10 dicas para aprender como atrair clientes para salão de beleza

17/12/2019
8 min de leitura
Equipe Dindim
17/12/2019
8 min de leitura
Dona de Salão de Beleza atendendo sua cliente

No Brasil, o mercado de beleza e estética é enorme. Somos grandes consumidores de produtos e serviços desse segmento. Por isso, o modelo de negócio de um salão de beleza que oferece cortes de cabelo, manicure, pedicure, maquiagem e penteados atende aos mais variados públicos e localizações. 

O empreendedor que decide investir no setor, deve criar estratégias e estar sempre pensando em inovações para conquistar clientes e se destacar diante de um cenário com bastante concorrência, mas também com muitos potenciais consumidores! 

Uma característica que define esse tipo de negócio, além da qualidade dos serviços prestados, claro, é o atendimento ao cliente. Quando é bem atendida, uma pessoa que visita um salão de beleza pela primeira vez pode ter mais chances de voltar e se tornar cliente fiel, assim como fazer indicações para amigos.

Se você quer saber como atrair clientes para salão de beleza com essa e outras dicas, confira a lista que o Dono do Negócio separou e comece a montar as suas estratégias:

  • Capriche no atendimento

Para muitas pessoas, ir a um salão de beleza é atividade rotineira. Ou seja, elas voltam para o seu negócio em um curto espaço de tempo para obter os mesmos ou diferentes serviços. Mas a experiência vivida e o atendimento recebido são fundamentais para que essa fidelização aconteça.

Um bom atendimento ao cliente acontece antes, durante e depois do momento da prestação de serviço. Cative o consumidor ainda antes dele chegar ao seu estabelecimento com boas ações de marketing para salão de beleza, execute o combinado com excelência e esteja presente caso ele precise de um atendimento pós-compra.

Alguns salões de beleza têm a opção do cliente voltar em um período determinado – como uma ou duas semanas – para fazer um reajuste gratuito de algo que não tenha ficado perfeito ou realizar o mesmo procedimento novamente, como um corte de cabelo, por um preço um pouco mais em conta. 

Com isso, o cliente que frequenta o salão uma vez por semana, por exemplo, terá motivos atraentes para voltar, como a possibilidade de conseguir um desconto se contratar o mesmo serviço feito anteriormente. 

  • Crie diferenciais para o seu salão de beleza

Planejar ações ou diferenciais para se destacar no mercado de beleza e estética é indispensável. Existem chances, por exemplo, do seu negócio disputar tanto diretamente a concorrência com outro salão de beleza no mesmo bairro quanto indiretamente com grandes redes ou nomes do setor. 

Há algumas possibilidades de diferenciais para um salão de beleza. É possível apostar em produtos mais exclusivos, como uma linha de cremes para tratamento capilar que poucos estabelecimentos do ramo trabalham. Também dá para se especializar em um tipo de serviço, como a coloração de cabelo ou nas chamadas nail arts, que são os desenhos caprichados nas unhas. 

Além disso, a forma como o seu salão de beleza é definido e visto pelos clientes também pode ser um diferencial. Por exemplo: o local que tem um atendimento rápido e preços mais baixos ou o salão que oferece descontos quando o cliente faz mais de um serviço. Essa imagem deve ser construída conscientemente pelo dono do negócio ao longo do tempo e poderá influenciar a chegada de novos clientes!

  • Incentive o boca a boca

O que também é muito eficaz na hora de saber como atrair clientes para salão de beleza é o tradicional boca a boca. Quase sempre infalível, as boas indicações feitas por consumidores que já conhecem um determinado produto ou serviço do seu negócio são sempre muito bem-vindas e desejadas. 

Com a visibilidade que uma empresa pode ter na internet, os comentários e feedbacks deixados pelos clientes são uma espécie de indicação indireta. A avaliação que uma pessoa faz online pode ajudar outros possíveis consumidores a também visitarem o seu salão. Quem nunca pesquisou as recomendações de um estabelecimento no Google antes de se deslocar até ele?

  • Crie um site para o negócio

Como atrair clientes para salão de beleza sem nenhuma presença na internet? É possível viver apenas daqueles clientes que estão próximos ou passam em frente ao estabelecimento? Ainda que seja, não tenha dúvidas que você atingirá muito mais consumidores se tiver um site próprio e presença na internet. É possível usar uma ferramenta do próprio Google chamada Google Meu Negócio para criar uma plataforma exclusiva da sua empresa e ainda começar a aparecer no Google Maps. 

