Qual a melhor máquina de cartão para o seu negócio?

Não dá pra abrir mão de ter uma maquininha hoje em dia: conheça os modelos disponíveis
LEITURA DE 5 MIN

Hoje em dia, poucas pessoas ainda andam com dinheiro na carteira, não é mesmo? Por isso, aceitar cartões de crédito e débito no seu negócio é uma mão na roda e pode te ajudar a vender muito mais.

Mas, qual a melhor máquina de cartão? Qualquer maquininha é boa para a o seu negócio? O Dono do Negócio está aqui para te ajudar a escolher a melhor máquina de cartão para você:

Máquinas com fio

Entre os primeiros tipos de leitores de cartão, está a maquininha com fio, que usa a tecnologia POS (“ponto de venda” ou “ponto de serviço”, em português).

Como elas precisam de uma conexão com linha telefônica, são boas para quem tem um negócio em um endereço fixo. É comum ver esse tipo de máquina de cartão no balcão do bar, na padaria, no supermercado e em lojas no geral.

Máquinas sem fio

Ideal para qualquer tipo de negócio, as maquininhas de cartão sem fio são ainda melhores para quem trabalha sem ponto fixo, como ambulantes, taxistas e entregadores. Quem tem MEI, e até mesmo as pessoas físicas, podem se dar muito bem com essas máquinas móveis.

E o melhor é que, ao aceitar cartão em lugares onde isso não é tão comum (como na barraca de feira, por exemplo), na certa isso vai aumentar o número de clientes e, claro, de vendas!

Qual a melhor conexão para máquinas sem fio?

Leitores de cartão podem ser conectados no Wi-Fi quando são de um modelo chamado “POS Wireless”. Neste caso, é bom ter uma internet rápida no local, mesmo que a máquina não precise ficar conectada em nenhum cabo.

Existe também o modelo de maquininha que usa a tecnologia POO — a letra “o” no final é de outdoor, que em português pode ser traduzido como “ao ar livre”. Ao escolher uma dessas, você vai levar pra casa a opção com um chip igual ao de um celular, que usa os dados móveis das operadoras de telefonia.

E existem os leitores de cartão que se conectam a um smartphone, seja por cabo ou pela tecnologia Bluetooth. Normalmente, você baixa um aplicativo de empresas como a SumUp, que vendem as maquininhas, e usa o serviço.

É seguro aceitar cartão?
Tem gente que ainda desconfia de outras formas de pagamento que não o dinheiro vivo. Mas você não precisa se preocupar com isso, afinal, ao longo dos anos foram desenvolvidas tecnologias para garantir que não vai rolar nenhuma fraude pelo sistema.

Toda vez que você passa o cartão na máquina pra cobrar o seu cliente e ele coloca a senha, uma limpeza é feita no sistema de dados e nenhuma informação do cartão fica nos pontos de venda.

Antes de decidir qual a melhor maquininha de cartão, saiba o que não pode faltar no serviço da empresa que você escolher.

Ainda tá com dúvida sobre qual a melhor maquininha de cartão pro seu negócio ou quer compartilhar a sua experiência? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.