Tudo que você precisa saber sobre como atrair clientes para o seu negócio

Sem cliente, não tem negócio: saiba o que fazer para atrair os consumidores!
3 de dezembro de 2019LEITURA DE 27 MIN

Na jornada de um empreendedor, muitas coisas podem acontecer: imprevistos, decepção com fornecedor, disputa acirrada com a concorrência… Problemas que, embora nem sempre sejam fáceis de enfrentar, são solucionáveis. Uma peça, porém, não pode faltar a uma empresa: o cliente. Sem consumidores frequentando um estabelecimento, fazendo pedidos pela internet ou contratando serviços, o dono do negócio não pode seguir em frente. Por isso, saber como atrair clientes é essencial para começar um negócio, manter o dia a dia da empresa e planejar seu crescimento!

É certo que não importa em qual etapa esteja um negócio, se é novo no mercado ou se já está muito bem estabelecido, a busca, muitas vezes chamada de prospecção de clientes, estará sempre presente. E, embora a fidelização de consumidores seja igualmente importante e possa garantir algumas vendas, conquistar novos compradores deve ser uma atividade diária do empreendedor.

Quer saber como atrair clientes para o seu negócio? Confira 12 dicas:

Conheça o seu cliente 

Mais do que definir um público-alvo durante o planejamento de um negócio, uma empresa precisa conhecer o cliente que compra seus produtos ou contrata seus serviços. Esse conhecimento será muito aproveitado pela área de marketing (ainda mais quando é o próprio pequeno empreendedor, sozinho, que dá conta da divulgação), e também para o dia a dia do negócio.

As informações sobre os clientes ativos podem ser usadas para adequar produtos, serviços e atendimentos de acordo com a expectativa dos consumidores. Para conseguí-las existe um caminho muito efetivo: pergunte! Independentemente do tamanho do seu negócio, é possível abordar o cliente em algum momento. Questione em uma conversa quando ele for pagar a compra, monte um formulário para ele preencher ali mesmo ou envie uma pesquisa para ser enviada e respondida por e-mail, por exemplo. 

Entre o que perguntar, acrescente questões sobre o perfil básico dos clientes, como “qual a sua idade”, “onde você mora?”, “qual o seu telefone e e-mail?”. Mas vá além para conseguir mais características pessoais que podem influenciar na forma como esses clientes consomem. Pergunte sobre a frequência com que compram os produtos adquiridos no seu negócio, como ele encontrou a sua empresa e, claro, o que ele achou da experiência de compra! 

Vale destacar que, ainda que o seu negócio seja bem pequeno, daqueles que começam em casa, por exemplo, não deixe de documentar as respostas dos clientes. Se a melhor escolha para você conhecer as pessoas que compram o seu produto é com uma conversa mais informal, lembre-se de anotar os principais pontos que o cliente disse assim que vocês se separarem. Só assim será possível usar de maneira correta essas informações. 

Monte um plano de marketing

Para quem está abrindo um negócio, essa dica pode parecer complexa – ou até muito cara. Mas não se assuste caso esse seja o seu caso. Um plano de marketing não significa mais do que um conjunto de estratégias que você irá desenhar e, depois, colocar em prática, para atrair clientes para a sua empresa. Conheça algumas etapas importantes na hora de divulgar seu negócio: 

  • Pense no marketing digital

Vamos começar pela categoria mais popular atualmente. Muitas ideias de um plano de marketing digital são 100% acessíveis para o dono de um pequeno negócio. Isso porque a internet tem ótimas ferramentas gratuitas para quem fazer divulgação. É impossível pensar em como atrair clientes atualmente sem incluir a ação de bombar as redes sociais de um negócio, por exemplo. 

Além das plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn, nas quais é possível criar um perfil completo e atrativo da sua empresa, não abra mão de ter um site profissional e exclusivo. Essa estratégia é importante para garantir que as informações sobre o seu negócio possam ser acessadas independentemente de quais redes sociais estão mais “em alta”. Os usuários podem migrar de plataformas e você não precisa ser refém delas. Ainda que não seja necessário se dedicar com muita frequência para atualizar o site da sua empresa, lembre-se de sempre colocar o endereço dele dentro dos perfis nas redes sociais para atrair mais clientes.

