Quer fidelizar seus clientes? Faça como o Francisco!

Dono de um centro automotivo, ele oferece um serviço de brinde para os aniversariantes do dia.
13 de setembro de 2019LEITURA DE 5 MIN

O Dono do Negócio enfrenta muitos desafios em sua jornada. Entre eles está a capacidade de fazer o cliente voltar e fidelizar o consumidor! Para isso, existem algumas estratégias como promoções, sorteios, brindes e, claro, um excelente atendimento e uma ótima prestação de serviço. 

Foi para inovar na fidelização de clientes e agradecer aos consumidores que sempre frequentaram o seu negócio, que o empreendedor Francisco Carlos criou uma ação para cativar os donos de carros que vão ao centro automotivo Four Wheel Serviços Especializados, que desde 2000 ocupa um espaço no Centro Empresarial Nações Unidas, na cidade de São Paulo. 

O dono do negócio começou a enviar uma mensagem de aniversário para os clientes informando que eles ganharam uma lavagem de carro gratuita. “Os clientes sempre agradecem e se mostram surpresos com a cortesia”, conta Francisco sobre a reação positiva dos consumidores.

Para botar a ação em prática, foi necessário começar a incluir no banco de dados do sistema da loja as informações sobre as datas de nascimento dos clientes. Hoje, a iniciativa já está automatizada e a própria aplicação envia as mensagens de texto automaticamente. 

Além do custo com a lavagem gratuita, o único valor desembolsado pelo centro automotivo é o de R$ 0,08 com o envio da SMS. Já o retorno, afirma Francisco, pode ir além da fidelização dos clientes. “A satisfação do cliente em receber essa cortesia faz com que, nessa mesma oportunidade, ele migre para um serviço mais plus, e pague apenas a diferença”.

Confira a entrevista de Francisco Carlos para o Dono do Negócio:

Qual costuma ser a reação dos clientes que recebem o brinde de aniversário?

A mais positiva possível. Os clientes sempre agradecem e se mostram surpreso com a cortesia oferecida.

Como surgiu a ideia?

Precisávamos fazer algo para fidelizar e demonstrar nossa gratidão por tê-los como clientes.

Você planejou a ação antes de executá-la?

Sim, tivemos que incluir a informação da data em nosso banco de dados no sistema.

Qual foi o seu investimento financeiro na ação?

Apenas o valor do envio do SMS de R$ 0,08 por mensagem.

Teve um retorno positivo? Qual foi a melhor coisa de ter feito a ação de aniversário?

Sim. A satisfação do cliente em receber essa cortesia faz com que, nessa mesma oportunidade, ele migre para um serviço mais plus, e pague apenas a diferença.

Acredita que conseguiu fidelizar clientes com a ação?

Sem sombra de dúvida, também chegam clientes indicados que ouviram falar dessa ação e acham super bacana.

A ação continua acontecendo?

Sim, todos os dias o sistema emite as mensagens para os aniversariantes.

Quais dicas você daria para um pequeno empreendedor que quer fazer uma ação de fidelização?

Faça porque vale muito a pena. Comece procurando um site que ofereça esse serviço de envio de mensagem automaticamente.

Você tem uma iniciativa para fidelizar os clientes do seu negócio? Conte para nós nos comentários!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.