  • Entre para as redes sociais

Algumas redes sociais parecem até que nasceram sabendo como atrair consumidores para salão de beleza. O Instagram é uma delas! Brincadeiras a parte, a plataforma de fotos pode servir como uma ótima vitrine para conquistar clientes e ainda ser referência nos assuntos de beleza. Faça posts sobre o dia a dia do seu salão, fale das promoções e sorteios, e publique conteúdos relacionados que possam ser interessantes para os clientes que seguem o perfil do seu negócio. 

Não é preciso ter um perfil em todas as redes sociais disponíveis. Faça uma pesquisa para saber onde exatamente está o seu cliente: pergunte às pessoas que frequentam o seu salão, por exemplo. Não perca tempo com plataformas onde você poderá não encontrar possíveis consumidores – afinal, as horas do pequeno empreendedor são muito valiosas! 

Porém, a partir do momento que o seu negócio se compromete em ter um perfil em uma rede social, é importante que ele mantenha uma rotina de posts. Publicar pelo menos uma vez ao dia é uma forma das pessoas continuarem vendo os seus conteúdos. Daí a importância de escolher onde marcar presença, uma vez que essa programação demanda tempo e dedicação.

  • Invista em posts pagos

A internet é muito generosa com o pequeno empreendedor. Se em muitos casos o dono de um salão de beleza de bairro não tem as condições financeiras para veicular uma propaganda em grandes jornais ou na televisão, com algum planejamento ele conseguirá anunciar seus serviços em plataformas como o Google e o Facebook. Lembre-se de conferir junto ao seu controle financeiro a situação do seu fluxo de caixa antes de pagar para que as suas publicações atinjam mais clientes na internet!

  • Tenha o contato dos seus clientes

Ter o contato do cliente é útil para você, dono do negócio, e também para o próprio consumidor. Com aplicativos de mensagem como o WhatsApp é possível se aproximar do cliente com ofertas exclusivas de acordo com o perfil dele, facilitar a conversa em caso de marcação, remarcação ou cancelamento de serviços e ainda mostrar para o consumidor o quanto o seu negócio está atento à experiência que ele terá: use datas comemorativas como o aniversário para entrar em contato e oferecer vantagens! Essa é uma estratégia de como atrair clientes para salão de beleza que pode ser feita sem custos dependendo do tamanho do seu negócio e do número de clientes!  

  • Receba agendamentos online

Dê adeus àqueles telefones tocando sem parar que atrapalham a produtividade dos pequenos salões, onde nem sempre uma única pessoa pode cuidar exclusivamente da recepção ou do agendamento de horários. Hoje existem sistemas online onde é possível cadastrar um salão e permitir que o cliente marque e desmarque horários pelo computador ou celular. Facilitar a chegada do consumidor ao seu negócio é uma das formas de atraí-los.

  • Faça parcerias com marcas de produtos

Fazer bons acordos de parcerias com representantes de produtos de beleza e estética que você costuma usar também é uma boa estratégia para atrair clientes para salão de beleza. Ter parceiros pode diminuir os custos desses itens para você e, consequentemente, também para o consumidor! Além disso, se a marca parceira for muito procurada pelos clientes, não exite em colocá-las nas peças de comunicação!

  • Dê opções de pagamentos para os clientes

Andar com dinheiro na carteira é uma prática bem pouco comum hoje em dia. Por isso, oferecer outras formas de pagamento para os clientes é uma das estratégias para atrair clientes para salão de beleza. Aceitar cartão também possibilita que os consumidores gastem mais – fazendo em uma mesma visita as unhas, um corte e uma hidratação de cabelo, por exemplo – do que provavelmente fariam caso fossem obrigados a pagar em dinheiro!

Para quem quer praticidade no dia a dia, as modernas maquininhas de cartão que não demandam mais do que uma conexão à internet pelo celular, como a SumUp Top, facilitam as operações de pagamento e ainda permitem que o dono do negócio receba o dinheiro das vendas em até um dia útil, de acordo com o plano escolhido! 

Tem um salão de beleza e quer compartilhar as suas estratégias para atrair clientes? Deixe o seu comentário!

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