4 atitudes para cumprir suas metas profissionais

Mais do que uma boa ideia, é preciso organização, marketing e dedicação
LEITURA DE 7 MIN

O ano mal está começando e você já está com medo de não cumprir suas metas pessoais e profissionais? Pois saiba que, mais do que força de vontade, você precisa de planejamento e organização para alcançar o resultado que sonhou.

Para te ajudar a alcançar seus sonhos, separamos quatro dicas valiosas para levar em consideração neste novo ciclo e te ajudar com a organização e expansão do seu empreendimento:

O que fazer para alcançar as metas profissionais

1) Colocando a casa em ordem

Organização sempre será uma peça-chave para o sucesso nas vendas e no desenvolvimento do seu negócio. Isso não significa apenas manter um ambiente de trabalho limpo e bem acomodado: é importante que tudo que se relacione ao seu negócio esteja devidamente organizado e facilmente identificável. Uma boa organização é fundamental pois tem o potencial de agilizar processos no futuro e facilitar a vida quando surgem os famosos imprevistos.

Para garantir que você consiga alcançar o que planeja para 2018, é sempre bom manter sua documentação e materiais de trabalho separados de seus pertences pessoais.

Isso vale para tudo que tenha a ver com o seu negócio: contratos com clientes, notas fiscais, ferramentas de trabalho, matéria-prima, contatos de clientes e fornecedores, diários de vendas, cartões de visitas, etc.

Organização é algo extremamente pessoal e único. Se você está habituado a manter seus registros à mão, usando cadernos e pastas, já está ótimo. Se, por outro lado, já está se acostumando com a ideia de digitalizar informações, manter uma pasta no computador com fotos e documentos escaneados pode ser uma boa para economizar espaço e aumentar a segurança sobre o que você deseja armazenar.

2) Deixe tudo em dia

Para te ajudar a entender o que está feito e o que ficou por fazer, mantenha uma lista clara e atualizada sobre todas as tarefas relativas ao dia a dia do seu negócio, bem como um calendário com todas as datas interessantes para acompanhar seus gastos e processos. Assim, você consegue identificar rapidamente aquilo que precisa dar mais prioridade e garante que não perdeu nenhum prazo para a resolução de suas pendências.

Uma boa ideia, aqui, pode ser usar a tecnologia como aliada: configure alarmes para lembrar de datas importantes e mantenha listas de tarefas que você possa atualizar a qualquer momento pelo celular. Podemos até confiar na memória, mas não há como discordar que é bem mais fácil quando podemos contar com um Plano B para consultar quando surgir a dúvida, não é?

calendário

3) Revise suas decisões

Antes de pensar em inovações e aspectos a adicionar ao seu plano de negócios para atingir suas metas de 2018, pare pra pensar: há quanto tempo você vem tocando seu negócio da forma como faz agora? É interessante tirar um momento para repensar e questionar características fundamentais sobre o seu produto e a forma como você o vende, para garantir que não está comendo bola com algo que poderia ser atualizado e ter um impacto positivo no seu negócio.

Isso significa que pode ser uma boa, por exemplo, revisitar as decisões acerca do preço dos seus produtos, o custo e a escolha da sua matéria-prima, o público-alvo do seu empreendimento, enfim, tudo aquilo que já é tão familiar e rotineiro que pode passar despercebido, mas que tem uma importância única no seu trabalho.

Tente começar pelos pontos mais simples, ou mais facilmente identificáveis (o que incomoda mais no seu dia a dia? O que você sente que pode melhorar com o mínimo de alterações possíveis), e vá aos poucos progredindo para aquilo que parece mais estável, mas que pode esconder grandes e importantes inovações (como a variedade de produtos/serviços que você oferece, seus pontos de venda, a escolha dos seus fornecedores, e por aí vai).

4) Divulgue a empresa

O mundo precisa conhecer o seu negócio! Ter uma boa variedade de caminhos pelos quais possíveis clientes podem te encontrar é uma das formas mais eficientes de garantir que aquela promessa de aumento nas vendas seja alcançada e você ainda tem a oportunidade de abrir novos canais de comunicações com a sua clientela.

Uma boa ideia para quem vende para conhecidos, vizinhos ou grupos específicos é investir em cartões de visita com seus contatos e uma breve descrição daquilo que você oferece, e tê-los sempre à mão para distribuir para seus clientes ou disponibilizar em lojas e pontos de venda afiliados. Para atingir públicos mais distantes ou simplesmente ter uma “vitrine virtual” para os seus produtos, vale também considerar a criação de páginas exclusivas para o seu negócio nas redes sociais (Facebook, Instagram, etc).

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.