16 aplicativos grátis que vão te ajudar a cuidar da saúde mental na quarentena

Cuidar da mente é essencial durante o isolamento
2 de abril de 2020LEITURA DE 19 MIN

A falta do convívio social e a incerteza sobre o futuro são dois sentimentos comuns em meio à pandemia do COVID-19 – situação que coloca muitos de nós dentro de casa na tentativa de conter a disseminação do novo vírus. Por isso, olhar para o bem-estar da mente é tão importante quanto cuidar da saúde física ou ser produtivo no trabalho remoto.

Para aliviar esse período de confinamento contra o coronavírus, o Dono do Negócio separou aplicativos grátis que vão te ajudar a aprender a como cuidar da saúde mental na quarentena. Não se preocupe caso você não tenha em sua rotina o costume de fazer atividades como meditação e ioga, por exemplo, porque muitas plataformas têm conteúdos voltados para quem quer começar com o autocuidado emocional.

Confira 16 aplicativos e escolha o que melhor se encaixa com a sua rotina e objetivo (e não se esqueça que nenhuma plataforma substituí o diagnóstico médico – sempre procure ajuda profissional quando necessário)

Aplicativos para começar a meditar

  • Headspace

O aplicativo oferece uma série de 10 sessões gratuitas de meditação guiadas, e é uma boa pedida para quem nunca meditou e precisa começar do zero. Dá para acompanhar a sua jornada dentro da plataforma, com registro do tempo total de meditação, número de sessões concluídas e o acompanhamento dos objetivos atingidos com a prática. 

Também é possível fazer um teste da versão paga por 7 ou 14 dias, a depender do tipo de plano que você quiser conhecer. Mas, por causa da pandemia mundial de coronavírus, a plataforma abriu mais conteúdos gratuitos para todos, com meditações temáticas sobre estresse e foco, e uma opção para quem quer caminhar em casa.  Comece agora mesmo! Baixe a versão para IOS ou a versão para Android.

  • Lojong

O nome tibetano do aplicativo significa “treinamento da mente”, que é justamente o foco da plataforma: ajudar quem quer aprender a meditar. As trilhas de meditações vão desde o básico – com sessões de 10 minutos – até orientações temáticas como Mindfulness em Família para praticar com as crianças, Dormir Bem e Consciência para Respiração. 

O aplicativo conta com treinamentos gratuitos e uma versão paga que habilita o acesso integral ao conteúdo. Por causa da pandemia de COVID-19, porém, a plataforma disponibilizou um voucher de 30 dias grátis para todos. Para quem tem Android, basta instalar o app, ir em “mais” no menu, escolher a opção “cupom” e digitar o código COR-02020. No IOS, é preciso acessar www.lojongapp.com/cupom e informar o mesmo código, junto com o e-mail cadastrado na AppStore. Você pode baixar a versão para Android ou para IOS.

  • Zen

Ao instalar o aplicativo da youtuber e ex-BBB Juliana Goes, o primeiro passo é escolher o seu principal objetivo entre opções como dormir melhor, aliviar a ansiedade, reduzir o estresse, aprender a meditar ou aumentar a produtividade. O segundo passo é fechar o anúncio de 7 dias grátis que aparece na tela, caso você queira acessar o conteúdo gratuito. 

Um diferencial do aplicativo é a seção chamada “Compartilhando Histórias”, onde  toda quarta-feira um convidado fala sobre fases e desafios pessoais que podem servir de inspiração para outros, no estilo podcast. Embora muitas das meditações guiadas sejam pagas, é possível encontrar opções gratuitas diariamente. Baixe a versão para IOS ou a versão para Android.

  • Cíngulo: Terapia Guiada

O aplicativo conta com um diário emocional e com práticas para lidar com situações de emergência relacionadas a estresse e ansiedade que são gratuitas. Você deverá responder a uma série de perguntas para uma autoavaliação sobre alguns sentimentos e sensações, como o seu otimismo, motivação, serenidade e angústia no momento. 

