Como fazer um panfleto atrativo

Dicas essenciais para quem quer fazer um panfleto atrativo para apresentar o negócio ou divulgar lançamentos e promoções
13 de setembro de 2019LEITURA DE 6 MIN

Há muitas maneiras de alcançar clientes potenciais: newsletters, sites, blogs, redes sociais. Mas algumas divulgações online podem não ter a segmentação necessária para atingir o público que está naquele local em específico. Nestes casos, o ambiente offline pode ser a solução! Encontre todas as dicas de como fazer um panfleto que funciona para o seu negócio.

Por que fazer um panfleto

Panfletos são ótimos para apresentar o negócio e, ao mesmo, tempo anunciar lançamentos e promoções. Se na hora de montar o panfleto você considerar um design agradável e qualidade de impressão, já é meio caminho andado para demonstrar profissionalismo, e isso ajuda a construir a marca.

É um ótimo material para entregar para as pessoas com quem você pretende fazer negócio, porque não são tão invasivos como “spam”, que tendem a ficar excluídos automaticamente na sua caixa de e-mail.

Dicas para montar um panfleto

Primeiro pense no o texto que você deseja colocar no seu panfleto, e certifique-se de utilizar a mesma fonte no material todo. Além disso, tome cuidado com o espaçamento do texto e use no máximo duas cores diferentes de fonte. Isso dá ao seu panfleto um aspecto mais elaborado.

Aposte em imagens de alta qualidade, para que saiam perfeitas na impressão. Ao olhar no computador, uma imagem pixelada pode até parecer ok, mas quando impressa a qualidade do panfleto fica péssima.

Muito cuidado com os contrastes de cores, evite por exemplo aplicar um título em preto no panfleto com fundo azul marinho. O ideal é garantir leitura, por isso muito cuidado com imagens de cores muito fortes como base do material.

Como criar um panfleto

Existem vários programas que permitem que você crie um panfleto. O melhor deles é o Adobe InDesign. Mas o Canva é uma opção bem prática, que permite até que você crie o panfleto no aplicativo para celular, com diversas opções de fontes, cores e layouts. Vale a pena conferir!

Tenha em mente que você também pode criar algo bacana no Power Point ou até no Microsoft Word. Não são tão dinâmicos e interativos como as outras opções, mas se você busca algo bem simples, é uma opção viável.

Dicas para quem está começando

  • Coloque a informação que você considera mais importante no início do panfleto. Suponha que quem lê sempre estará com pressa e não terá tempo de ler o panfleto todo, então pelo menos a informação principal precisa ser fácil de compreender logo de cara.
  • Liste os diferenciais dos seus produtos e serviços. Pergunte a si mesmo: como o meu produto pode beneficiar as pessoas?
  • Mantenha seu público alvo em mente, são essas pessoas que você precisa impactar com o panfleto.
  • Fale diretamente com seus leitores, isto irá adicionar um toque pessoal ao seu panfleto.
  • Coloque alguns depoimentos de clientes ou consumidores no final, isso traz credibilidade.
  • Se você tiver algum estudo, pesquisa de mercado, coloque o resultado. Isso também é ótimo para atrair a confiança do cliente.
  • Crie algo simples e de fácil leitura, para despertar nas pessoas a vontade de “analisar com mais calma depois” ou “ver de novo mais tarde”.
  • Se você está confiante com seu trabalho, isso irá se refletir na criação do seu panfleto. 

Agora que você já sabe como montar um panfleto atrativo para impulsionar as suas vendas, confira algumas dicas de como fazer uma promoção de sucesso, para atrair ainda mais clientes para o seu negócio.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.