Como atrair clientes para depilação e estética sem gastar muito

Conquiste a clientela e fortaleça a imagem do seu negócio com 14 dicas!
30 de outubro de 2019LEITURA DE 17 MIN

Seja você um profissional autônomo ou o dono de uma clínica, saber como atrair clientes para depilação e estética é um passo muito importante para o sucesso do seu negócio. Hoje, com as facilidades da internet, é possível ganhar novos clientes e se fixar no mercado sem precisar gastar uma fortuna com publicidade em televisão, jornais ou revistas. 

Ainda que esses meios de comunicação sejam muito eficazes na hora de atrair a clientela, as redes sociais e algumas ferramentas digitais permitem que o dono do pequeno negócio também entre na competição, mesmo que não tenha um orçamento enorme para gastar com propaganda. 

Algumas estratégias de marketing digital são poderosíssimas na hora de atrair clientes para depilação e estética. Por isso é essencial que a sua marca esteja presente na internet. Por outro lado, também veremos a seguir que não basta apenas se cadastrar em redes sociais. É preciso dedicar tempo e planejamento!

Confira as 14 dicas para atrair clientes para depilação e estética:

Capriche no atendimento (a importância da experiência)

O atendimento ao cliente é importante para qualquer tipo de negócio, mas em lugares como uma clínica de estética ele pode ser essencial. Afinal, o cliente não está indo apenas comprar um produto. Ele viverá uma experiência que poderá ser melhorada de acordo com fatores como o atendimento que receber. 

Muitos negócios que deram certo nos últimos anos priorizam a experiência do consumidor ao próprio produto. Ou seja, para saber como atrair clientes para depilação e estética, por exemplo, é necessário ter um conjunto de estratégias que complementam os serviços prestados: aposte em um atendimento rápido e eficiente no momento de agendar um cliente, pense no ambiente que você irá recebê-lo – aqui vale atender desde necessidades básicas como ter bebidas como água, café ou chá à disposição, até a estrutura como banheiro sempre limpo e ambiente de espera arejado.

Incentive o boca a boca

Depois de ter uma experiência muito boa, uma pessoa costuma contar sobre isso para os amigos, familiares e até mesmo para seguidores em redes sociais. Daí podem surgir novos clientes que tiveram contato com esse relato ou indicação do consumidor que gostou do seu negócio. Não tenha vergonha de pedir para que o cliente faça um comentário público sobre a experiência que teve ou até mesmo para que ele escreva uma avaliação online em plataformas como o Google. 

Crie um site profissional

Montar um site profissional é importante para quem tem uma clínica de estética e também para os autônomos. Você pode até se perguntar por que ter um site próprio se hoje muitas redes sociais oferecem uma visibilidade parecida ou até maior. Mas a questão é que não podemos afirmar com certeza a durabilidade dessas plataformas, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Os usuários podem migrar para outras redes de tempos em tempos e, caso a sua empresa aposte tudo em apenas uma delas, terá muito mais trabalho para começar do zero em outra rede. 

Faça um site para profissional para o seu negócio, mesmo que você atualize com frequência apenas as redes sociais. Coloque informações importantes como horário de funcionamento, tipos de serviços oferecidos, formas de pagamento aceitas, fotos do local e campo para marcação de horário. O Google pode ser um bom parceiro para quem não sabe como começar. A empresa tem um serviço gratuito de hospedagem de sites para pequenos empreendedores chamado Google Meu Negócio

Entre para as redes sociais que fizerem sentido para o seu negócio

Se ter um site próprio facilita que o seu negócio seja encontrado pelo cliente, ter perfis em algumas redes sociais pode ser ainda mais eficiente na hora de saber como atrair clientes para depilação e estética. De acordo com o consultor de marketing digital Fernando Souza, porém, não é preciso ter um perfil em todas as redes sociais disponíveis no momento. 

É preciso lembrar que a hora do pequeno empreendedor é muito cara. A mesma pessoa, muitas vezes, precisa dar conta do planejamento financeiro, do estoque e da produção ao mesmo tempo. Pensando nisso, tenha certeza sobre qual rede social merece a sua dedicação. Descubra onde está o seu público-alvo (você pode fazer isso até mesmo perguntando para eles) e onde está a sua concorrência. Investir tempo para fazer vídeos no Youtube pode ser menos vantajoso para o seu negócio do que pensar em estratégias para o Instagram, por exemplo. 

Faça promoções online

As redes sociais são aliadas do dono do negócio também na hora de fazer promoções. Perfis em plataformas como o Instagram permitem que você sorteie serviços entre os seus seguidores. Uma estratégia bastante utilizada é falar para o usuário que quer participar do sorteio que ele precisa curtir o perfil do negócio e o post da promoção, além de marcar amigos nos comentários. Com isso, você poderá ganhar novos seguidores e, consequentemente, atrair clientes para depilação e estética. 

Tenha uma rotina na internet

Não adianta ter perfis em redes sociais sem ativamente participar deles. Depois de escolher as plataformas que poderão te ajudar a alcançar os clientes, invista tempo planejando conteúdos de qualidade. Tente não deixar o perfil parado por mais de uma semana. Embora não exista uma frequência padrão mínima para fazer postagens em redes sociais de empresas, vale ressaltar que os algoritmos desses sites costumam estar baseados na relevância do perfil. 

