Dicas para começar o marketing para salão de beleza pequeno

Divulgar o seu negócio com um ótimo marketing para salão de beleza trará resultados como novos clientes, fidelização de consumidores e, com isso, o aumento do faturamento.
16 de agosto de 2019LEITURA DE 28 MIN

Uma boa estratégia de publicidade pode fazer o seu pequeno salão de beleza decolar. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), fatores como marca e reputação, e a fidelização de clientes são chaves para o sucesso de da um empreendimento no setor. 

O marketing para salão de beleza, e hoje principalmente o marketing digital  — que inclui não apenas as redes sociais na internet, mas tecnologias como o celular e até peças gráficas online — é um aliado na hora de fortalecer uma marca e manter a sua reputação. A gestão de salão de beleza com campanhas publicitárias bem planejadas e executadas ainda podem trazer clientes mais propensos à fidelização. 

Começar ou melhorar o marketing de um salão de beleza pequeno não é uma tarefa fácil porque envolve múltiplos fatores e atenção aos detalhes, mas é uma forma efetiva de conseguir mais clientes e aumentar o faturamento, assim como se estabilizar no mercado de beleza e estética. Com planejamento e dedicação fica mais fácil chegar ao objetivo final.


Mas, afinal, como fazer marketing para salão de beleza?

As estratégias de marketing de uma empresa sempre devem se adequar às necessidades e preferências do público-alvo. Além de efetivamente fazer campanhas publicitárias, o marketing para salão de beleza inclui outras decisões importantes, como a decisão do nome da marca.

Preocupe-se com a identidade visual da empresa. Ter um bom logo, saber escolher boas fotos para decorar o local, fotos para divulgar o negócio, e preparar um cartão de visita também são passos dentro da estratégia de marketing para salão de beleza

Não pense que acabou por aí. As promoções certeiras, capazes de atrair novos clientes e fidelizar quem tem uma boa experiência no seu salão de beleza, são ações importantes. Como em todo negócio, um espaço de beleza e estética deve manter o atendimento ao cliente em um nível excelente para se destacar no mercado.

Vai começar a traçar o planejamento de marketing do seu pequeno salão de beleza? Confira as dicas do Dono do Negócio


1. Construindo a marca de um salão de beleza 

Tirar do papel um projeto de salão de beleza inclui tomar decisões que irão influenciar o marketing do salão de beleza no futuro, como o nome do negócio, o slogan do salão de beleza e se fará decoração projetando um salão de beleza pequeno e simples ou grande e com muitos itens. Quando ideias inovadoras para salão de beleza são colocadas em prática, a construção da marca deve ser condizente com fatores como o local do empreendimento e, claro, o público-alvo do negócio. 


  • Nomes para salão de beleza

Bater o martelo em um nome para um empreendimento nem sempre é uma missão simples, mas pode ser divertida. Além dos documentos burocráticos, escolher entre as opções de nomes para salão de beleza vai influenciar a forma como os clientes enxergam o negócio.

Comece justamente pelo público. Quem você quer que frequente o seu salão? Mulheres e homens jovens? Mulheres de meia-idade? Qual o perfil financeiro dessas pessoas? Depois de responder essas perguntas, você irá limitar as possibilidades de nomes para salão de beleza. Não dá para colocar palavras que remetem ao universo masculino se você pretende atender exclusivamente mulheres, por exemplo. 

Alguns sites ajudam na escolha de nomes criativos para salão de beleza. O Dono do Negócio, por exemplo, tem uma lista com 125 opções que você pode conferir aqui. O portal Universidade da Beleza também oferece 88 ideias de nomes para salões de beleza para inspirar os novos empreendedores. 

  • Decoração para salão de beleza

Depois de decidir abrir um salão e escolher o nome do negócio, é hora de ir atrás de um local para receber a sua empresa e pensar na decoração, que também deve conversar com o nome e a sua identidade visual.

Lembre-se do espaço de circulação, que é muito importante dentro de um salão de beleza, pense no número de funcionários que você deverá ter no começo e em locais que não estarão aos olhos dos clientes, mas que serão essenciais na gestão do negócio, como o estoque e até uma cozinha.

