Profissionalize o seu negócio: crie um email para falar com seus clientes

Descubra agora como criar um email para o seu negócio e entenda como isso pode te ajuda na hora de entrar em contato com os clientes.
LEITURA DE 5 MIN

Email é um correio eletrônico onde você pode receber e enviar mensagens. Se no dia a dia você tem contato olho no olho com o seu cliente ou está acostumado com aplicativos como o WhatsApp, pode se perguntar por que ter um email específico para o seu negócio é importante.

O primeiro motivo é abrir um novo caminho de conversa direta com o seu cliente. Você vai dar mais uma opção de contato para quem compra o seu produto ou recebe a sua prestação de serviço, que pode até servir para quem quiser deixar uma opinião ou sugestão sobre o seu negócio.

Ter um email da sua empresa também é importante para guardar informações e manter um histórico sobre as operações de compra e venda, orçamentos, contratos com fornecedores, e até processos como a escolha de funcionários. As informações ficam mais organizadas do que em qualquer aplicativo de mensagem do celular.

Se você precisar enviar um documento ou foto, o email também pode ser a melhor opção dependendo do tamanho desse arquivo digital. Ele mantém a qualidade do arquivo, que fica armazenado sem ocupar espaço no seu celular ou computador. 

Passo a passo para criar um email

Criar um email hoje não custa nada. Existem plataformas gratuitas de empresas como Google (Gmail), Microsoft (Outlook) e Yahoo! (Yahoo! Mail) que te permitem ter um endereço digital em minutos. Algumas oferecem vantagens como calendário, agenda e um espaço para armazenar arquivos.

Para criar uma conta no Gmail, do Google, clique aqui e siga os passos abaixo:

> clique em “criar conta”

> preencha todos os dados e clique em “próxima”

> coloque o número do seu celular e aguarde o envio de uma mensagem de texto

> digite o número que você recebeu no celular e clique em “verificar”

> preencha o resto dos dados necessários e clique em “próxima”

> leia os termos de uso e clique em “concordo”

Pronto! Sua conta está criada. Sempre que precisar acessar seu email digite gmail.com na barra do seu navegador. Prefere usar pelo celular? Caso você tenha um Android, o aplicativo já vem instalado de fábrica. Se por um algum motivo precisar baixar, é só usar esse link para Android ou clicar aqui se você tiver um Iphone ou outro aparelho com o IOS da Apple. 

4 dicas para não errar na hora de fazer o seu email:

  • Use o nome do seu negócio: nomedasuaempersa@gmail.com
  • Não esqueça que você vai passar o seu endereço de email para outras pessoas: tente evitar nomes muito difíceis de anotar ou lembrar
  • Se já existir um email criado com o nome da sua empresa, tente acrescentar o seu próprio nome ou uma descrição do seu negócio: jose.nomedasuaempresa@gmail.com ou papelaria.nomedasuaempresa@gmail.com
  • Coloque uma senha fácil de lembrar, mas não use datas como o seu nascimento ou informações muito óbvias como o endereço da empresa.

Vanessa Martins