3 formas de usar o Google para aumentar suas vendas

A principal plataforma de busca online no Brasil é capaz de atrair mais clientes para o seu negócio
17 de julho de 2019LEITURA DE 6 MIN

Você sabe quantas pesquisas no Google costuma fazer ao longo de um dia? É possível que você recorra ao buscador sempre que tem alguma dúvida ou quer encontrar algo, certo?

É por isso que a empresa de serviços online consegue ajudar outros negócios a serem encontrados pelos consumidores e, consequentemente, aumentar o número de clientes e de vendas. Não à toa o serviço de publicidade do Google é hoje a maior fonte de faturamento da empresa multinacional.

Mas, não se engane. Não basta ter um site ou perfil em redes sociais para aparecer no buscador. Para ter uma presença forte no digital, também é preciso planejamento! Se você não sabe por onde começar, confira três formas de aumentar suas vendas usando e aparecendo no Google!

Google Meu Negócio

Esse é o primeiro passo a ser dado por um negócio que quer vender mais com o Google. A plataforma permite que o dono do negócio faça um cadastro online da empresa para que ela apareça em serviços — como o Maps e o sistema de busca.

A ferramenta gratuita tem como principal função ajudar o negócio a construir sua presença digital. Ela cria um perfil com informações como horário de funcionamento, fotos e avaliações dos clientes.

Essa “ficha” aparecerá quando o nome ou endereço do estabelecimento for digitado na barra de busca do Google.

Caso a empresa não tenha um site, ela também poderá usar o Google Meu Negócio para montar um modelo simples de página sem custo nenhum. Assim, ela conseguirá aumentar ainda mais a chance de ser encontrada pelos consumidores.

Google Ads

A ferramenta mudou de nome — era chamada de Google AdWords —, mas continua oferecendo um serviço de publicidade para as empresas que querem colocar anúncios pagos no sistema de busca do Google.

Quando uma pessoa digita “escola de música” no buscador, por exemplo, ela vê primeiros os links patrocinados das páginas das empresas do ramo que usam o Google Ads. 

Os anúncios do Google são capazes de trazer mais visualizações para o site da empresa e, com isso, mais clientes para o negócio. Isso porque, hoje, muitas pessoas usam o buscador para decidir diversas coisas diferentes: o que fazer, o que comer e o que comprar, por exemplo.

Se a sua empresa tiver um cadastro no Google Meu Negócio, inclusive, ela poderá aparecer também quando alguém buscar por algo relacionado — mesmo que não pesquise diretamente pelo nome do seu negócio.

O serviço de links patrocinados é feito em etapas. Primeiro, o dono do negócio decide qual o principal objetivo do anúncio: receber mais chamadas telefônicas na empresa, atrair mais visitantes para a loja física ou direcionar as pessoas ao seu site.

Depois, deve escolher entre um alcance global ou local. Em seguida, precisa criar uma mensagem curta para atrair os clientes com o anúncio e, por último, chega a hora de decidir qual o orçamento mensal do negócio para a publicidade.

O pagamento do Google Ads é recebido por ações. Ou seja, você vai desembolsar o dinheiro quando um usuário clicar no seu anúncio ou ligar para a sua empresa.  

Busca orgânica

A chamada busca orgânica não envolve nenhum pagamento por anúncios no Google, mas também pode ajudar o seu negócio a vender mais.

O segredo são as palavras-chaves que estão no site da empresa. As chamadas “keywords” ajudam a página a ter um bom posicionamento no buscador sem precisar de link patrocinado. 

A estratégia mais popular de marketing digital para que o negócio aumente a sua força online é a de SEO (Search Engine Optimization — ou otimização de mecanismos de busca, em português).

Para otimizar um site, são usadas técnicas como a produção de conteúdo especializado e planejamento de indexação no buscador.

Você usa outras ferramentas do Google para aumentar as vendas? Deixe seu comentário contando!

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Equipe Dono do Negócio

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