Salões de beleza costumam ter itens na decoração muito exclusivos do tipo de negócio: como os espelhos, as cadeiras e os balcões. Na hora de escolher esses produtos, não pense apenas na beleza deles, mas certifique-se de que são funcionais, evitando que eles precisem ser trocados com pouco tempo de uso! 


2. Propaganda de salão de beleza

Parte importante do marketing para salão de beleza é feita com a divulgação do empreendimento. Nas redes sociais ou nas ruas e no boca a boca, a propaganda de salão de beleza deve ser pensada com estratégias para atingir o público-alvo e de fidelizar os clientes. 

A propaganda para salão de beleza é o caminho para o seu estabelecimento ficar conhecido. Portanto, é preciso pensar localmente em como atingir os moradores do mesmo bairro no qual o salão de cabeleireiro está localizado, mas também não esquecer da presença nas redes sociais, onde é possível trazer pessoas que não moram tão perto, caso você trabalhe com produtos, serviços e promoções atrativas para o consumidor. 


  • Panfleto para salão de beleza

A panfletagem ainda é uma boa opção para os pequenos salões de beleza. Isso porque esses empreendimentos podem estar localizados em áreas residenciais. Entregar um panfleto do salão de beleza para o potencial cliente que mora a uma distância curta do local aumenta as chances de um retorno efetivo.

Use eventos locais para distribuir panfletos do seu salão de beleza. Faça parcerias com outros comércios próximos que possam deixar os papéis para os clientes deles enquanto você faz o mesmo no seu empreendimento. Essa troca pode trazer mais clientes e ainda têm um peso de uma indicação.

É possível fazer apenas um panfleto do salão de beleza ou separar o negócio por tipo de serviço: panfleto cabeleireiro, panfleto depilação, panfleto barbearia, panfleto de manicure. Isso vai depender do seu orçamento para propaganda do salão de beleza e do espaço que cada serviço tem no seu negócio. É possível procurar ideias de panfletos de propaganda na internet ou em nas próprias gráficas que fazem o serviço de impressão dos materiais de marketing para salão de beleza


  • Banner para salão de beleza

Um banner no salão de beleza pode ser usado na forma impressa, no próprio salão, com promoções na entrada para atrair novos clientes e até em outros empreendimentos que aceitem fazer uma troca de divulgação. 

Também é possível fazer um banner para salão de beleza online. Se a ideia for, por exemplo, pagar por um espaço de propaganda em um site especializado no mercado de beleza e estética, essa é uma boa opção para chamar atenção dos clientes!

Com o Canva, uma ferramenta gratuita para a produção de materiais gráficos, é possível criar um banner salão de beleza tanto para usar internet como para imprimir. Você pode acessar aqui um pequeno tutorial da plataforma.


  • Cartão de visita para salão de beleza

O cartão ainda é bastante usado em alguns tipos de negócio e pode ser parte importante do planejamento de marketing para salão de beleza. O ramo de beleza e estética é um deles, já que muitos locais ainda marcam horário de atendimento apenas pelo telefone. Com isso, o cartão de visita é útil aos clientes que frequentam o salão de beleza

Também com o Canva é possível escolher um modelo de cartão de visita para salão de beleza. Muitos deles já estão prontos, e você precisa apenas editar as informações como nome do salão, telefone e endereço. 

O freepik também tem modelos de cartão de visita para cabeleireiro disponíveis sem custo. Outras duas ferramentas que trabalham com a opção de criação gratuita são o gerador de cartão da Shopify e o Crello.


  • Cartão de visita para cabeleireiro masculino

Se o seu salão é voltado para homens, é possível encontrar um modelo de cartão de visita para cabeleireiro masculino. Desta forma, será mais fácil falar com o seu público-alvo. Um cartão de visita para cabeleireiro masculino pode ser simples, com cores mais escuras e os itens básicos como a tesoura e um pente.


  • Cartão de visita para cabeleireiro feminino

Caso o salão tenha como público-alvo apenas as mulheres, o cartão de visita para cabeleireiro feminino pode ter cores mais claras e outros itens, como secador de cabelo e chapinha. Lembre-se que um bom cartão de visita cabeleireiro feminino deve ter informações sobre os serviços, como manicure e depilação. 


  • Fotos para propaganda de salão de beleza

As imagens falam muito e não podem faltar na hora de implementar marketing para um salão de beleza! Por isso, uma campanha publicitária deve ter boas imagens do salão de beleza, tanto dentro do próprio ambiente quanto nas redes sociais.

