4 atitudes para cumprir suas metas profissionais

26/01/2018
5 min de leitura
Equipe Dindim
26/01/2018
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O ano mal está começando e você já está com medo de não cumprir suas metas pessoais e profissionais? Pois saiba que, mais do que força de vontade, você precisa de planejamento e organização para alcançar o resultado que sonhou.

Para te ajudar a alcançar seus sonhos, separamos quatro dicas valiosas para levar em consideração neste novo ciclo e te ajudar com a organização e expansão do seu empreendimento:

O que fazer para alcançar as metas profissionais

1) Colocando a casa em ordem

Organização sempre será uma peça-chave para o sucesso nas vendas e no desenvolvimento do seu negócio. Isso não significa apenas manter um ambiente de trabalho limpo e bem acomodado: é importante que tudo que se relacione ao seu negócio esteja devidamente organizado e facilmente identificável. Uma boa organização é fundamental pois tem o potencial de agilizar processos no futuro e facilitar a vida quando surgem os famosos imprevistos.

Para garantir que você consiga alcançar o que planeja para 2018, é sempre bom manter sua documentação e materiais de trabalho separados de seus pertences pessoais.

Isso vale para tudo que tenha a ver com o seu negócio: contratos com clientes, notas fiscais, ferramentas de trabalho, matéria-prima, contatos de clientes e fornecedores, diários de vendas, cartões de visitas, etc.

Organização é algo extremamente pessoal e único. Se você está habituado a manter seus registros à mão, usando cadernos e pastas, já está ótimo. Se, por outro lado, já está se acostumando com a ideia de digitalizar informações, manter uma pasta no computador com fotos e documentos escaneados pode ser uma boa para economizar espaço e aumentar a segurança sobre o que você deseja armazenar.

2) Deixe tudo em dia

Para te ajudar a entender o que está feito e o que ficou por fazer, mantenha uma lista clara e atualizada sobre todas as tarefas relativas ao dia a dia do seu negócio, bem como um calendário com todas as datas interessantes para acompanhar seus gastos e processos. Assim, você consegue identificar rapidamente aquilo que precisa dar mais prioridade e garante que não perdeu nenhum prazo para a resolução de suas pendências.

Uma boa ideia, aqui, pode ser usar a tecnologia como aliada: configure alarmes para lembrar de datas importantes e mantenha listas de tarefas que você possa atualizar a qualquer momento pelo celular. Podemos até confiar na memória, mas não há como discordar que é bem mais fácil quando podemos contar com um Plano B para consultar quando surgir a dúvida, não é?

calendário

3) Revise suas decisões

Antes de pensar em inovações e aspectos a adicionar ao seu plano de negócios para atingir suas metas de 2018, pare pra pensar: há quanto tempo você vem tocando seu negócio da forma como faz agora? É interessante tirar um momento para repensar e questionar características fundamentais sobre o seu produto e a forma como você o vende, para garantir que não está comendo bola com algo que poderia ser atualizado e ter um impacto positivo no seu negócio.

Isso significa que pode ser uma boa, por exemplo, revisitar as decisões acerca do preço dos seus produtos, o custo e a escolha da sua matéria-prima, o público-alvo do seu empreendimento, enfim, tudo aquilo que já é tão familiar e rotineiro que pode passar despercebido, mas que tem uma importância única no seu trabalho.

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Tente começar pelos pontos mais simples, ou mais facilmente identificáveis (o que incomoda mais no seu dia a dia? O que você sente que pode melhorar com o mínimo de alterações possíveis), e vá aos poucos progredindo para aquilo que parece mais estável, mas que pode esconder grandes e importantes inovações (como a variedade de produtos/serviços que você oferece, seus pontos de venda, a escolha dos seus fornecedores, e por aí vai).

4) Divulgue a empresa

O mundo precisa conhecer o seu negócio! Ter uma boa variedade de caminhos pelos quais possíveis clientes podem te encontrar é uma das formas mais eficientes de garantir que aquela promessa de aumento nas vendas seja alcançada e você ainda tem a oportunidade de abrir novos canais de comunicações com a sua clientela.

Uma boa ideia para quem vende para conhecidos, vizinhos ou grupos específicos é investir em cartões de visita com seus contatos e uma breve descrição daquilo que você oferece, e tê-los sempre à mão para distribuir para seus clientes ou disponibilizar em lojas e pontos de venda afiliados. Para atingir públicos mais distantes ou simplesmente ter uma “vitrine virtual” para os seus produtos, vale também considerar a criação de páginas exclusivas para o seu negócio nas redes sociais (Facebook, Instagram, etc).

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