Copa do Mundo: como criar as melhores promoções

LEITURA DE 6 MIN

A cada quatro anos, durante os meses de junho e julho, a Copa do Mundo é o centro das atenções no Brasil. Mesmo quem não liga muito para futebol veste a camisa da seleção, pinta o rosto de verde e amarelo e compra acessórios para torcer pelo país. Por isso, esse período traz boas oportunidades para criar promoções e aproveitar o movimento extra de clientes.

Aqui no Dono do Negócio, nós já demos ideias de como ganhar dinheiro na Copa do Mundo e explicamos como preparar o seu estabelecimento para o aumento da clientela. Agora, separamos 5 dicas para fazer promoções especiais e garantir ainda mais lucros durante o evento esportivo.

Dicas para promoções na Copa do Mundo

1 – Descontos na compra de um segundo produto

Quem não gosta de ganhar algo ou ter desconto na compra de um produto? Este tipo de promoção pode ganhar características especiais durante a Copa do Mundo. Por exemplo, se você vende uniformes completos da seleção brasileira, ofereça luvas de goleiro por metade do preço. Se está vendendo televisores para assistir aos jogos, dê descontos em produtos como home theaters ou frigobares para gelar as bebidas.

Já quem vende produtos mais simples, como bebidas ou fantasias, deve aproveitar o momento para oferecer o famoso “dois por um”. Por exemplo, “compre uma corneta e ganhe uma peruca verde e amarela”, ou “compre uma dúzia de cervejas e ganhe um aperitivo”.

2 – Ofereça brindes

Brindes são divertidos e acabam atraindo clientes, principalmente em tempos de festa e clima descontraído. Independente do tipo de produtos que você vende, é possível associar itens baratinhos para acompanhar as vendas. Acessórios para assistir aos jogos, como bandeiras, perucas e tintas coloridas, são boas opções.

3 – Convide o cliente a participar

Esta é boa forma de conhecer melhor o seu público e estreitar os laços. Pelas redes sociais do seu estabelecimento, convide-os a fazer alguma ação em troca de prêmio. Por exemplo, peça que escrevam histórias pessoais que ocorreram durante as Copas dos anos anteriores e ofereça descontos ou produtos ao melhor relato. Outra ideia é pedir que enviem uma foto ou vídeo dos amigos torcendo, ou que resumam em uma frase o que a Copa do Mundo significa em suas vida.

4 – Faça bolões

Os famosos bolões geram engajamento e são uma oportunidade para se conectar com os clientes. Ofereça um espaço, seja online ou na loja física, para que cadastrem seus palpites com relação aos jogos. Os prêmios podem ser produtos, serviços ou condições especiais para comprar no estabelecimento.

5 – Faça kits

Os clientes gostam de saber que estão obtendo um bom custo benefício e aproveitando ao máximo a compra que fizeram. Os kits dão essa sensação, principalmente se você der descontos maiores de acordo com o número de itens adquiridos. Por exemplo, comprando vuvuzela, óculos personalizados e bandeira de plástico separadamente, o cliente gastaria R$ 30. Já em um kit pronto com tudo isso mais tintas coloridas de brinde, o preço continuaria o mesmo. Assim, você incentiva o consumidor a adquirir todos aqueles produtos.

Vantagens de criar promoções na Copa do Mundo

Além do aumento das vendas, as promoções na Copa do Mundo podem trazer outras vantagens para o seu negócio. Por meio delas, você poderá atrair novos clientes e trazer mais visibilidade ao seu estabelecimento. Além disso, é possível estreitar laços com consumidores esporádicos e fidelizá-los. Assim, continuarão frequentando a loja mesmo após o término do evento.

As produções e descontos também funcionam como forma de divulgar novos serviços ou produtos e conhecer melhor o seu público. Durante as vendas, é possível criar estratégias para colher informações sobre seus clientes. Por exemplo, pedir que preencham fichas com dados pessoais, curtir o Instagram ou Facebook do seu negócio ou que se cadastrem em uma newsletter por email. Há, portanto, diversas oportunidades em jogo.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.