As fotos para salão de beleza devem ser escolhidas com cuidado para retratar apenas os serviços prestados pelo seu negócio, sem correr o risco de parecer uma propaganda enganosa.

Quando não puder usar fotografias próprias ou de algum profissional que clique especificamente para o seu estabelecimento, aposte nos bancos de imagens da internet. Alguns têm opções gratuitas, como o já citado freepik e o pixabay.

As fotos para salão de beleza também podem ser usadas indicar o tipo de negócio em modelos de placa para salão de beleza, cabeleireiro, manicure ou centro de estética. 


  • Frases de salão de beleza

Junto das imagens, frases de impacto no salão de beleza podem atrair mais clientes quando são cativantes e despertam interesse do público-alvo. Você pode contratar um profissional para produzir textos para propagandas do seu salão de beleza, por exemplo, e usar tanto em materiais gráficos impressos, quanto em publicidade online ou nas postagens de redes sociais.

Um bom site para referências de frases de salão de beleza é o Pinterest, onde você pode encontrar cartões com mensagens divertidas sobre o assunto. O marketing para salão de beleza pode ter materiais segmentados que cheguem diretamente a um recorte de pessoas ou serviços dentro do seu público-alvo, como por exemplo frases de manicure para atrair clientes


  • Presença nas redes sociais

Atualmente, usar as redes sociais quando se tem um negócio é essencial. Criar perfis no Facebook e Instagram (para a maioria) e outras plataformas como Twitter (para determinados tipos de negócios) não é mais apenas uma questão de ter ou não ter, mas de ser encontrado pelos consumidores. 

Para colocar em prática as estratégias de marketing digital para salão de beleza comece criando um perfil em redes sociais ou site um site próprio da sua empresa. Se o seu salão não tem nada disso, ferramentas como o Google Meu Negócio te colocam literalmente no mapa, já que com ela a página da sua empresa começa a aparecer no Google Maps e nos resultados de buscas. 

Você pode usar as redes desde o comecinho, já com o convite para inauguração de salão de beleza. Depois, lembre-se de manter o seu cliente atualizado sobre as novidades do negócio. Também é legal acompanhar um pouquinho alguns serviços, como postar fotos de uma cliente que dê permissão para divulgar suas imagens de antes e depois. As promoções também são muito bem-vindas nas redes sociais. É sobre elas que falaremos no próximo tópico.


  • WhatsApp

Ter o contato dos seus clientes é importante para mantê-los atualizados, informá-los sobre promoções, oferecer suporte e também um atendimento personalizado. Por aplicativos de mensagem como o WhatsApp todas essas ações podem ser parte do seu planejamento de marketing digital. 

Sem encher o seu cliente de mensagem, monte um cronograma de disparos com informações relacionadas aos serviços oferecidos no seu salão. Por exemplo: se às quartas-feiras o corte de cabelo é mais barato, uma ou duas terças-feiras por mês você pode enviar um aviso sobre a promoção.

Se você ainda não tem o contato dos seus clientes, clique aqui para descobrir 3 formas de conseguir e começar a usar o aplicativo de mensagem para atrair os clientes para o seu negócio. 

3. Promoções

São muitas as dicas de promoções para salão de beleza, que podem atrair novos clientes e fidelizar os que já conhecem o seu trabalho. É possível tanto dar descontos caso a pessoa volte ao salão dentro de um período curto de tempo, como fazer promoção de manicure, cabeleireiro e qualquer outro serviço específico. Faça sorteios e ofereça brindes e recompensas aos clientes que frequentam muito o seu salão de beleza, essa é uma forma de agradecer pela preferência. 

Oferecer aos clientes pacotes promocionais para salão de beleza também é uma ótima opção de fazer promoções de sucesso. Aproveite datas comemorativas e explore ocasiões especiais no qual as pessoas normalmente precisam dedicar mais tempo à aparência, como casamentos e formaturas. Deixe as informações em plaquinhas de promoção para salão de beleza e use as redes sociais para divulgar! 

