Como atrair clientes para loja de roupas: 12 dicas que não pesam no bolso

Saiba como conquistar a clientela a aumentar as vendas sem gastar muito!
14 de novembro de 2019LEITURA DE 14 MIN

A concorrência no mercado de moda no Brasil é grande. Para se destacar no setor e saber como atrair clientes para loja de roupas é preciso definir estratégias para garantir a qualidade do serviço, do produto e da divulgação do seu negócio. O melhor é que, com planejamento, pequenas ações são capazes de conquistar consumidores sem pesar no bolso do dono do negócio. 

Quando um cliente vai até uma loja de roupa ou entra no endereço virtual de um e-commerce do ramo está em busca de peças que combinem com seu estilo, que tenham qualidade e, claro, de preços competitivos. Mas não só. Algumas características do estabelecimento também podem atrair clientes para lojas de roupas, como o ambiente, a vitrine e um bom atendimento!

Quer saber como prospectar clientes para loja de roupas femininas e masculinas? Confira as 12 dicas que o Dono do Negócio separou para quem precisa aumentar as vendas atraindo novos consumidores:

  • Saiba qual o seu público-alvo

Em alguns setores de mercado, a definição do público-alvo parece óbvia. Por exemplo: se você é dono de uma loja de roupas infantis, pode pensar que tem como público apenas os pais, que responsáveis por comprar as peças para os filhos. Mas dentro de cada segmento ainda é possível – e necessário – restringir o alvo principal das suas estratégias de venda.

A sua loja de roupas infantis terá como público-alvo os pais com qual faixa de poder aquisitivo? Com filhos de até quantos anos? E qual a idade média do casal que irá comprar no seu estabelecimento? Embora a definição do público-alvo deva ser feita ainda no momento de abertura do negócio, ter sempre claro quem são esses clientes é importante para começar a botar em prática as estratégias para atrair clientes e aumentar as vendas. 

  • Tenha um excelente atendimento ao cliente

Consumidores sempre foram exigentes, mas estão ainda mais com a possibilidade de encontrar o que precisam com apenas alguns toques no celular. Por isso, não ter um excelente atendimento ao cliente não é uma opção se o seu objetivo é atraí-los para a sua loja de roupa. 

Em alguns setores, como o da moda, o atendimento pode ser decisivo no momento em que o cliente decide conhecer o estabelecimento. É preciso tomar cuidado para não colocar o consumidor “para correr” por causa da presença inibidora de um funcionário ou pela ausência de ajuda. Aproximar-se do cliente quando ele entra na loja para dar boas-vindas e dizer que está à disposição caso ele precise de algo é a melhor maneira de dar um bom espaço e ser prestativo. 

  • Capriche na vitrine da loja física

Muitas vezes a vitrine é o primeiro contato do cliente com a sua loja de roupas, mas ela precisa de dedicação e planejamento para ser capaz de atrair os consumidores. As peças que ficam expostas para quem está passando pelo estabelecimento podem levar os clientes às demais opções disponíveis na loja. 

É importante manter um equilíbrio visual para que todos possam enxergar cada uma das roupas. Ou seja, não vale a pena colocar um grande número de peças em destaque esperando chamar mais atenção dos clientes. Selecione as melhores opções seja por lançamento, procura ou preços baixos e promoções. 

  • Faça uma boa página inicial para lojas virtuais

As lojas virtuais podem até não ter vitrines físicas, mas a página inicial do e-commerce também deve impactar positivamente os clientes. Busque colocar os destaques na chamada homepage: promoções, novas peças e as roupas mais vendidas. Além disso, também é possível personalizar uma seção exclusiva com peças que mais combinam com o gosto do cliente de acordo com o histórico de navegação dele na sua loja. 

  • Organize e decore o seu espaço

Uma vez que você descobriu como atrair clientes para loja de roupas femininas ou masculinas e ele entrou no seu estabelecimento, outras características do negócio precisam continuar atraindo o consumidor. A organização do espaço é uma delas. Ninguém precisa ter a paciência necessária para procurar uma peça de roupa em uma loja onde os produtos estão bagunçados ou não têm uma categorização eficiente.

A decoração também é importante. Claro que cada loja tem o seu estilo próprio, mas, em geral, alguns pontos decorativos podem ser observados por todos os lojistas: tenha uma boa iluminação do espaço, bancos são importantes tanto para quem irá comprar quanto para os acompanhantes, preste atenção nas cores para não deixar o ambiente muito “pesado”, e lembre-se que não é preciso ocupar todo o espaço, já que é muito importante que o cliente consiga andar livremente pela loja. 

