Está perdendo clientes para a concorrência? Saiba como evitar

13/05/2019
4 min de leitura
Equipe Dindim
13/05/2019
4 min de leitura
Mulher sentada no sofá se irrita com o que vê na tela do seu notebook

A disputa comercial faz parte do dia a dia de um negócio. Pensando nisso, é importante conhecer seus competidores no mercado tanto para ganhar mais clientes, quanto para manter os fiéis — evitando que, caso aconteça algum deslize, eles passem a comprar na concorrência.

Mas se você percebeu que está perdendo a clientela para outras empresas do mesmo ramo, é hora de analisar quais podem ser os seus erros como dono do negócio e descobrir a melhor forma de contorná-los.

Nem sempre é preciso fazer mudanças muito grandes. Às vezes os clientes vão para outras empresas em busca de algo que você não ofereceu, por exemplo, ou até mesmo com a intenção de aproveitar maiores vantagens ou descontos. Mas como reconquistá-los?

Os 7 erros de quem está perdendo clientes para a concorrência

1. Não investir em propaganda e marketing

Hoje a propaganda e o marketing digital de um negócio acontecem de forma mais simples do que antes da chegada da internet. Por isso, é muito importante que sua empresa, mesmo que de pequeno porte, tenha algum plano de marketing — que pode ser impresso ou online. Essa é uma forma de mostrar para o consumidor quais são os produtos ou serviços que você vende!

2. Desconhecer o seu público

Um erro que pode ser facilmente evitado é o de perder clientes para a concorrência justamente por não conhecer o seu próprio público. Sabendo quem são os consumidores atingidos com o seu negócio e que têm potencial para buscar a sua empresa, é mais fácil de direcionar ofertas e vantagens!

3. Não saber das novidades do mercado

Você tem um salão de cabeleireiro, por exemplo, e um cliente pergunta se um novo produto para modelar os cabelos está disponível. Se a sua resposta é não, esse consumidor vai tentar achar a novidade em outro lugar. Seja qual for o seu ramo, fique atento às mudanças e ofereça o melhor para os seus clientes.

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4. Não inovar

Ficar acomodado pode fazer com que, mais cedo ou mais tarde, o esquema de funcionamento da sua empresa fique ultrapassado. Inovação é algo muito importante para qualquer negócio e vale para muitas coisas: desde a reforma do espaço físico até a implementação de um programa de computador para organizar o fluxo de caixa. Inovar é uma forma de manter o cliente fiel e, claro, conquistar novos.

5. Oferecer preços muito diferentes da concorrência

Você também deve conhecer quem concorre com o seu negócio para saber quanto cobrar por um produto ou serviço. Se tem uma papelaria, por exemplo, e o cliente encontrar nas suas prateleiras um caderno por um preço muito maior do que o vendido em outra loja, pode ter certeza que a chance dele ir até o endereço da concorrência para economizar é grande.

6. Não aceitar cartão

Não existem mais desculpas. Até mesmo muitos vendedores de rua, que não têm um ponto fixo ou um sistema de pagamento online como o das lojas virtuais, conseguem carregar uma maquininha de cartão. Oferecer diferentes formas de pagamento, do dinheiro ao débito e ao crédito, é uma forma de competir com a concorrência de igual para igual. Afinal, cada vez menos as pessoas andam com dinheiro no bolso, certo?

7. Não ouvir os clientes

Tente ouvir o seu cliente para descobrir por que ele está indo buscar na concorrência algo que você oferece com dedicação e qualidade. Saber quais são as reclamações dos consumidores é um grande passo para a mudança e, consequentemente, para a melhoria!

Seu negócio passou por um momento ruim e você conseguiu reconquistar os clientes que estavam na concorrência? Conta pra gente a sua história!

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