Veja algumas datas e ideias para promoção de salão:

  • Promoção de Dia das Mães para salão de beleza

Um grande dia para o dono de quase qualquer negócio, a data não poderia deixar de ser ótima também para fazer uma promoção de Dia das Mães para salão de beleza. Prepare-se com antecedência, faça as contas e planeje ações que possam realmente atrair clientes, trazer mais lucro e ao mesmo tempo serem boas para os consumidores.

Para conquistar clientes e se diferenciar de outros estabelecimentos do mesmo ramo, coloque a criatividade em prática na hora de escolher uma promoção de Dia das Mães para salão de beleza. É possível, por exemplo, oferecer um pacote para mãe e filha passarem um dia recebendo diferentes cuidados de beleza, como cortar o cabelo, fazer as unhas e uma limpeza de pele.

Lembre-se que as mães também podem se presentear neste dia! Dê opções com descontos para que não pensem duas vezes na hora de escolher o melhor presente para elas mesmas. Comece a divulgar promoções sazonais como essas algumas semanas antes, para que os clientes possam se planejar. 


  • Promoção de Dia dos Pais para salão de beleza

O dia para celebrar o amor paterno também não fica atrás. Tirar a barba, cortar o cabelo, fazer as unhas. Na hora de fazer uma promoção de Dia dos Pais para salão de beleza, ofereça serviços com descontos ou um pacote completo para os pais que querem se preparar para comemorar o dia deles com os familiares.

Como a data é conhecida e esperada, pense em fazer preços melhores para marcações de horário antecipadas, por exemplo. Por que não usar uma data comemorativa como esta para fazer uma promoção de Dia dos Pais para salão de beleza que estreie um produto ou serviço novo?

Mesmo que o seu público-alvo não seja os homens, lembre-se que em dias de comemoração muitas pessoas costumam procurar serviços de salão de beleza para cuidar do cabelo e das unhas e se arrumar para a comemoração. Então, mesmo que seja o dia dos pais, faça promoção também para as mulheres! 


  • Promoção de Dia dos Namorados para salão de beleza

Fazer uma promoção no Dia dos Namorados é uma forma para salões de beleza atraírem os pombinhos para o seu negócio. Um caminho bacana é transformar os serviços prestados em um presente. Monte pacotes específicos para cada área, como uma opção voltada apenas ao cabelo, com corte, hidratação e escova! 

Como o casal também vai querer caprichar na aparência antes de sair para comemorar, mesmo que o “dia de beleza” não seja um presente, é legal fazer um sorteio, por exemplo. Use as redes sociais para presentear um cliente que ficará feliz por se arrumar com profissionais em uma data especial como essa! 

No Dia dos Namorados, o salão de beleza pode não ficar cheio porque é hora de comemorar, por isso aposte nos dias anteriores também! 


  • Promoção para o Dia das Noiva salão de beleza

Esta também é uma data em que o serviço de um salão de beleza é sempre requisitado, seja no próprio endereço ou até mesmo no local da festa. Em qualquer um dos casos, ter promoções, pacotes e bons preços para o chamado Dia das Noivas pode ser parte do seu marketing para salão de beleza.

Pense em cuidados especiais para a noiva e não esqueça de ter funcionários preparados para os momentos únicos. É preciso ser atencioso, prestativo e saber lidar com imprevistos, já que o casal pode estar nervoso e ansioso na data. 

Ofereça um serviço memorável para um dia tão especial para o casal! Lembre-se que em eventos como um casamento, as indicações contam muito. Se os clientes terminarem a cerimônia satisfeitos, com certeza os amigos deles também ouvirão falar do seu salão de beleza! 


Devo aceitar cartões de crédito e débito no meu negócio?

Nem todas as pessoas continuam carregando dinheiro em espécie na carteira hoje em dia. Por isso deixar de aceitar o meio de pagamento em cartões pode ser uma forma de perder clientes.

Se você está procurando por uma opção descomplicada de aceitar cartões de crédito e débito, a maquininha SumUp Top pode ser a melhor opção. Prática e acessível, ela precisa estar conectada apenas a um celular para oferecer essas opções de pagamento aos seus clientes. 
Contando com a importância do planejamento financeiro para o Dono do Negócio, a maquininha tem um plano antecipado para quem quer receber o valor de uma compra parcelada no próximo dia útil seguinte. Conheça aqui.


Equipe Dono do Negócio

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