Com esses dados, a aplicação calcula o seu nível de bem-estar emocional, seus traços favoráveis e os prejudiciais. A partir do resultado, a plataforma seleciona sessões personalizadas e você poderá assistir às primeiras sem custo. A autoavaliação pode ser refeita toda semana. Comece agora mesmo baixando a versão para IOS ou a versão para Android.

  • Vivo Meditação

O aplicativo seleciona um conteúdo personalizado de acordo com a sua experiência com meditação e objetivo, como começar a meditar ou controlar a ansiedade. Para quem quer ter um compromisso diário, é possível marcar um horário fixo para que um lembrete seja disparado pela plataforma na hora da sua meditação. As sessões são guiadas pelo monge Satyanatha e algumas só estão disponíveis para quem quiser assinar o serviço. Clique aqui para baixar a Versão para IOS ou para Android.

Aplicativos para começar a praticar Ioga

  • Yoga para iniciantes

O aplicativo é totalmente gratuito e voltado para quem nunca praticou ioga e quer começar no conforto de casa. São três tipos de práticas diferentes, cada uma com três aulas em vídeo para introduzir os usuários ao Vinyasa Yoga (mais intenso), Hatha Yoga (intermediário) e Yoga restaurativa (opção mais suave de relaxamento e alongamento). Você pode baixar a versão para IOS ou para Android.

  • Yoga Studio: Mind & Body

Embora seja falado em inglês, não é difícil acompanhar os vídeos e as posições dos exercícios mesmo sem compreender o idioma. A série chamada essentials, com 30 vídeos para praticantes iniciantes, intermediários e avançados não tem custo e pode ser acessada via download. A plataforma também oferece a opção descritiva de cada uma das posições de ioga, assim, caso você compreenda inglês e não queira baixar as aulas em vídeo, pode ver a imagem e o texto para reproduzir os exercícios em casa. Baixe agora mesmo a versão para IOS ou a versão para Android.

Aplicativos para hábitos mais saudáveis

  • Drink Water (Beba Água)

Simples e eficiente, o aplicativo calcula quantos litros de água o usuário precisa beber de acordo com o peso registrado. Depois disso, basta definir de quanto em quanto tempo o alarme deverá tocar para te lembrar de correr para cozinha e tomar um copo de água. Não se preocupe, a plataforma não toca durante o horário que você disser que está dormindo! Baixe agora mesmo a versão para IOS ou a versão para Android.

  • Sleep Cycle – Sleep Better

Por falar em dormir, esse aplicativo usa o microfone do seu celular para analisar seus sons e movimentos durante o sono na tentativa de melhorá-lo. Vale destacar que algumas funcionalidades são pagas, mas para acessar o conteúdo gratuito basta pular a primeira página de propaganda.

É possível adicionar um despertador fixo, com uma hora certinha, ou uma opção com um janela de horário – como entre 7h e 7h30, por exemplo – para que o aplicativo te desperte em um momento no qual o seu sono estiver mais leve.

Depois da primeira noite, começam a ser montados alguns gráficos sobre a qualidade do seu sono, com informações sobre em quais momentos você esteve mergulhado em um sono profundo e qual foi o tempo total que permaneceu adormecido. Baixe agora mesmo a versão para IOS ou a versão para Android.

  • Contador de calorias

Conhecido pelo seu grande banco de dados sobre alimentos, o aplicativo calcula o limite diário de calorias de um usuário de acordo com o peso atual, a meta de peso e o nível de atividade física. Para você acompanhar quantas calorias ingeriu durante um dia, é preciso registrar todos os alimentos consumidos apenas inserindo o nome deles, já que a própria plataforma consegue adicionar as informações nutricionais. Baixe agora mesmo a versão para IOS ou a versão para Android.

  • Hábito Fácil – Lembretes e Metas

Para quem tem IOS, esta é uma boa escolha de app para criar novos hábitos e abandonar alguns vícios. Ele dispara mensagens com um alarme para que o usuário se lembre das metas que criou, como parar de fumar ou fazer exercícios diários, por exemplo. O aplicativo guarda todos os dados e metas cumpridas e coloca na seção de desempenho, onde é possível acompanhar a evolução dos objetivos com gráficos. Baixe a versão para IOS.

