5 dicas para não cair em ciladas na Black Friday

O dia de promoções está marcado para o 29 de novembro, saiba como não ser enganado
20 de setembro de 2019LEITURA DE 5 MIN

Sempre um dia depois do feriado de Ação de Graças comemorado nos Estados Unidos, a Black Friday acontece no Brasil desde 2011. Uma vez por ano esta sexta-feira é usada pelo comércio, físico e online, para fazer grandes promoções. Os mais diferentes setores participam, de alimentos aos eletrônicos. 

É importante se organizar antecipadamente para não ser enganado na Black Friday, que já foi chamada até de black fraude, por conta de descontos não tão — ou nada —  vantajosos assim! Com pouca pesquisa e atenção, fica fácil cair em golpes e acabar comprando um produto por um preço normal, sem o real desconto anunciado. 

Veja 5 dicas sobre como não ser enganado na Black Friday:  

1. Saiba o que você quer comprar

Faça uma lista de desejos com tudo que você gostaria de comprar com desconto e foque nesses itens na hora de começar a pesquisar. No meio da busca, durante a sexta-feira de ofertas, você irá se deparar com outros produtos que chamarão a sua atenção, mas a lista deve ajudar a não esquecer o que é mais importante no meio de tanta informação!

2. Acompanhe os preços dos produtos

O dia de ofertas já foi chamado de black fraude e não é à toa! Alguns estabelecimentos e sites praticam preços usuais dos produtos como se eles estivessem com desconto. Por isso é importante acompanhar as mudanças de preços antes e durante a Black Friday 2019 — nessa hora a listinha também vai ajudar! 

Alguns sites, como o Buscapé, guardam o histórico de preços dos produtos. Quando você procura por um item, a plataforma te mostra um gráfico com os aumentos e as quedas de preços nos períodos de um ano, seis meses, três meses ou trinta dias. 

3. Compare com a concorrência

Fez uma listinha e encontrou o produto que queria com um desconto bacana? Antes de fechar a compra, certifique-se de que a concorrência não está com um preço melhor. Como muitas empresas fazem ofertas na Black Friday, a melhor opção para fazer um bom negócio é pesquisar o preço do mesmo produto em diferentes lugares! 

4. Verifique se o site é seguro

Embora as lojas físicas também ofereçam descontos durante a sexta-feira de promoções, o comércio online entra com força total! Portanto, uma dica importante sobre como não ser enganado na Black Friday é não deixar de verificar se o site de vendas é seguro. 

5. Cheque as condições de pagamento e entrega

Depois de encontrar o produto com o desconto desejado, fique atento às letras miúdas e aos detalhes da compra. Veja se a opção de parcelamento, por exemplo, não inclui juros que deixem o valor total do item mais alto. Confirme as condições de entregas, como tempo e o preço do frete! 

Tem outras dicas para quem quer aproveitar a Black Friday 2019 sem cair em cilada? Conte para nós nos comentários!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.