  • Faça um bom plano de marketing digital para a sua loja de roupas

Hoje, absolutamente todos os negócios precisam planejar estratégias de marketing digital. O mesmo vale para quem quer saber como atrair clientes para loja de roupas. Ainda que você tenha uma loja física e aposte na passagem dos clientes pelo local para conseguir boas vendas, isso não será suficiente para fazer o negócio crescer. 

Para conseguir novos consumidores é indispensável que a sua empresa exista na internet. É possível contar com serviços como o Google Meu Negócio para começar um site simples e funcional que irá aparecer para o consumidor que pesquisar sobre o seu tipo de empresa ou diretamente pelo endereço do seu estabelecimento. 

Mas não basta apenas estar online, é preciso planejar ações capazes de engajar os clientes na internet. Divulgue as novidades da loja de roupas, faça promoções e procure produzir conteúdos relacionados ao mundo da moda!

  • Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são boas aliadas para quem quer saber como atrair clientes para loja de roupas. Depois se cadastrar nas plataformas que mais fizerem sentido para o seu negócio – elas costumam ser aquelas onde o seu público-alvo está – é hora de investir em uma boa produção de conteúdo para conquistar consumidores

Com as redes sociais também é possível fazer promoções específicas para os seguidores, compartilhar o feedback de clientes que já compraram na sua loja de roupas e fazer anúncios pagos para impulsionar o conteúdo produzido e impactar mais pessoas com a sua marca. 

  • Tenha o contato dos seus clientes

Informações como telefone e e-mail dos clientes são importantes porque possibilitam novos caminhos de comunicação além das redes sociais e da visita à loja. Por aplicativos como WhatsApp, quando o cliente permitir, é possível mandar promoções com antecedência para os clientes mais próximos, por exemplo.

As chamadas newsletters, e-mails sazonais com conteúdo sobre uma marca, também podem ser uma opção para chamar atenção do cliente e fidelizá-lo. Nessas mensagens nem sempre é preciso ter anúncios de produtos, mas informações interessantes sobre a sua loja e sobre o setor de moda. 

  • Peça feedbacks para os clientes

Será mais fácil descobrir como atrair clientes para loja de roupas femininas ou masculinas caso você já saiba os motivos que fazem os clientes atuais comparem no seu negócio. Pedir uma avaliação para o consumidor possibilitará as melhorias necessárias para conquistar ainda mais compradores e aumentar as vendas. 

Use o momento do pagamento em lojas físicas e a confirmação de entrega em lojas virtuais para fazer algumas perguntas sobre a experiência do cliente. Certifique-se de saber quais foram as impressões do consumidor em relação ao atendimento, ao produto e aos detalhes como entrega e meios de pagamento.

  • Faça promoções

As promoções de compre 2 e leve 3 fazem sucesso na hora de atrair clientes para loja de roupas. Toda oferta precisa de planejamento, portanto, ofereça os descontos apenas quando for o momento certo para o financeiro do seu negócio. Entre as opções desse tipo de promoção, é possível, por exemplo, fazer com que a peça de menor valor escolhida pelo cliente saia de graça. 

  • Monte um cartão fidelidade

Uma das formas de fidelizar um cliente é oferecer vantagens para ele. Por isso, fazer um cartão fidelidade para aqueles que já frequentam o seu negócio pode atrair novos consumidores com base na satisfação dos antigos. Estabeleça um valor mínimo de compras para que a pessoa pontue ou ganhe um carimbo no cartão fidelidade. Quando atingir um número mínimo de compras, ele poderá ganhar uma peça de roupa ou uma porcentagem de desconto para levar o que quiser!

  •  Aceite diferentes formas de pagamento

Oferecer mais de uma forma de pagamento é uma ótima estratégia para quem quer saber como atrair clientes para loja de roupas. Muitos consumidores não entram para comprar apenas uma peça, por exemplo, e poderão levar mais opções caso consigam pagar da forma que melhor se encaixar no seu orçamento. 

As maquininhas que aceitam cartão de débito e crédito são opções seguras tanto para o cliente quanto para o dono do negócio. Dependendo do plano e da maquininha, como acontece com a SumUp Top, por exemplo, é possível receber o dinheiro da compra em até um dia útil diretamente na conta do empreendedor. Para começar a oferecer essa opção de pagamento basta um celular com acesso à internet!

Sua loja de roupas tem mais estratégias para atrair clientes? Deixe o seu comentário!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.