Se a ideia de montar um site próprio parece inviável neste momento, saiba que é possível usar ferramentas do Google, como o Google Meu Negócio, para criar um site simples, mas bem eficiente. Falando em recursos das redes, com algum investimento, que não precisa ser muito e deve entrar no seu orçamento com bastante planejamento, o próprio Google, e também o Facebook têm um sistema de anúncios pagos para quem quer impactar mais usuários na internet e, consequentemente, atrair mais clientes para o negócio. 

A empreendedora Beatriz Suster contou a história de sucesso dela com o Google Ads para o Dono do Negócio. “Realmente tem retorno, mesmo com um investimento baixo. O mais importante é escolher bem as palavras do anúncio e o horário para aumentar o valor por acesso!”, aconselha a quiropraxista para quem está pensando em usar os anúncios pagos. 

Em qualquer plataforma que você escolher para marcar presença com o seu negócio é preciso pensar em conteúdo de qualidade. Procure entender o impacto para o cliente de cada uma das redes sociais e das possibilidades do marketing digital. Tenha em mente que tudo que for postado com a marca da sua empresa poderá ficar por muito tempo como uma característica dela – seja boa ou ruim. Para se tornar relevante, passe sempre informações verdadeiras, checadas e que sejam atrativas para o seu público.   

  • Faça propagandas offline

Saber como atrair clientes não está limitado apenas ao mundo digital. Muitos tipos de negócios podem crescer com a ajuda de materiais de propagandas como panfletos atrativos, faixas e banners. O marketing para salão de beleza pequeno, por exemplo, consegue conquistar novos clientes com ações como anúncios de promoções em placas que ficam do lado de fora do salão, para atrair as pessoas que estão passando pelo endereço. 

Antes de correr para a gráfica, porém, é importante pesquisar a região do seu negócio para entender se essas estratégias realmente serão produtivas. Além disso, pense na possibilidade de imprimir usando papéis que impactam menos o meio ambiente e de evitar o desperdício de folhas! 

  • Tenha o contato dos seus clientes

Usar o marketing como forma de atrair clientes inclui conseguir chegar até esses consumidores de diversas formas, e não apenas com a ida dele ao estabelecimento ou visita ao site da empresa. E por que essas informações são importantes? Ter o contato dos clientes vai abrir novos canais de conversa. Com a permissão do consumidor, é possível enviar novidades sobre a empresa, promoções exclusivas ou antecipadas, cupons de descontos por canais como telefone, e-mail e até endereço. O aplicativo de mensagens WhatsApp, por exemplo, está se tornando cada vez mais uma ferramenta para ajudar as vendas dos pequenos empreendedores

  • Crie um e-mail para falar com os clientes

Por outro lado, com as conversas facilitadas por aplicativos de celular, podemos esquecer de outras formas de comunicação que são importantes também para os clientes. Ter um e-mail para falar com os consumidores é uma solução formal que atende àqueles que precisam entrar em contato com a sua empresa.

  • Envie e-mail marketing e/ou newsletter

A eficácia das duas estratégias de marketing devem ser pesquisadas antes de você botar a mão na massa. O e-mail marketing será uma forma de disparar ofertas para os clientes que poderão ser atraídos a entrar no site do seu negócio e fazer uma compra ou a ir até o estabelecimento.

Já a chamada newsletter é um pouco mais completa. Cabe, sim, colocar uma ou outra promoção no e-mail, mas seu foco deve ser mais abrangente, com conteúdos interessantes para os clientes. Por exemplo, se você tem uma loja de bolos, pode usar esse canal para enviar algumas receitinhas para os consumidores que decidirem se inscrever na sua news! 

Tenha um excelente atendimento ao cliente

Consumidores tendem a voltar a fazer negócio com a mesma empresa quando são bem atendidos. Além disso, eles também podem contar para outras pessoas sobre a boa experiência que tiveram, o que configura uma forma certeira de como atrair clientes. Um atendimento ao cliente excelente demanda dedicação não apenas na hora de abordar o consumidor que chega no estabelecimento, mas de criar um relacionamento antes e depois da compra. 

Caso tenha funcionários, invista em treinamentos e certifique-se que eles estejam alinhados às visões do seu negócio. Lembre-se que são eles que muitas vezes terão o primeiro contato com o cliente. Além disso, ter um bom atendimento pós-compra, ajudando o consumidor quando ele precisar, também é um caminho para atrair cada vez mais clientes. 

