5 coisas que você precisa saber antes de comprar uma máquina de cartão

Do vendedor de rua ao dono de loja, quem hoje só aceita dinheiro sempre perde vendas.
LEITURA DE 4 MIN

“Aceita cartão?”. Se você tem um negócio, com certeza já ouviu essa pergunta. Isso porque muitas pessoas já deixaram de andar com dinheiro na carteira. Ou seja, não dá mais pra negar a facilidade de pagar com cartões de crédito ou débito.

Como todas as etapas para o seu negócio dar certo, a decisão de qual maquininha usar também precisa ser feita com planejamento. Dá uma olhada nesses 5 pontos para escolher a melhor máquina de cartão pro seu negócio:

1. Fique de olho nas taxas
A cada venda que você faz, uma parte do valor vai para a empresa da maquininha. Essa taxa pode ir de 1% a até mais de 8%, se a compra for parcelada. É bom saber exatamente quais são taxas da maquininha e se não tem nenhum asterisco com letras miúdas no site dela, pra não ter surpresas depois.

2. Aluguel ou compra?
Você pode alugar uma maquininha de cartão, pagando um valor mensal por ela, ou comprar uma, o que normalmente pode ser feito em até 12 parcelas. Faça as contas e veja o que compensa mais pra você.

3. tá, mas quando o dinheiro entra na minha conta?
Você quer que o seu cliente tenha as melhores opções de pagamento, certo? Mas para o seu negócio continuar andando, o dinheiro não pode demorar muito pra cair na sua conta. Não deixe de levar em conta os prazos de recebimento da empresa da maquininha de cartão. A SumUp, por exemplo, faz o pagamento em até 1 dia útil, mesmo quando as vendas são parceladas.

4. ela cabe no meu bolso?
Dependendo do seu tipo de negócio, fica difícil carregar uma máquina muito grande ou ficar dependendo de uma tomada ou do wi-fi o dia todo. Felizmente, hoje existem as maquininhas menores e que funcionam conectadas com a internet do celular e enviam os recibos das vendas por e-mail ou SMS. Já as opções que não precisam do telefone têm um chip com conexão própria. Um pouco maiores, os modelos mais tradicionais vão gerar o recibo impresso para você entregar na hora para o cliente.

5. sem dor de cabeça
Escolha uma maquininha de cartão que tenha um bom atendimento caso você precise de ajuda técnica. Dá para perguntar para as pessoas que já trabalham com a empresa pra saber se elas foram atendidas de forma rápida e sem complicações e também olhar os comentários nas redes sociais. É bom checar se a empresa tem o selo RA 1000, do Reclame Aqui, isso mostra que ela se preocupa em resolver os problemas dos clientes.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.