornalística da atuação feminina no esporte. Semanalmente, as apresentadoras Angélica Souza, Renata Mendonça e Roberta Nina entrevistam atletas dos mais variados esportes e trazem reportagens sobre as mulheres dentro dos campos, quadras, piscinas e tatames. 

4. Escritores-Leitores

O podcast do Itaú Cultural traz nomes da literatura brasileira para falar sobre a relação deles com seus personagens, tanto do ponto de vista do próprio escritor como também do leitor. Já passaram pelo programa nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Conceição Evaristo, Milton Hatoum, Marçal Aquino e Ivana Arruda Leite. 

5. High Low

Quem se interessa por moda encontra informações sobre este universo no podcast comandado por Isabel Junqueira e Olivia Merquior desde 2018. São episódios semanais que já trataram de assuntos como moda e cinema, moda em tempos de guerra e moda e religião. 

6. Projeto Piloto

Moda, carreira, viagem, comportamento e maternidade são alguns dos assuntos abordados no podcast apresentado por Lu ferreira e Thais Farage. Já estão disponíveis episódios sobre mudança de carreira, medo de avião, autocuidado, divórcio e empreendedorismo. 

Podcasts para ouvir com as crianças

1. Coisa de criança

A primeira temporada deste podcast tem oito episódios feitos para crianças e adultos curiosos. São apresentados temas como “Por que chove?”, “Como surge o Arco-íris?” e “Por que o céu é azul?”. Não se preocupe no desafio de prender a atenção da criançada. Cada gravação tem menos de 10 minutos. 

2. Conta para Mim?

Esse podcast é dos mesmos produtores do Coisa de Criança, mas tem foco na contação de histórias. Também com episódios curtinhos, os programas são gravados por Fafá e Thiago e já contam com a leitura de livros como Até as princesas soltam pum, do autor Ilan Brenman e do ilustrador Ionit Zilberman, e O bicho mais poderoso do mundo, do escritor José Autor com ilustrações da Bruna Lubambo. 

Podcasts sobre saúde e bem-estar

1. DrauzioCast

O doutor Drauzio Varella tem um podcast onde trata de diversos assuntos de saúde em áudios curtinhos. Já estão disponíveis conteúdos sobre enxaqueca, alzheimer, pedra nos rins e vários episódios sobre o novo coronavírus.

2. Entrementes

Também feito pelo portal do doutor Drauzio Varella, este podcast é comandado pelo jornalista Luiz Fujita Jr., e tem como foco as questões psiquiátricas e a saúde mental. O episódio sobre ansiedade na quarentena foi um dos últimos publicados. Você também vai encontrar temas como mau humor, dislexia, burnout e bulimia nervosa.

3. Detetives da Saúde

O programa da revista Saúde vai ao ar toda quinta-feira de manhã, e tem como foco desmistificar questões e desfazer fake news que correm por aí sobre o tema da saúde. O podcast já abordou assuntos como saúde mental durante a pandemia de coronavírus, jejum intermitente para emagrecer, consumo de carne e síndrome de burnout.

4. O Tempo Virou

O podcast é mais um estreante em meio à pandemia de coronavírus. Apresentado pela comunicadora e consultora sustentável Giovanna Nader, o programa tem episódios novos todas as terça-feiras com a participação de convidados. Os temas são referentes às mudanças climáticas e a apresentação de práticas e linhas de pensamento que atualmente fazem a diferença para o planeta.

5. Autoconsciente

O programa é apresentado por Regina Giannetti, instrutora e praticante da cultura do mindfulness, e tem como foco a saúde e o bem-estar da mente e das emoções. Já abordou temas como ansiedade pós-moderna, mudança de hábitos, estresse, autoaceitação, fracasso e meditação.

6. Jornada da Calma

O podcast da revista Veja São Paulo é comandado pela jornalista Helena Galante, que entrevista convidados inspiradores sobre as tomadas de decisões capazes de fazer o dia a dia de todos mais leve. Ao longo dos episódios já foram entrevistados nomes como o ator Marcio Ballas, Diana Gabanyi, uma das fundadoras da The School of Life São Paulo, e a Monja Coen. 

7. Despertar Zen

A própria Monja Coen também tem um podcast. O programa disponibiliza as palestras da mestra do ZEN Budismo Brasileiro gravadas no templo Tenzui Zenji da comunidade ZEN do Brasil. 

Podcasts de comida e gastronomia

1. Pão Nosso

O autor do livro que leva o mesmo nome do podcast, Luiz Américo Camargo, começou esse programa por causa da pandemia do novo coronavírus. O conteúdo é direcionado àqueles que querem aprender a fazer o próprio pão. Estão disponíveis receitas e dicas sobre ingredientes e processos para todos que vão colocar a mão na massa. 

2. Prato Cheio

O podcast semanal do projeto jornalístico O Joio e o Trigo investiga o tema da alimentação e da nutrição no Brasil. O programa fala de comida sem tratar de receitas, ingredientes ou dietas da moda. O foco é no ato de comer como ato político e nas implicações sociais, econômicas e ambientais da produção de alimentos. 

3. A Hora do Cha

O “cha” do nome deste podcast não vem da bebida, mas das palavras Cultura e História da Alimentação. O programa é parte do grupo de pesquisa em cultura e história da alimentação do Instituto Federal de Brasília (IFB – Campus Riacho Fundo). Os episódios são quinzenais e além do conteúdo principal também dão dicas de livros e filmes sobre comida.  

Você tem o costume de ouvir podcasts? Conte para nós quais são os seus favoritos!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.