Dicas de como usar as redes sociais para o seu negócio

LEITURA DE 5 MIN

A internet é essencial para quem quer vender mais. Mas, ter um site não é suficiente. É necessário estar nas redes sociais, onde muitos de seus potenciais clientes estão, mostrando que você existe e conversando com eles.

Estudos indicam que mais de 100 milhões de brasileiros estão nas redes sociais. Com certeza, alguns de seus clientes estão aí no meio. E mais: os brasileiros passam mais de 5 horas, em média, na frente de um computador e mais quatro em tablets e smartphones. Tem lugar melhor para conquistar a atenção deles para seu negócio?

Por isso, chamamos Rodrigo Gomes, da Tupiniquim Design, um parceiro da SumUp (responsável pelo Dono do Negócio), para te dar algumas dicas de como manter uma boa presença nas redes sociais. Confira.

Como ter uma página Número 1

1) Você não precisa estar em todas as redes sociais

O primeiro passo é perguntar para o cliente qual rede social ele costuma usar. O Instagram é preferido por pessoas mais jovens, enquanto o Facebook tem uma audiência mais abrangente. Para um negócio de beleza, o Instagram é essencial, mas para serviços mecânicos, talvez não seja.

Qual conteúdo você consegue produzir neste momento. Não é porque todas as redes sociais são boas que você precisa estar em todas. Foque naquelas em que você consegue produzir conteúdo relevante. Se você não consegue produzir vídeo, esqueça o YouTube. Se tirar foto é mais fácil, então foque no Instagram ou Facebook.

2) Seja relevante

Não produza só anúncios na sua página. Ninguém gosta apenas de conteúdo comercial. Imagine que chato navegar e ver só propaganda. Utilize seu espaço para criar conteúdos que realmente tragam valor para seus clientes.

Você pode criar elementos associados à sua atividade. Se você tem um salão de beleza, pode falar de moda, dicas de maquiagem etc. Quanto mais original e bem produzido o conteúdo, mais seus clientes irão se lembrar de você e do seu negócio.

3) Seja mais interativo

As redes sociais fazem sucesso porque promovem diálogos. Use como ferramenta de conversa, sempre! Responda os comentários de seus clientes, faça transmissões ao vivo, faça perguntas.

O importante é que os seus consumidores percebam que, por trás daquela página, existem pessoas preocupadas com elas.

4) Fique atento aos feedbacks

Veja quais conteúdos tiveram mais curtidas, quais trouxeram comentários mais positivos, quais as pessoas compartilharam mais. E, então, crie outros que sigam a mesma linha. Afinal, em time que está ganhando não se mexe, não é mesmo?

5) Integre o mundo virtual ao real

As pessoas que estão nas redes sociais e as que estão indo à sua loja são as mesmas. Então, pense em comunicações que unam os universos físico e digital. Você pode fazer promoções para quem curtir sua página ou, no caminho inverso, divulgar sua página para os clientes que vão até seu negócio.

6) Faça um relatório da sua página

Quando você cria uma página profissional em redes como YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, as plataformas te oferecem relatórios bastante completos sobre como seu conteúdo está se saindo. Olhe para eles com cuidado, todas as semanas e todos os meses para colocar o dedo no pulso e saber se sua estratégia online está funcionando.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.