O Natal tá chegando, você já preparou seu negócio?

Separamos 4 dicas pra você vender muito neste fim de ano.
10 de dezembro de 2018LEITURA DE 6 MIN

O Natal é uma das datas mais esperadas do ano pra quem é dono de negócio. As pessoas compram mais produtos e até a demanda de serviços aumenta: uma massagem ou uma cesta de café da manhã podem ser ótimas opções de presente, por exemplo. Separamos 4 dicas para você preparar o seu negócio e vender muito até o dia 25 de dezembro!

Dicas para vender mais no Natal

1. Pense na decoração

Deixar o seu negócio no clima do Natal pode atrair a clientela que é fã da data. Mesmo sem gastar muito, é possível colocar pisca-piscas, por exemplo. Vermelho, verde, branco e dourado são as cores que mais combinam com a temática natalina. Se você tem uma loja, a vitrine é o primeiro lugar que o cliente terá contato: capriche na decoração sem esquecer de destacar os melhores produtos e os mais procurados na data.

2. Invista em produtos temáticos

Dependendo do tipo do seu negócio, dá para comprar produtos que têm edições sazonais. Um refrigerante que tenha feito um rótulo para a data comemorativa ou um sorvete que tenha mudado a embalagem especialmente para o final do ano podem ser atrativos.

Você também pode levar em conta os tipos de itens mais procurados nessa época em que as pessoas costumam dar presentes para familiares e amigos. Caso você tenha um negócio de comida ou quitutes caseiros, por exemplo, invista em embalagens bonitas, elas já vão surpreender quem ganhar o presente.

Nessa época do ano, também tem muita gente procurando presentes para a brincadeira de amigo secreto. Normalmente são produtos não tão caros e mais generalizados. Falando nisso, é importante calcular bem a quantidade de produtos natalinos que você vai comprar pra não deixar o estoque cheio de produtos com Papai Noel depois que o Natal passar.

3. Faça promoções

Uma boa oferta sempre vai ser motivo para atrair mais clientes. Dentro do que o seu negócio permite, pense em promoções. Nem sempre dá para simplesmente diminuir o preço de um produto, mas você pode escolher opções como dar um brinde quando o cliente fizer compras acima de um valor ou levar mais de uma unidade do mesmo item. Outra ideia é fazer um sorteio, no qual a pessoa que compra no seu negócio ou contrata o seu serviço pode participar automaticamente e concorrer a um prêmio. Não se esqueça de pensar e anunciar todas as regras das promoções.

4. Espírito Natalino

Capriche no papo com os clientes, tente entender pra quem é o presente e ajudá-los: um bom atendimento vai fazer a diferença e pode até fazê-los gastar mais e ser a porta de entrada para novos clientes. Se você tem funcionários, deixe claro para eles a importância dessa época para as finanças do seu negócio e, caso você contrate vendedores temporários, esteja certo de que os novos integrantes estão alinhados com o seu negócio.

Por último, não se esqueça que tão importante quanto conseguir vender mais no final do ano é planejar cada passo do seu negócio. Faça uma boa gestão financeira também para a época de festas, e aproveite os lucros no final sem dor de cabeça!

Fique de olho no blog. Essa semana, o Dono do Negócio vai contar tudo sobre promoções. Você sabe quando e como fazer boas ofertas?

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.