  • Mini Hábitos – Rotina, Hábito, Tarefas diárias

Se você tem um Android, pode baixar o aplicativo, que também tem como objetivo lembrar e estimular o usuário a seguir firme na conquista de metas e nas mudanças de hábitos. A plataforma conta com pequenas aulas sobre como aprender a criar hábitos novos, e com um sistema de pontuação onde a cada conquista você ganha pontos para trocar por itens do próprio app. Baixe a versão para Android.

Aplicativos para controlar a ansiedade e o humor

  • Querida Ansiedade

O aplicativo gratuito da psicóloga Camila Wolf e da designer Ana Luiza Parente reúne informações sobre a ansiedade para pessoas que são afetadas por ela, mas não entendem muito bem seu funcionamento. O objetivo é ensinar sobre como identificar uma crise e também como agir nesses momentos.

A plataforma disponibiliza um e-book – também sem nenhum custo – com o qual é possível fazer a chamada Jornada de Educação Emocional, um programa de 8 semanas com aulas sobre como enfrentar a ansiedade. A usabilidade da plataforma pode ser um pouco ruim em alguns momentos, mas a relevância do seu conteúdo supera as dificuldades de navegação. Baixe agora mesmo a versão para IOS ou a versão para Android.

  • Rootd – Alívio da ataque de pânico e ansiedade

Um monstrinho chamado Rony é a cara do aplicativo focado em autoajuda para as pessoas que querem aprender a controlar a ansiedade e a receber alguma ajuda durante um ataque de pânico. O aplicativo ainda salva um contato de emergência que pode ser acionado diretamente dele.

Entre as funcionalidades da plataforma está o botão chamada Rootr, presente em todas as páginas para que o usuário aperte quando precisar de ajuda, e seja direcionado a uma sequência de frases gravadas em áudio e em texto.

Já as atividades incluem o RepirarAr, um exercício guiado de respiração profunda e o Visualizador, que é uma meditação ativa com sons da natureza e algumas lições sobre o funcionamento da ansiedade. O aplicativo tem bastante conteúdo gratuito, mas para avançar em algumas funcionalidades é preciso pagar. Você pode baixar a versão para IOS ou para Android.

  • Cogni

Esse aplicativo guarda registros pessoais sobre como você está se sentindo. Funciona assim: usando uma barra para mudar as feições de uma carinha, que vai de muito feliz até muito triste, você identifica como está o seu humor no momento. Ao dizer que está muito feliz, por exemplo, aparecerão algumas opções de emoções que você pode escolher para definir com mais detalhes seus sentimentos – como orgulhoso, calmo, feliz e otimista. 

A plataforma guarda o dia e a hora em que foi feito o registro do humor, e permite a inclusão de textos para completar os dados. É possível escrever quais situações dispararam suas emoções, que pensamentos você teve durante esses momentos e quais ações você tomou sobre eles.

Ao final, as informações vão para um relatório com gráfico onde as curvas apontam as variações de humor dentro do período registrado – e o mais legal é que com apenas alguns cliques você consegue enviá-lo para o e-mail do seu terapeuta. Você pode baixar a versão para IOS ou para Android.

  • Controle e Monitor: Ansiedade, Humor e Autoestima

Este aplicativo também é um diário de humor, mas com outras funcionalidades e disponível apenas para usuários do Android. Apesar de ser mais bonito visualmente do que o anterior, alguns anúncios podem aparecer na tela, já que o app é totalmente gratuito. 

Além de registrar seu humor, com a possibilidade de escrever sobre como foi o seu dia e colocar uma imagem para ilustrar, a plataforma tem atividades como o chamado “desafio do bem”, no qual você pode escolher algo positivo para fazer diariamente e uma seção de acompanhamento da sua respiração.

Também dá para fazer testes sobre os seus níveis de ansiedade, depressão, autoestima e estresse. Como forma de acompanhamento, você pode refazê-los sempre que quiser – assim saberá se está se sentindo melhor, por exemplo – e os resultados serão gravados em um gráfico para você analisar.  Você pode baixar a versão para Android.

Conhece outro aplicativo que pode ajudar as pessoas a enfrentar essa quarentena? Deixe o seu comentário e cuide da sua saúde emocional!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.