Para além do básico, use informações coletadas em pesquisas de satisfação ou dos formulários feitos para conhecer seus clientes para prestar atendimentos personalizados, como mandar ofertas de produtos que eles costumam comprar ou até mesmo desejar feliz aniversário e boas festas no final do ano!

Saiba o que o seu cliente pensa sobre você

Pesquisas de satisfação são estratégias que permitem ao dono do negócio saber em quais processos precisa melhorar. Por exemplo, ao receber muitos feedbacks negativos dos clientes sobre a disposição dos produtos em uma loja é possível mudar a forma como os itens são colocados. A mesma lógica funciona para todos os setores de uma empresa, como atendimento ao cliente, marketing, caixa, funcionários e entrega. 

Descobrir o que o consumidor gosta ou não sobre a sua empresa faz parte das estratégias sobre como atrair clientes. Afinal, uma ação que dá certo com um grupo de compradores, por exemplo, terá mais chances de funcionar e agradar outras pessoas.

Conheça os direitos do consumidor

O cliente é considerado a parte mais fraca de uma relação de compra e venda e, por isso, é protegido pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990). O empreendedor que conhece a norma estará melhor preparado para atender bem. Uma empresa que conhecidamente não respeita algum direito do consumidor, além de ter problemas sérios e até judiciais, também enfrentará dificuldades em atrair novos clientes. 

Aproveite dias comemorativos

As datas comemorativas são excelentes para o dono do negócio que quer saber como atrair clientes. Isso porque, em momentos como o Natal e o Dia das Mães as vendas e prestações de serviços naturalmente aumenta, e o empreendedor pode aproveitar para lançar mão de estratégias que conquistem clientes novos. 

O próprio dia do cliente é um exemplo de data que pode servir para conquistar novos compradores, fidelizar os consumidores de casa e tornar a sua marca mais conhecida. Faça campanhas de marketing e ofereça boas promoções sempre que o orçamento do seu negócio permitir e, claro, com muito planejamento!

Use aplicativos para atrair mais clientes

O uso da tecnologia para os negócios vai além das redes sociais. Com aplicativos de celular é possível encurtar a distância entre uma empresa e o consumidor. Quem tem um restaurante, por exemplo, pode escolher atrair clientes usando plataformas de delivery como Rappi, Ifood e UberEats. Esses apps permitem que o empreendedor faça um cadastro de seu estabelecimento e comece a receber pedidos de usuários para a entrega de comida. 

Além do ramo de alimentação, outros setores, e até mesmo os prestadores de serviços, também podem ser beneficiados com os aplicativos. Exemplos como o GetNinjas, servem de plataforma de contratação de profissionais como assistentes técnicos, professores, mecânicos, consultores, designers, pedreiros, eletricistas e encanadores. De acordo com as avaliações dos usuários fica ainda mais fácil atrair clientes, por isso é importante sempre prezar pela qualidade daquilo que a sua empresa oferece ao consumidor. 

Ofereça opções de pagamento

Você sabia que, além dos donos de negócios, que possuem CNPJ, as pessoas físicas também podem ter máquina de cartão? Ou seja, não existe mais nenhum motivo para uma empresa não oferecer opções de pagamento. Aceitar cartão é uma estratégia que não é apenas vantajosa para o empreendedor, que tem mais segurança na hora de receber o dinheiro das vendas, como também para o consumidor, que terá a compra facilitada. Ou seja, é uma ótima forma de saber como atrair clientes novos para o negócio. 

Não é preciso se preocupar em ter uma maquininha de cartão e arcar com as taxas sozinho, por exemplo. A prática de dividir o valor com o próprio cliente é legal e pode ser praticada quando o consumidor topar. Da mesma forma, a venda parcelada também não precisa ser assustadora para o dono do negócio: além de atrair mais clientes, eles ainda podem levar mais produtos com a possibilidade de pagar em prestações. 

Tente não deixar o cliente na mão

Como atrair clientes caso ele não encontre o que desejar no seu negócio? Para evitar frustrar o consumidor é importante manter um bom controle de estoque, e alguns aplicativos podem te ajudar com a organização dos produtos. As ferramentas alertam quando um item está chegando ao fim e ainda ajuda na hora de fazer um balanço de vendas, já que a saída de mercadoria é documentada. 

