3 formas de conseguir os contatos do seu cliente

Ter informações como e-mail e telefone podem te ajudar a construir um bom relacionamento com os consumidores
16 de abril de 2019LEITURA DE 4 MIN

O Dono do Negócio já explicou porque ter o contato dos clientes é bom para o seu negócio — e também para os próprios consumidores, que podem se manter informados sobre a sua empresa e ainda receber novidades e promoções. Mas como conseguir estes contatos?

Cada tipo de negócio e prestação de serviço tem as suas características e formas diferentes de se relacionar com o cliente.

Por exemplo, se você é manicure e vai até a casa dos fregueses, o contato mínimo costuma ser feito pelo telefone ou WhatsApp. A partir dessa conversa, é importante salvar essas informações para não correr o risco de perdê-las.

Mas mesmo se você tem um ponto fixo, onde os clientes podem chegar a partir  de diferentes lugares, também é possível conseguir os contatos do consumidor.

3 dicas para conseguir os contatos dos seus clientes:

1. Cadastro geral

É comum que os negócios tenham cadastros, seja por meio de formulários preenchidos presencialmente ou a partir de opções online disponíveis no site ou em perfis de redes sociais.

É ali que os clientes vão preencher seus dados pessoais e de contato para receber informações e descontos oferecidos pela empresa. Essa prática é bem comum e muitos consumidores já estão acostumados com esse tipo de relação. Aproveite para manter os contatos organizados e atualizados!

2. Solicitação de compra ou serviço

Se você tem um site ou qualquer presença online (como as redes sociais), certamente deixa lá o seu próprio contato, certo? Com o telefone ou o e-mail do seu negócio em mãos, os próprios clientes podem entrar em contato para comprar um produto ou solicitar um serviço.

Nesse momento, é importante que você guarde essas informações e mantenha uma agenda de contatos dos seus clientes.

3. Venda efetuada

Seja pessoalmente, por telefone com entrega ou por envio pelos correios, quando um cliente compra um produto do seu negócio ou solicita um serviço, você pode — e deve — pegar os contatos dele.

Tenha sempre pelo menos o telefone e o e-mail do consumidor, mas, no caso de uma venda, também é legal ter um endereço.

Conhece uma forma diferente de conseguir o contato dos seus clientes? Deixe uma mensagem contando para nós na caixa de comentários!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.