O que fazer para vender pelo Instagram

LEITURA DE 6 MIN

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo: com mais de 800 milhões de usuários ativos todo mês, a plataforma não só é boa para mostrar sua vida para seus amigos, mas também para construir sua marca, vender e ganhar dinheiro. Por isso, montamos esse pequeno guia com dicas de como vender pelo Instagram.

Como vender pelo Instagram

Criando a conta certa

O primeiro passo, claro, é criar uma conta na rede social. E isso é realmente fácil. Você precisará apenas baixar o aplicativo do Instagram. Caso você tenha uma conta do Facebook, fica mais fácil utilizá-la. Do contrário, basta usar o número de seu telefone.

Na sequência, adicione seus contatos do Facebook e do telefone. Será importante para conseguir os primeiros seguidores. Coloque uma foto de perfil com o logo de sua empresa, clique em avançar e coloque uma descrição para sua loja.

Por fim, vá em configurações e mude seu perfil para empresa. Isso será importante para usar recursos de vendas, poder fazer anúncios e ter métricas sobre como o seu negócio está indo na rede social.

Encontrando o conteúdo certo

O Instagram é uma rede social de imagens. E, portanto, não tem jeito: você precisara de uma câmera boa. Se você não tem um celular com uma e pretende investir bastante na rede social, talvez seja hora de comprar um — ou, ao menos, pegar emprestado de alguém.

Claro que uma câmera boa sozinha não faz milagres. As fotos ou vídeos precisam estar bonitas e dialogando com o público. Por isso, faça uma pesquisa dos seus concorrentes, veja como são as fotos deles, o que os clientes estão achando e inspire-se nos melhores.

Miniguia gratuitoComo se tornar MEIBaixar

Use e abuse do Stories

É válido lembrar que o Instagram não vive apenas de publicações na linha do tempo. Cada vez mais pessoas estão usando o Stories, que são aqueles círculos que ficam no topo da tela e mostram as imagens por apenas 24 horas. O desafio dos stories é imenso: ele pede que você esteja produzindo conteúdo todos os dias para entregar à sua audiência.]

Quando for gravar um vídeo, o uma foto, o ideal é que você capture a imagem com o aplicativo de câmera do celular e depois importe a foto para a rede social. Isso é especialmente válido se for usar o modo Stories, que tende a diminuir a qualidade da imagem.

Outro cuidado importante no Stories é a duração do tempo do vídeo. Enquanto na linha do tempo ele pode ter duração de um minuto, no Stories é de apenas 30 segundos.

Uma vantagem interessante e importante do modo Stories é o recurso para destacar determinados momentos. Esses destaquem ficam fixos no seu perfil. O que muitas empresas fazem é criar destaques de acordo com as categorias de produtos. Você pode, por exemplo, colocar imagens de camisetas, calças e chapéus como Stories normais e, depois, deixá-los fixados nestes destaques.

Para criar uma categoria fixa, basta ir ao seu perfil e lá haverá um ícone de “+”, escrito “novo”. Basta clicar, selecionar os Stories e ir em “Avançar”.

Coloque os preços dos produtos

O Instagram tem um recurso que permite colocar etiquetas com o preço dos produtos apresentados em uma imagem. Para utilizá-lo, basta ter um perfil comercial. Quando você postar uma foto, você precisará apenas informar ao Instagram que a imagem contem produtos à venda e pedir para marcá-los. Na sequência, a rede social pedirá informações como o preço dos produtos.

Quando seus clientes verem uma foto, por exemplo, de uma modelo usando camiseta, calça e tênis, eles poderão também, com apenas um toque, saber o valor de cada um desses itens. É um recurso ótimo para vender mais.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.