Para saber como atrair clientes para depilação e estética com as redes sociais, lembre-se que é preciso usar boas fotos e trazer o consumidor para perto do dia a dia da sua clínica. Aposte em conteúdos próximos ao setor, como cuidados com a pele e problemas de acne, por exemplo. Além disso, você também pode usar o perfil para repostar o comentário de outros clientes que já tiveram uma boa experiência no seu negócio. 

Invista em publicidade digital

Quando a saúde financeira do seu negócio permitir – lembre-se que todos os passos devem ser bem planejados – invista dinheiro em publicidade digital. É possível pagar para aparecer em páginas de buscas do Google com o Google AdWords, por exemplo. O Facebook também tem um programa de impulsionamento. Esse investimento poderá aumentar o tráfego de pessoas, que são possíveis clientes, nas suas redes sociais e site. Ainda que o conteúdo seja pago, não esqueça da importância do valor do seu conteúdo!

Invista também em propagandas impressas

As mídias impressas, como folders e panfletos ainda funcionam para alguns tipos de negócio. Se você tem uma clínica de estética, pode apostar na impressão de alguns materiais e distribuí-los em outros estabelecimentos próximos, por exemplo. Dependendo da localização do seu negócio também é possível exibir promoções chamativas do lado de fora do local para atrair clientes. 

Não se prenda ao público feminino

O setor de estética e depilação é tradicionalmente visto como mais feminino do que masculino. Mas no Brasil os homens já consomem pelo menos 30% desses serviços, de acordo com a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas). Por isso, dar as costas para o público masculino pode fazer com que você perca clientes. Para começar a incluir todos tente ser neutro nos materiais de divulgação, deixar claro que a depilação é para homens e mulheres e falar nas redes sociais sobre assuntos que incluem o universo masculino, como a barba e a grossura dos pelos, por exemplo.

Receba agendamentos online

Essa dica é para facilitar a vida do dono do negócio, que não precisará mais atender o telefone com tanta frequência nem perder clientes por perder as ligações. Mas também é uma para facilitar a chegada do cliente até a sua empresa. Existem alguns sistemas de agendamento online com os quais o consumidor consegue ver quais horários estão disponíveis para cada serviço e, com apenas alguns cliques, reservar o seu horário. 

Crie cartões de fidelização

Saber como atrair clientes para depilação e estética inclui conseguir fidelizar os consumidores. Com cartões de fidelização você pode dar um brinde ou um serviço gratuito para quem completar dez depilações, por exemplo. Assim, além de aumentar as chances do cliente voltar, dependendo da experiência que ele tiver, um novo consumidor também poderá chegar por indicação. Note que existem outras recompensas possíveis, como uma porcentagem de desconto em determinado serviço ou até mesmo um produto para cuidar da pele como brinde. 


Tenha o contato dos seus clientes

Além das redes sociais, o e-mail e o telefone dos clientes são informações que podem te ajudar na hora de concretizar as estratégias de marketing digital do seu negócio. Use o WhatsApp, com a permissão do cliente, para mantê-lo atualizado sobre as promoções, por exemplo. O e-mail também pode ser uma plataforma onde você consegue enviar atualizações e até conteúdos relevantes. 

Ter o contato dos seus clientes vai permitir que você faça um atendimento ainda mais personalizado para cada um deles. Com isso, uma via de mão dupla é aberta: quando o cliente estiver com algum problema, dúvida ou sugestão, poderá usar os mesmos canais para entrar em contato com você.

É importante saber qual a medida certa de manter esse contato. Não mande mensagens em horários ruins, como tarde da noite ou muito cedo. Caso o cliente diga que não quer mais receber nada do seu negócio, atenda ao pedido e pare de mandar as informações imediatamente!


Invista em promoções fixas

Promoções de sucesso no próprio salão (divulgadas pelas redes sociais) também podem atrair consumidores. Existem diversas possibilidades de promoções para atrair clientes para depilação e estética e você pode deixar algumas delas fixas. Por exemplo: o preço da depilação da perna toda terça-feira pode ser mais baixo do que em outros dias.

Na hora de pensar na melhor promoção para os seus clientes, não deixe de considerar as possibilidades do seu negócio. Com um bom controle financeiro e fluxo de caixa é possível saber se o momento é o melhor para investir em uma promoção. Isso porque é preciso, sim, de investimento financeiro para oferecer bons descontos, ainda que essa decisão traga ótimos frutos para a empresa, como novos clientes e aumento de atendimentos! 


Dê opções de pagamentos aos clientes

Atrair os consumidores não é uma tarefa que deve acabar no momento em que um novo cliente chega, como vimos na importância do atendimento para a conquista dos consumidores. Por isso, uma das estratégias para aumentar as possibilidades de agenda cheia na sua clínica de depilação e estética é dar opções de pagamentos para os clientes. Não perca serviços por não ter uma maquininha de cartão e ainda tenha mais segurança na hora de receber. Com a SumUp On, por exemplo, é possível receber o pagamento na conta em até um dia útil dependo do plano escolhido. Leve e portátil, a maquininha só precisa de um celular com acesso à internet para funcionar!

Tem um negócio de depilação e estética e já coloca em prática outras estratégias para atrair clientes? Conte para nós!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.