O Natal tá chegando, você já preparou seu negócio?

Separamos 4 dicas pra você vender muito neste fim de ano.
LEITURA DE 5 MIN

O Natal é uma das datas mais esperadas do ano pra quem é dono de negócio. As pessoas compram mais produtos e até a demanda de serviços aumenta: uma massagem ou uma cesta de café da manhã podem ser ótimas opções de presente, por exemplo. Separamos 4 dicas para você preparar o seu negócio e vender muito até o dia 25 de dezembro:

  1. Pense na decoração

Deixar o seu negócio no clima do Natal pode atrair a clientela que é fã da data. Mesmo sem gastar muito, é possível colocar pisca-piscas, por exemplo. Vermelho, verde, branco e dourado são as cores que mais combinam com a temática natalina. Se você tem uma loja, a vitrine é o primeiro lugar que o cliente terá contato: capriche na decoração sem esquecer de destacar os melhores produtos e os mais procurados na data.

      2.Invista em produtos temáticos

Dependendo do tipo do seu negócio, dá para comprar produtos que têm edições sazonais. Um refrigerante que tenha feito um rótulo para a data comemorativa ou um sorvete que tenha mudado a embalagem especialmente para o final do ano podem ser atrativos.

Você também pode levar em conta os tipos de itens mais procurados nessa época em que as pessoas costumam dar presentes para familiares e amigos. Caso você tenha um negócio de comida ou quitutes caseiros, por exemplo, invista em embalagens bonitas, elas já vão surpreender quem ganhar o presente.

Nessa época do ano, também tem muita gente procurando presentes para a brincadeira de amigo secreto. Normalmente são produtos não tão caros e mais generalizados. Falando nisso, é importante calcular bem a quantidade de produtos natalinos que você vai comprar pra não deixar o estoque cheio de produtos com Papai Noel depois que o Natal passar.

  1. Faça promoções

Uma boa oferta sempre vai ser motivo para atrair mais clientes. Dentro do que o seu negócio permite, pense em promoções. Nem sempre dá para simplesmente diminuir o preço de um produto, mas você pode escolher opções como dar um brinde quando o cliente fizer compras acima de um valor ou levar mais de uma unidade do mesmo item. Outra ideia é fazer um sorteio, no qual a pessoa que compra no seu negócio ou contrata o seu serviço pode participar automaticamente e concorrer a um prêmio. Não se esqueça de pensar e anunciar todas as regras das promoções.

  1. Espírito Natalino

Capriche no papo com os clientes, tente entender pra quem é o presente e ajudá-los: um bom atendimento vai fazer a diferença e pode até fazê-los gastar mais e ser a porta de entrada para novos clientes. Se você tem funcionários, deixe claro para eles a importância dessa época para as finanças do seu negócio e, caso você contrate vendedores temporários, esteja certo de que os novos integrantes estão alinhados com o seu negócio.

Por último, não se esqueça que tão importante quanto conseguir vender mais no final do ano é planejar cada passo do seu negócio. Faça uma boa gestão financeira também para a época de festas, e aproveite os lucros no final sem dor de cabeça!

Fique de olho no blog. Essa semana, o Dono do Negócio vai contar tudo sobre promoções. Você sabe quando e como fazer boas ofertas?

 

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.