Ideias de como ganhar dinheiro na Copa do Mundo

LEITURA DE 8 MIN

A Copa do Mundo sempre traz muito movimento, seja onde ela estiver acontecendo. Principalmente no Brasil, país do futebol, é aquela festa: amigos se reúnem para assistir aos jogos com vuvuzelas, chapéus coloridos e outros enfeites. E é no meio das brincadeiras e da vontade de comemorar que surgem as oportunidades de negócio para vender e ganhar dinheiro na Copa do Mundo.

Além de itens como cornetas e enfeites, as vendas de eletrônicos aumentam. Afinal, o pessoal quer ver os jogos em uma televisão melhor, ou comprar um freezer com capacidade para guardar mais bebidas.

Segundo o relatório Webshoppers, feito durante a Copa do Mundo de 2014, os itens mais vendidos pela internet na época foram: camiseta, smartphone, celular, TV e tablet. Portanto, não foram apenas os donos de lojas físicas que lucraram. Quem vendeu online também conseguiu bons resultados.

Uma dica muito importante é para tomar cuidado com os produtos oficiais. A Copa do Mundo é uma marca com direitos comerciais e, para comercializá-los, você precisa pagar por eles — o que pode encarecer os produtos. Se você for vender itens genéricos, nas cores verde e amarelo, tome cuidado para não infringir os direitos autorais.

O que vender para ganhar dinheiro na Copa do Mundo

Adereços e enfeites

Os adereços e enfeites são os primeiros itens que podem sair como água durante a Copa do Mundo. São baratos e podem ser revendidos com facilidade. Você poderá vender:

  • Chapéus
  • Máscaras
  • Bandeiras de pano
  • Bandeiras de plástico
  • Cornetas
  • Apitos
  • Vuvuzelas
  • Tintas coloridas
  • Spray para pintar o cabelo
  • Bottons
  • Álbuns de figurinhas
  • Perucas
  • Unhas postiças
  • Óculos de plástico

O ideal é vender nas cores do Brasil ou com temas da seleção brasileira. No entanto, há quem procure itens com temas de outros países. Por isso, vale a pena oferecer uma variedade de escolhas. Fique de olho nas seleções que estão mais bombando e pelos quais os brasileiros estão mais torcendo.

Roupas

Além das camisetas da seleção brasileira ou de outros países, há mais peças de roupas que podem ser revendidas para ganhar dinheiro na Copa do Mundo. Chuteiras, luvas de goleiro, bonés e meiões costumam ser mais procurados nessa época. As bolas de futebol também fazem muito sucesso. Aqui, novamente, vale ressaltar o cuidado com os direitos — vender uma bola muito parecida ou igual à oficial, por exemplo, é considerado pirataria.

Eletrônicos e eletrodomésticos

Eletrônicos e eletrodomésticos podem ter boa saída durante a Copa do Mundo, já que os torcedores procuram por sofás mais confortáveis, tablets para assistir aos jogos ou até mesmo aparelhos de cozinha para receber os amigos com comes e bebes. Portanto, é possível se aventurar na revenda desses artigos.

Se você nunca trabalhou com revenda de eletrônicos e eletrodomésticos e não conhece bons fornecedores, aí vai uma ideia: converse com conhecidos e amigos e pergunte se eles têm celulares, TVs, tablets, eletrodomésticos ou móveis dos quais precisam se desfazer. Se ofereça para fazer a venda e, em troca, peça uma comissão.

Comidas e bebidas

Nos locais próximos da exibição de jogos, você pode revender bebidas e comidas como ambulante. No entanto, é preciso verificar com a prefeitura da cidade se é preciso obter algum tipo de autorização para isso.

Procure pelos ambientes nos quais as pessoas assistem bastante os jogos nas ruas. Há bares, praças e locais específicos onde há telões e o clima é de muita animação. Nesses ambientes, é mais fácil vender churrasco, cerveja ou outros alimentos.

Serviços

Além da venda de produtos e comidas, você pode oferecer serviços durante a Copa do Mundo. Manicures e maquiadores, por exemplo, podem se oferecer para enfeitar as unhas de clientes com motivos de Copa do Mundo, ou fazer maquiagens adaptadas para a ocasião.

Serviços de cozinheiro e faxineiro também pode ser bem-vindos em dias de jogo. Mesmo quem não trabalha nessas áreas como primeira ocupação pode aproveitar para ganhar dinheiro extra durante a Copa.

Como revender

O primeiro passo é encontrar fornecedores que trabalhem com bons preços. Geralmente, lojas que vendem no atacado são as melhores opções, como as casas de festas, locais como a rua 25 de Março (em São Paulo) ou o Saara (no Rio de Janeiro), além de mercados atacadistas. Há, ainda, quem compre online por valores reduzidos e revenda para os amigos.

Além de encontrar bons fornecedores, é fundamental criar canais de venda eficientes. O WhatsApp pode ser o melhor deles: envie mensagens a todos os seus contatos explicando quais produtos ou serviços está vendendo. Explique os preços, condições de pagamento, procedimentos para a encomenda e como será feita a entrega.

Você também pode usar outras redes sociais, como Facebook e Instagram, para divulgar seus produtos e serviços. Tire boas fotos e anuncie com os preços. Fazer promoções, pacotes e dar brindes também ajuda.

Por fim, organize-se. Para ganhar dinheiro na Copa do Mundo, é preciso dar todos os passos de qualquer vendedor: calcular a quantidade de produtos que irá revender, precificar corretamente, fazer propaganda e lidar adequadamente com os clientes. Veja quanto poderá investir e faça uma previsão dos lucros que espera receber. Com planejamento e cuidado, suas vendas serão um sucesso.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.