Por que você deveria ter o contato dos seus clientes?

Saiba como usar os meios de comunicação para manter o relacionamento com os consumidores
LEITURA DE 4 MIN

O relacionamento entre negócios e seus clientes está sempre acompanhando as mudanças de comunicação geradas pela tecnologia.

O acesso de celulares à internet, por exemplo, aumenta a importância de se ter o contato dos consumidores e oferece novas formas de te ajudar a tocar o dia a dia da sua empresa. Você sabe por que isso é importante?

O Dono do Negócio separou quatro motivos para você ter o contato de clientes, seja o número de celular ou o endereço de e-mail. Saiba mais:

1. Manter o cliente atualizado

Um produto novo, uma mudança de endereço ou uma alteração no número do telefone. Essas são algumas informações que os seus clientes cativos podem gostar de saber. Com o contato deles em mãos, é possível enviar as atualizações e se certificar de que eles encontrem o que precisam a respeito da sua empresa sem serem pegos de surpresa.

2. Informar sobre promoções

Ter o contato dos seus clientes também é bom quando você faz uma promoção. Um freguês cativo ou até aquele novo comprador pode gostar de receber as ofertas de uma determinada data ou de saber sobre uma promoção relâmpago. Quem não gosta de pagar menos, não é mesmo?

3. Tirar dúvidas ou resolver problemas

Manter a comunicação com o seu cliente é bom para ambos os lados. Caso precise enviar alguma informação adicional sobre o produto vendido, explicar sobre cuidados específicos, ou até comunicar um problema com o pagamento, é bom saber como encontrá-lo. Da mesma forma, quando o consumidor precisar tirar uma dúvida sobre sua compra ou sobre o serviço prestado, ele conseguirá resolver mais facilmente.

4. Atender de forma personalizada

Guardar o contato dos clientes do seu negócio permite que você ofereça um atendimento personalizado. Se o seu negócio for de pequeno ou médio porte, a tarefa de escrever mensagens diferentes para os consumidores é possível.

Lembrar do aniversário das pessoas que deixaram o contato — esse é um bom momento para oferecer um desconto individual — e avisar quando chegará um produto procurado são duas situações nas quais ter o contato pode fortalecer a sua relação com os clientes.

Dica esperta: não use aplicativos de mensagem como o WhatsApp de forma muito frequente, invasiva ou desnecessária. Além disso, tome cuidado com o horário em que as mensagens chegarão aos celulares ou e-mails dos clientes — e respeite caso um deles peça para que você não entre mais em contato!

Quer saber mais sobre como e por que guardar os contatos dos seus clientes? Deixa uma mensagem no campo dos comentários!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.