O que faz o Dia das Mães 2018 ser um sucesso

LEITURA DE 6 MIN

O Dia das Mães de 2018 promete! Pesquisas de organizações do setor e do Google indicam que este será o melhor em cinco anos. O Dia das Mães é uma data tão importante para o comércio, que muitos vendedores chamam de “Natal do primeiro semestre”. Ele chega a movimentar aproximadamente R$ 9,4 bilhões em vendas.

O Brasil tem aproximadamente 67 milhões de mães. E ao menos 109 milhões de brasileiros pretendem presentear alguém. Afinal, somos muito apegados a nossas mães — e, nessa data, é muito comum as pessoas olharem mais para a emoção do que para o preço do presente.

Por isso, você, empreendedor, pode aproveitar muito essa data. E separamos as principais informações dessas pesquisas. Confira abaixo o que elas dizem.

Por que o Dia das Mães é tão importante para o comércio

Segundo o Google, 72% dos usuários celebram a data. E deve aumentar esse ano. A empresa afirma que 46% das pessoas que não compraram presentes no ano passado, comprarão em 2018.

Ainda há os que pretendem presentar esposas (17%), avós (15%), sogras (14%) e filhas (5%). Segundo a pesquisa do Google, a maioria dos presentes serão perfumes e cosméticos, seguido por roupas, flores, chocolates, eletrônicos e smartphones.

O Google usou os dados do Waze ainda para revelar que as procuras por lugares que vendiam presentes no Dia das Mães cresceu 43%. Os que tiveram mais procura foram as lojas de beleza (aumento de 46%), de moda (30%) e shoppings (15%).

A empresa revela ainda que a maioria das pessoas (54%) deixa para procurar o procurar os presentes no começo do mês, enquanto 18% chega a comprar um dia antes ou na própria data. Inclusive na própria semana da comemoração, as pesquisas por “Quando é dia das mães” cresce 90%. Portanto, prepare-se para o final de semana!

O que esperar desse Dia das Mães

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, indica que, em 2018, teremos aumento de 4,3% em relação a 2017. Não é tão bom quanto em 2013, por exemplo, que o comércio aumentou 6,1%. Mas é muito bom, considerando que 2014 teve queda de 0,4% e 2016 de 9,0%.

Entre os setores com maior potencial de crescimento estão os de uso pessoal e doméstico, que devem crescer 12,7%. Em seguida vem os supermercados, com crescimento de 7,9%. Já o setor de informática deve cair 2,0%. Então evite pensar em eletrônicos para revender.

O Dia das Mães é muito bom para quem vende sapatos. Eles correspondem a 40% do faturamento total na data. No entanto, esse ano devem ter queda de 3,6%. Então fique esperto com a concorrência.

E nada de aumentar o preço por conta da época. Segundo o CNC, o que promete fazer o comércio vender mais é justamente a expectativa de que não mudem muito. Segundo a instituição, os valores dos produtos devem variar no máximo 1,8% — a menor variação desde 2001.

Para vender mais no dia das mães, aceite cartões

Tanto no Dia das Mães quanto em outras datas, as pessoas nem sempre saem com dinheiro. E elas também, muitas vezes, querem parcelar. Para você poder aproveitar todo esse movimento e não perder vendas, é essencial que acete cartões. A SumUp, que é responsável pelo Dono do Negócio, tem as máquinas de cartão número 1, com as melhores taxas do mercado, incluindo 1% nos três primeiros meses e pagamento direto na conta bancária em um dia útil. E, para quem é nosso leitor, há um desconto exclusivo de 5%. Basta clicar no link abaixo para saber mais.

 

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.