7 dicas de como decorar um salão de beleza

LEITURA DE 11 MIN

Como decorar um salão de beleza? Essa é uma pergunta essencial para deixar o seu estabelecimento mais bonito e confortável. Decorar com cuidado traz  outras vantagens: personalidade e funcionalidade, principalmente quando o espaço é pequeno. Mesmo com pouco dinheiro, é possível construir um cantinho aconchegante para os clientes.

Além de utilizar os serviços oferecidos, o cliente que visita o salão de beleza deseja relaxar. A funcionária de uma empresa que faz as unhas no seu horário de almoço, por exemplo, ficará mais confortável em um ambiente climatizado, com poltronas confortáveis e espaço suficiente. Por isso, a decoração de salão de beleza deve ser útil, além de satisfazer o público alvo.

Por outro lado, isso não significa que você deverá comprar poltronas caríssimas ou alugar um casa inteira para abrigar o seu salão de beleza. Basta seguir algumas dicas e truques para decorar com bom gosto.

Dicas de como decorar um salão de beleza

1 – Conheça o seu público-alvo

A cliente de meia idade não se sentirá tão confortável em um ambiente criado para adolescentes, por exemplo. Antes de começar a decorar, é preciso definir que tipo de salão você deseja construir. Pense nas pessoas que irá atender e nos serviços que irá oferecer. Também leve em consideração a localização. Escolha, então, elementos que representem o público pretendido. As cores, móveis e elementos decorativos podem ser mais refinados, coloridos, modernos, clássicos, retrôs, minimalistas e assim por diante.

Se o seu foco são cortes e tratamentos capilares para homens e mulheres de cabelos cacheados, invista em quadros com fotos de penteados em cabelos cacheados. Se vai abrir uma esmalteria, coloque prateleiras e exponha todos os esmaltes. Será um salão apenas para adolescentes? Procure pelas últimas tendências, como artistas e aplicativos de celular que estão em alta, e use como inspiração para decorar.

2 – Faça um projeto

Para garantir que a decoração irá combinar, faça um projeto antes. Não vá simplesmente comprando tudo o que achar bonito. Defina as cores, que são os principais elementos de decoração e defina onde cada móvel será colocado. Tire todas as medidas e pesquise diferentes fornecedores. Além de criar um ambiente mais harmonioso, você provavelmente economizará. Afinal, evitará a compra de itens que não combinam ou não cabem no espaço.

Acredite, menos é mais quando se trata de decoração de salão de beleza. Não é necessário decorar apenas com as cadeiras, mas evite excessos. Todos os elementos escolhidos devem conversar entre si. Se você já colocou diversos quadros e vasos de flores coloridos, por exemplo, escolha poltronas e tapetes de cores mais sóbrias.

3 – Escolha das cores

Você sabe o que é uma paleta de cores? É um conjunto de tons que serão utilizados na decoração de um ambiente. Ela ajuda a criar a identidade do espaço. Para fazer uma decoração mais alegre e viva, você pode escolher apenas tons cítricos de verde, amarelo e laranja. Para construir um espaço romântico e feminino, há as nuances de rosa claro, azul bebê ou tons pastel. Cores como o champagne, cinza e bege dão ideia de equilíbrio e costumam ser utilizados em salões cujo público-alvo não é tão jovem.

As cores do ambiente também podem conversar com as cores presentes no logo e marca do seu salão de beleza, utilizados na fachada, em panfletos e para fazer a divulgação em redes sociais. Por isso, a paleta de cores deve ser definida junto com a construção da identidade visual do salão. Dessa forma, ao acessar o Facebook do estabelecimento, o cliente já saberá qual tipo de local irá encontrar.

Por fim, tome cuidado com as cores do piso e das paredes. Se o salão é pequeno, evite exagerar em tons muito vivos ou escuros, pois fará o espaço parecer menor. Cores claras, por outro lado, valorizam e dão sensação de amplitude. Prefira investir no colorido em elementos como flores, objetos decorativos ou detalhes dos móveis.

4 – Iluminação

Em ambientes menores, a escolha da iluminação é essencial. Teto, piso e paredes claras tornarão o ambiente mais amplo e iluminado. Além disso, a luminosidade é essencial para o trabalho dos profissionais, pois permite que enxerguem melhor os detalhes. Em áreas onde trabalham manicures e maquiadoras, as luzes devem ser fortes o suficiente para facilitar o serviço. Em salas de massagem, podem ser mais fraquinhas e amareladas, ajudando o cliente a relaxar.

7 dicas de como decorar um salão de beleza

5 – Piso e Paredes

Além de apostar nas cores certas, há outros truques que podem tornar o salão mais aconchegante, amplo e funcional. O piso deve ter cor uniforme e ser fácil de limpar. Por isso, prefira chão frio ou laminado. O porcelanato é um piso mais caro, mas pode ser uma boa pedida para dar sensação de amplitude, além de ser fácil de lavar.

Já as paredes são um elemento de decoração importante. Pintar com listras verticais pode dar a sensação de que o ambiente é mais alto. Listras horizontais dão ideia de ambiente mais amplo. Os espelhos também ajudam a ampliar o ambiente.

Se o orçamento estiver apertado, economize em outros elementos que não a escolha da tinta. Prefira produtos de melhor qualidade, que rendem bem e não descasquem rapidamente.

6 – Detalhes decorativos

Os detalhes decorativos são tão importantes quanto as cores das paredes e da fachada do estabelecimento. São eles que dão personalidade e charme ao seu salão de beleza. Um estabelecimento mais clean (com menos elementos decorativos), pintado com tons pastéis, pode ser decorado com vasinhos de plantas e porta-retratos com fotos inspiradoras. Já os salões que seguem as últimas tendências da moda podem expor cartazes de modelos com penteados diferentes.

Todos os elementos podem ser usados a favor da decoração do local. Para aproveitar o espaço, exponha os cosméticos e principais equipamentos em prateleiras, em vez de guardar tudo em gaveteiros. Lixeiros, caixinhas organizadoras, suportes para secador de cabelo… tudo pode ser decorado de acordo com a personalidade do salão. Vai construir um estabelecimento com estilo retrô, por exemplo? Que tal comprar mesas de corte que lembrem penteadeiras antigas e espelhos de moldura trabalhada?

7 – Compra dos móveis

Não preze apenas pela beleza e estilo do salão na hora de escolher os móveis. Lavatórios e poltronas desconfortáveis podem afastar os clientes. Opte por produtos funcionais e que facilitem o trabalho dos profissionais. Na área da recepção, o sofá deve permitir que o cliente fique acomodado enquanto espera. Já o balcão de atendimento deve ter espaço suficiente para que a recepcionista trabalhe com agilidade. Compre armários ou gaveteiros organizadores, prateleiras e expositores para os produtos, sempre pensando na melhor forma de aproveitar o espaço.

Não se esqueça de garantir um espaço entre os diferentes atendimentos. Se você colocar diversas poltronas grudadas para serviço de manicure, as clientes e profissionais poderão ficar desconfortáveis. O mesmo vale para mesas de corte e lavatório. Preze pela boa circulação no espaço e por móveis confortáveis e de qualidade.

Gostou das dicas e já está planejando a abertura do seu negócio? Saiba, também, como montar um salão de beleza e como escolher o nome do salão de beleza.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.