5 dicas para gerir e manter os funcionários motivados

A competência e sintonia de uma equipe é importante para o crescimento do seu negócio!
18 de junho de 2019LEITURA DE 6 MIN

Todo dono do negócio quer que seu funcionário vista a camisa da empresa e tenha o chamado “sentimento de dono”. Quando isso acontece, significa que ele trabalha como se a companhia também fosse dele e, assim, ajuda o negócio a crescer e se estabelecer no mercado.

Mas o que o empreendedor não deve esquecer é que essas atitudes não dependem apenas do perfil do trabalhador. Para que o funcionário tenha motivação para trabalhar e trazer resultados para o negócio, é preciso que ele tenha um ambiente motivador.

Em primeiro lugar, os direitos básicos e previstos em lei devem ser sempre cumpridos pelo empregador. Embora algumas questões mudem de acordo com o regime de contratação, outras são essenciais em todas as relações trabalhistas. Por exemplo, o direito à remuneração e a um número de horas que não extrapole o limite máximo permitido são fatores essenciais.

Um ambiente amigável, com pessoas dispostas a ajudar em momentos de dificuldade e repassar o conhecimento quando necessário, onde há liberdade para fazer críticas e que é livre de assédio ou de qualquer tipo de discriminação, também é algo fundamental.

Quer saber como gerir e manter seus funcionários motivados? Leia as 5 dicas que o Dono do Negócio separou para você ser um bom chefe!

Dicas para ser um chefe exemplar

1. Conheça seus funcionários

Como todo mundo tem pontos fortes e fracos, conhecer os funcionários ajuda na hora de desenhar, mudar ou definir suas funções. Procure saber dos interesses do trabalhador para a carreira, como e onde ele quer chegar em relação à profissão, o que gostaria de fazer em caso de mudança de cargo, e quais as suas conquistas até aqui.

2. Dê feedbacks

Os funcionários precisam saber o que está ruim para melhorar e o que está bom para continuar. Receber os chamados feedbacks é importante porque o reconhecimento de um trabalho é motivador para quem está se dedicando. Lembre o funcionário do quanto o trabalho dele é importante para o negócio! E, ao apontar um erro, tente mostrar os caminhos que poderiam solucionar a questão.

3. Ofereça treinamentos

Independentemente do tipo de negócio, ter funcionários treinados para suas funções vai fazer com que eles desempenhem o trabalho da melhor forma possível. Ao alcançar bons resultados, certamente eles ficarão motivados para continuar dando o seu melhor.

4. Seja claro sobre as missões e os valores do negócio

Um funcionário poderá ficar mais motivado no dia a dia se souber para qual propósito está trabalhando. Mostre para a equipe as suas próprias motivações como dono do negócio, explicando o que o levou a criar e manter a empresa. Certifique-se de que eles conhecem outras áreas da companhia e entendem o propósito de cada função.

5. Tenha espaço para o funcionário crescer

Seja por desempenho, tempo de casa ou meta alcançada, a chance de crescer dentro de uma empresa é fundamental para a motivação do funcionário. É muito comum que as pessoas desejem continuar ganhando conhecimento e se aprimorando na carreira para alcançar posições mais altas dentro da companhia. Tenha certeza de que o seu negócio oferece essa possibilidade!

Já tem experiência como gestor de funcionários? Compartilhe a sua história com a gente no campo dos comentários!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.