Saiba o que a concorrência está fazendo

Uma estratégia muito comum, usada para atrair clientes e para ajudar a tomar outras decisões, é saber o que a concorrência está fazendo. Além de, lá no comecinho do negócio, ser indispensável uma análise dos competidores para entender o mercado de atuação, ao longo do tempo também é importante ficar de olho na concorrência. 

Isso não significa, porém, que tudo que os competidores façam vá (ou deva) funcionar para a sua empresa. É necessário olhar para as estratégias da concorrência de acordo com a realidade do próprio negócio.

Faça promoções de sucesso

Talvez essa seja a estratégia mais popular na hora de pensar como atrair clientes, afinal, não existe quem não goste de uma boa promoção. Elas são eficazes não apenas para conquistar novos consumidores, mas também para fidelizá-los e aumentar as vendas. Mas, não se esqueça, para fazer uma promoção de sucesso é necessário ter conhecimento sobre a situação financeira da empresa, já que oferecer descontos, muitas vezes, também é um investimento que tira dinheiro do caixa do negócio.  

Além disso, é possível escolher entre diversos tipos de promoções, como a de “compra 2 e leve 3”, onde o cliente pagará por dois produtos e ganhará um de brinde. As promoções que envolvem a indicação de uma pessoa para que o cliente ganhe desconto ou um mimo também é muito eficaz para atrair novos consumidores!

Tenha preços competitivos

Vamos concordar que nem sempre precificar um produto é uma tarefa fácil, né? Mas essa atividade não deve ser negligenciada. Aumentar ou diminuir muito o preço de um item pode prejudicar as vendas ou, por outro lado, fazer com que o seu negócio perca dinheiro. Para atrair clientes, a melhor estratégia é se empenhar para calcular corretamente o preço de um produto, que depende de fatores como o valor que você pagou e também da oferta e procura do mesmo.  

>> Embora muitas estratégias sobre como atrair clientes novos possam ser utilizadas por todos os tipo de negócio, independentemente da área de atuação ou do seu porte, para intensificar ainda mais as chances de conquistar o consumidor é possível traçar planos específicos para cada empresa ou setor. Conheça alguns exemplos: 

  • Como atrair clientes para loja de material de construção

O setor de varejo de materiais de construção pode ser visto como um mercado que não necessidade de marketing digital, por exemplo, mas a eficácia dessas estratégias é real até mesmo para as lojas de bairro. Com uma marca sólida e atraente nas redes, os clientes podem ser atraídos pelos comentários de outros consumidores que já passaram pelo local. 

Outro fator muito importante que deve ser visto com um olhar ainda mais atento quando falamos sobre esses estabelecimentos é a organização da loja. Saber como atrair clientes novos inclui oferecer um ambiente que permita que eles andem pelo espaço e consigam encontrar o que procuram! 

  • Como atrair clientes para loja de roupas

Lojas que vendem roupas têm um atrativo a mais em comparação com outros estabelecimentos: elas precisam saber como atrair clientes já na calçada. A vitrine é uma peça-chave no sucesso de uma marca de roupas com loja física e até mesmo em lojas virtuais, onde o cuidado deve ser tomado com o visual das páginas onde o consumidor vai navegar. 

Assim como as lojas de materiais de construção, o setor de venda de roupas merece uma atenção especial com o espaço para atrair clientes. Uma loja de vestuário deve ter bastante espaço para o consumidor conseguir conhecer os produtos. De igual importância, o atendimento ao cliente é capaz de conquistar ou espantar os compradores: insistir muito para que ele leve uma peça não deve ser uma estratégia, tente mostrar que você está presente caso ele precise da sua ajuda, sem sufocá-lo dentro do estabelecimento.

  • Como atrair clientes para depilação e estética

Está enganado quem pensa que depilação e estética devem ser serviços direcionados apenas para o público feminino. E ter esse conhecimento inclusivo é uma das estratégias que devem ser aplicadas na hora de decidir como atrair clientes neste setor.

Possibilitar o agendamento de horários online e ter um atendimento ao cliente direcionado à experiência do consumidor também são duas estratégias que devem ser tratadas com ainda mais dedicação quando falamos em depilação e estética. Permitir que as pessoas marquem sessões pela internet vai evitar que o você fique sempre atendendo ao telefone e ainda facilitar para o consumidor. Enquanto fazer com que o cliente se sinta especial é uma estratégia para que ele volte e traga outras pessoas! 

Quais são as suas estratégias para saber como atrair clientes para o seu negócio? Deixe o seu comentário!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.