Como falar com o cliente que entra na loja

Siga as dicas e descubra como se preparar para uma venda, o que falar para o cliente quando ele entra na loja e como criar a relação ideal para vender mais e melhor
13 de setembro de 2019LEITURA DE 7 MIN

Grande parte do sucesso do seu negócio está associado à relação cliente-vendedor. Por esse motivo, faz parte da venda saber dialogar com seu cliente, entender o que ele busca e quais as suas insatisfações, desejos e vontades.

Assim você será capaz de criar uma conexão emocional com o cliente para oferecer o melhor atendimento. Até mesmo porque saber falar com o cliente pode aumentar as chances de ela voltar a comprar com você. Então vamos lá? 

1. Como se preparar para o atendimento

Não é crime treinar conversas com o cliente em casa. Pelo contrário, vender melhor requer treino. Para isso, ensaie como abordar seu cliente por telefone ou pessoalmente. Faça exercícios na frente do espelho, preste atenção nas suas expressões faciais e vícios de linguagem, como gírias e ou expressões muito regionais.

Se você treinar em casa, o atendimento ao cliente na loja será muito mais tranquilo. Faça disso uma rotina.

2. Como demonstrar segurança

Ensaiar uma venda não significa decorar suas falas e gestos. Tente parecer o mais seguro possível no contato com o cliente. Para isso, conheça muito bem o seu produto e esteja preparado para responder qualquer tipo de dúvida.

3. Como se mostrar disponível

Assim que o cliente chega na loja, cumprimente com um “bom dia”. Logo em seguida, apresente-se e pergunte seu nome. Se ele não se mostrar muito aberto, diga que você está à disposição se ele precisar de qualquer coisa. Lembre-se do nome, pois isso ajuda a estabelecer um diálogo de confiança

Dedique toda a sua atenção para o cliente na loja, mas sem sufocá-lo. Respeite o seu tempo e também o seu espaço. Você não precisa ficar olhando pra ele o tempo todo, mas tenha em mente que o seu papel é estar ali para ajudá-lo sempre que ele precisar. Evite atender duas pessoas ao mesmo tempo, se não for possível, explique aos clientes a situação e se esforce em dobro.

4. O que perguntar ao cliente

Para demonstrar disponibilidade e também entender exatamente o que o cliente está buscando na loja, utilize perguntas como:

  • Posso ajudar você com alguma coisa?
  • O que você procura exatamente?
  • Tem preferência por alguma marca?
  • Gostaria de experimentar?
  • Seria um presente ou é pra você mesmo?
  • Você já conhece os benefícios deste produto?

5. O que não perguntar

Evite falar coisas que distanciam o cliente ou que fazem com que ele se desinteresse pela compra.

Cada cliente é diferente, então se você estiver preparado, disponível e conectado, vai ser natural evitar perguntas bastante diretas e vazias, como:

  • Pois não?
  • O que você quer?
  • Vai comprar?
  • Achou caro?

6. Como garantir o melhor atendimento

Sua postura durante a venda diz muito sobre o compromisso que a marca tem com o cliente. Entenda que você é um porta-voz do negócio, responsável pela imagem final que o cliente terá da marca.

Cumprimente quando o cliente chegar na loja, e acompanhe-o até o fim da compra, agradecendo no final. Mesmo que ele não retribua seus cumprimentos, saiba que é dever do vendedor ser educado e isso não custa nada.

Seja bem-humorado, pronuncie com calma as palavras, evite gírias e controle seu nervosismo inicial. Entenda que alguns clientes e tipos de estabelecimento exigem um atendimento mais formal, mas não se prenda a isso. Você sempre vai conseguir encontrar um meio termo entre um vendedor bastante formal e você mesmo.

Quando o contato com o cliente é pelo telefone, também existem regras para garantir o bom atendimento. Tente anotar todas as dúvidas ou informações dadas pelo cliente. Ter a visualização de tudo que foi dito, torna mais fácil a sua compreensão e, consequentemente, facilita para que se chegue a uma solução.

Fique atento ao seu próprio tom de voz e certifique-se de que o cliente falou tudo antes você de responder. Nunca interrompa seu cliente, espere sua vez de falar, elabore sua resposta mostrando pra ele que você está focado somente nele.

Agora que você já sabe como se preparar para uma venda, confira algumas dicas de atendimento ao cliente que vão levar você ao próximo nível na relação cliente-vendedor.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.