4 dicas para melhorar a marca do seu negócio

24/08/2018
4 min de leitura
Equipe Dindim
24/08/2018
4 min de leitura
Homem sorri para câmera ao lado de post-its colados na parede

Não importa qual o seu negócio, ter uma marca é essencial para o sucesso dele. É ela que vai te diferenciar dos seus concorrentes e fazer os consumidores prestarem atenção e se lembrarem de sua empresa.

Pense em grandes marcas, como McDonald’s, Natura e Nescau. O que elas têm em comum? O trabalho em torno de uma identidade única, que as diferenciam dos concorrentes e garantem que vão chamar sua atenção quando as encontrar no mercado.

Mas isso não vale apenas para as grandes empresas. Em diferentes níveis e proporções, você também tem uma marca que estabelece conexões entre você e seus clientes.

Há vários elementos relacionados: nome, logotipo, tom de voz etc. Toda comunicação entre você e seus clientes ajuda na criação da marca. E, quando falamos de marca, não nos referimos apenas a empresas, mas também pessoas. Você já parou para pensar na sua?

Como você se veste, trata seus clientes, a segurança que passa: tudo isso é sua marca. E, principalmente em pequenos negócios, isso é diretamente relacionado à marca da sua empresa.

Você não precisa ser formado em publicidade ou marketing para começar a trabalhar uma marca. É claro que, quando tiver recursos, deve procurar a ajuda de um profissional para alavancar. Mas é possível começar com alguns pequenos passos.

Por isso, chamamos Rodrigo Gomes, da Tupiniquim Design, uma agência que ajuda pequenos empreendedores a construírem sua marca, para compartilhar algumas dicas de como você pode trabalhar a sua.

Confira.

Dicas de como melhorar a sua marca

1) Entenda a diferença entre peças de comunicação e experiência de marca

Peças de comunicação são diferentes artes que você desenvolve para comunicar sua marca. Cartazes, folhetos, emails são exemplos. São produções independentes e pontuais, que devem se conectar com sua “linha” de marca para ter consistência.

Já a experiência de marca é mais ampla e se refere diretamente a toda e qualquer experiência que seu cliente tiver com seu negócio. Ela começa em casos pontuais, mas afeta toda a imagem de sua empresa. Imagine, por exemplo, que você vá até um shopping e ao, entrar em um restaurante, seja mal atendido. Você não vai associar a má experiência àquele vendedor específico ou àquele restaurante daquele shopping em especial, mas à marca como um todo.

Por isso, não adianta você fazer cartazes ótimos, mas contratar um atendente mal educado.

2) Tudo o que você comunica para seu cliente é associado a seu produto

Toda peça de comunicação ajuda na construção da experiência de marca. E, por isso, vale tomar muito cuidado e prestar atenção. Se você usa fotos borradas para divulgar seus produtos na internet, ou se o cardápio é desleixado, seu cliente acreditará que seus produtos também são. Toda sua comunicação precisa transmitir a qualidade do seu negócio.

3) Mantenha a unidade da sua comunicação

Se seu logo é azul e amarelo, você deve usar estas cores em suas embalagens, cartões de visitas, site etc. Isso ajuda a se diferenciar da concorrência e fazer seus clientes se lembrarem de você mais rapidamente quando verem as cores. Sempre preste atenção para que seus emails, cartazes, folhetos etc… estejam alinhados com a estratégia visual de sua marca.

É claro que, para produzir materiais de comunicação de qualidade, há um custo. Mas há ferramentas gratuitas para poder começar. E, conforme ganhar dinheiro, poderá contratar profissionais para te ajudarem nessa missão.

4) A chave para o sucesso é conseguir transmitir os diferenciais com clareza

Se você anuncia um “bolo de chocolate” por R$ 30, sem descrevê-lo, parece que a oferta não é interessante. Porém, se você mostra que ele é feito com ingredientes especiais e caros, como chocolate belga, cenouras orgânicas e amêndoas, as chances de ele ganhar valor são maiores.

Procure em seu negócio quais são os diferenciais. Seu atendimento é atencioso? O seu sabor é único? O que você tem de diferente? Após identificar, comunique! Assim você estará ajudando a associar o diferencial à sua marca.

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