Como atrair clientes para loja de material de construção

11 dicas para conquistar os consumidores no mercado de construção civil
28 de novembro de 2019LEITURA DE 12 MIN

O mercado de varejo de produtos para construção é bastante diversificado no Brasil. Apesar da existência de grandes lojas já consolidadas com o público, os pequenos estabelecimentos de bairro são boas opções de investimento para quem quer abrir um negócio, assim como as opções de franquias do setor. E saber como atrair clientes para loja de material de construção é um grande passo para se destacar no mercado, independentemente do porte da empresa. 

À primeira vista, é possível pensar que um negócio do setor de construções não precisa investir em estratégias digitais para conquistar novos clientes. Mas, hoje, toda e qualquer empresa deve usar ferramentas como um site próprio ou redes sociais para aumentar as vendas. Aparecer no Google Maps, por exemplo, permitirá que a pessoa que procura um lugar para comprar um produto – seja para grandes construções ou pequenos reparos em casa – encontre o seu negócio quando estiver nas proximidades. 

Além disso, saber como atrair clientes para loja de material de construção é também identificar o que poderá fazer para que esse consumidor volte à sua empresa. Ações como criar uma relação de confiança com a clientela, sempre oferecer bons preços e fazer promoções também são válidas na hora de tornar o seu negócio mais atrativo.

Confira as 10 dicas que o Dono do Negócio separou para quem quer conquistar novos clientes no mercado de construção civil:

  • Quem é o seu cliente?

Definir bem o público-alvo é um importante para estar bem colocado no mercado. Saber o perfil exato daquele que frequenta a sua loja de material de construção, que muitas vezes poderá estar relacionado ao bairro onde está o seu estabelecimento, vai permitir que você crie estratégias e faça boas promoções para atrair os clientes. 

  • Pesquise a concorrência

Não tem como atrair clientes para loja de material de construção sem conhecer a concorrência. Faça uma pesquisa de concorrentes próximos e também das empresas que poderão competir com o seu negócio ainda que estiverem mais afastadas, como as grandes marcas do mercado de varejo da construção civil. Saber os produtos e serviços que elas oferecem, assim como quais preços e promoções praticam, facilitará as suas estratégias para conquistar novos consumidores. 

  • Mantenha um diferencial

Depois de descobrir o público-alvo e os concorrentes do seu negócio, você pode investir em um diferencial para se destacar no mercado. Por exemplo: se nenhuma outra loja de material de construção oferece o serviço de entrega na sua região, por que não se planejar e implementar essa comodidade para o cliente? Também vale pensar em horários diversificados de funcionamento ou em prestar outros serviços ligados ao mercado, como instalações e reparações técnicas.

  • Peça um feedback para os clientes

A prática de deixar um lugar reservado para o consumidor escrever sugestões e reclamações é comum e muito útil para quem quer saber como atrair clientes para loja de material de construção. Isso porque, ao entender quais são as dores e as expectativas da clientela, é possível melhorar o que não estiver agradando e manter os sistemas que funcionam bem no seu negócio!

  • Invista em fazer boas promoções

Não existe um só consumidor que não goste de boas ofertas. Quando oferecidas com planejamento financeiro e a certeza de que é o momento certo para o negócio investir em promoções, os descontos certamente trarão bons frutos para a empresa, como novos clientes, fidelização de quem já esteve uma vez na loja e, consequentemente, o aumento das vendas. 

  • Ofereça preços competitivos

Precificar produtos não é uma tarefa simples, não basta decidir o preço de um produto apenas pensando no lucro do negócio. Uma das formas de saber como atrair clientes para loja de material de construção é justamente oferecer preços competitivos. Por isso, em alguns momentos, é importante saber quais preços a concorrência está praticando e até mesmo negociar com fornecedores para conseguir diminuir alguns valores e, com isso, conquistar novos clientes. Lembre-se sempre: ficar no prejuízo nunca deve ser uma opção!

  • Planeje o marketing digital da sua loja

Para alguns empreendedores, negócios como uma loja de material de construção podem até passar a impressão de que não precisam estar na internet. Afinal, como vender massa corrida, tinta para parede ou um martelo com fotos no Instagram, por exemplo? Porém, ter uma presença online é imprescindível para qualquer tipo de empresa. No mercado de varejo da construção civil é muito comum que uma pessoa use buscadores online para encontrar um estabelecimento próximo.

Além disso, planejar e executar estratégias de marketing digital é uma forma de fazer com que a sua marca se torne cada vez mais conhecida e conquiste uma boa posição no setor. As redes sociais, por exemplo, são plataformas nas quais os comentários sobre as experiências dos consumidores podem atrair novos clientes. Já a produção de conteúdo de textos e vídeos com temas relacionados ao mercado de atuação também é capaz de conquistar a confiança da clientela e fazer com que a empresa ganhe mais credibilidade. 

  • Tenha uma loja organizada

O layout da loja é fundamental para atrair clientes. Quando entramos em um depósito de materiais de construção não é raro nos depararmos com um ambiente lotado de produtos. E apenas a aparência de desorganização já é capaz desagradar os consumidores. Ter muitos produtos expostos não precisa ser um problema se eles estiverem organizados, mas é imprescindível manter livre e agradável o espaço para circulação de pessoas, além de dividir os produtos por categorias de forma que o próprio cliente possa encontrar o que precisa.

  • Ofereça diferentes formas de pagamento

Para todos os tipos de negócio, oferecer opções de pagamento além do dinheiro é uma maneira de evitar perder clientes. Quando se trata de uma empresa com produtos com a faixa de preço mais alta ou onde o cliente costuma comprar em grandes quantidades, a necessidade de permitir o uso de cartões de débito e crédito e de aceitar parcelamentos das compras é ainda maior.

Hoje existem modelos de maquininha de cartão que se encaixam perfeitamente no dia a dia de todas as empresas. A SumUp Top, por exemplo, é perfeita para quem precisa de uma máquina compacta e que funcione apenas com um celular com acesso à internet. De acordo com o plano escolhido, é possível receber o dinheiro das vendas com até um dia útil diretamente na sua conta. 

  • Faça uma boa gestão de estoque

Não deixe o cliente na mão no momento em que ele está buscando por um item específico. Justamente pelo grande número de produtos que podem ser vendidos em uma loja de materiais de construção, é importante manter uma boa gestão de estoque no seu negócio. Existem alguns softwares capazes de te ajudar a gerenciar momentos como a entrada de novos produtos e a necessidade de reposição. 

  • Tenha um atendimento especializado

Prestar um excelente atendimento pode ser um fator responsável pelo retorno de um cliente ao seu negócio e também pela indicação – o famoso boca a boca – que o consumidor fará para outras pessoas. Por isso, vale a pena investir em um atendimento especializado para atrair clientes para loja de material de construção. Contrate funcionários que tenham algum conhecimento também no setor da sua atividade, como em serviços de manutenção hidráulica ou elétrica, por exemplo. Essa experiência será ao mesmo tempo um diferencial em relação à concorrência e um detalhe no atendimento que poderá agradar a clientela. 

Tem uma loja de materiais de construção e sabe de outras dicas que poderiam ajudar quem quer atrair novos clientes? Deixe o seu comentário!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.