Como seus clientes podem te ajudar a vender mais?

A chance de aumentar a clientela cresce quando alguém na internet faz um elogio ao seu negócio
LEITURA DE 5 MIN

O boca a boca é uma das formas mais antigas de uma empresa ficar conhecida e, consequentemente, ganhar mais clientes. No mundo digital, essas indicações entre amigos e conhecidos também funcionam muito bem!

Existem dois caminhos principais pelos quais os seus clientes podem te ajudar a vender mais. O primeiro deles é fazendo uma avaliação online, que fica disponível para quem quiser ler.

Ou seja, quando o cliente deixa um comentário no site ou redes sociais da sua empresa, esse texto deve ajudar outras pessoas — que podem estar procurando na internet algo relacionado ao seu ramo ou até mesmo pesquisando diretamente pelo seu estabelecimento.

Daí vem a importância de manter sempre um bom nível de atendimento e de qualidade dos seus produtos e serviços. Afinal, como o comentário do seu cliente pode ser lido por muitos outros possíveis compradores, é melhor que ele saia satisfeito. Se a avaliação é positiva, com certeza vai trazer novos clientes!

O segundo momento no qual o seu o cliente pode te ajudar a aumentar as vendas é quando ele usa o próprio perfil nas redes sociais para falar sobre a sua empresa. Com isso, toda a rede de amigos dele vai ter acesso à publicação sobre o seu negócio.

Veja 4 dicas para que os clientes sejam parte do marketing digital do seu negócio:

1. Mantenha a qualidade

Para que o cliente seja uma peça-chave no boca a boca digital sobre o seu negócio, o mais importante é manter a qualidade dos produtos ou serviços prestados. A experiência que o consumidor tiver com a sua empresa vai refletir diretamente na opinião dele — e, consequentemente, nas avaliações e comentários que ele fizer.

2. Ofereça um excelente atendimento

A qualidade e o bom atendimento devem andar sempre juntos. É comum que o consumidor comente na internet tanto sobre o que consumiu, comprou ou usou, quanto sobre a forma que foi recebido. Os funcionários foram atenciosos? Teve muita espera? A entrega chegou no prazo? São questões importantes e que podem interferir na escolha de futuros clientes!

3. Peça um comentário

Saber a opinião do seu cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Por isso, não pense duas vezes antes de pedir que ele deixe um comentário na sua página ou site quando possível. Explique que a opinião dele é importante para a empresa e que pode ajudar outras pessoas a terem a mesma experiência!

4. Use as redes sociais para falar com os clientes

Interagir pelas redes sociais é bom para manter os clientes próximos. Quando um consumidor deixar um comentário sobre o seu negócio, lembre-se de agradecer. Isso vale tanto para opiniões positivas quanto negativas. Também é legal se você usar a página da empresa para compartilhar o que o cliente escreveu, deixando que outras pessoas vejam e se interessem pelo seu produto ou serviço!

Conhece alguma estratégia para os clientes ajudarem a mostrar a boa reputação do seu negócio? Deixe seu comentário!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.