O que vender no Natal: 9 formas de ganhar um dinheiro extra

Quer ganhar uma renda extra no Natal 2019? Saiba o que fazer para vender no Natal
7 de novembro de 2019LEITURA DE 14 MIN

O Natal é uma daquelas janelas de oportunidades que se abrem todos os anos para quem quer ganhar um dinheiro extra. O ritmo das decorações, os detalhes nos preparativos das festas, as trocas de presentes e a grande ceia são momentos com os quais o pequeno empreendedor pode aumentar as vendas!

Se você já tem um negócio, é hora de aproveitar para investir em itens natalinos. As dicas para aumentar a renda no final de ano também são válidas para quem ainda não é empreendedor, e que às vezes tem até um emprego fixo, mas quer aproveitar o aumento da procura por alguns produtos no período de festas.

Em qualquer um dos cenários o segredo é se planejar com antecedência. Não compre ou faça produtos em grandes quantidades antes de saber qual o seu público-alvo e de projetar a sua capacidade de venda. Aqui também vale aproveitar os aprendizados de anos passados, caso você já tenha experiências com o mercado natalino. Afinal, acabar as festas com um estoque será sinônimo de dor de cabeça, já que os produtos podem ser extremamente datados. 

Defina as suas estratégias de venda. É muito importante que as pessoas saibam que você vai vender guloseimas natalinas, enfeites para árvore ou qualquer outro item temático. Se você já tem um negócio, anuncie as peças novas. Caso contrário, avise amigos, familiares, colegas de trabalho e use suas redes sociais para falar sobre os produtos que irá vender. Lembre-se que, dependendo da encomenda, você precisará de tempo para produzir! 

Não esqueça de oferecer opções de pagamento aos clientes. Ainda que você aceite encomendas sazonais, aceitar apenas pagamento em dinheiro pode dificultar a aquisição de clientes. Usar maquininhas de cartão é uma solução simples e que não precisa custar uma fortuna. Com a SumUp Top, por exemplo, você precisa apenas de um celular com acesso à internet para receber o valor das suas vendas!

Ainda não sabe o que vender no Natal? O Dono do Negócio separou 9 dicas para você ganhar dinheiro com a data:

  1. Faça pratos para a ceia de Natal

Para muitas pessoas, as comidas natalinas são grande parte da comemoração! Nem todas, porém, têm o tempo ou a habilidade para cozinhar os pratos típicos da data. Por isso essa é uma boa opção do que vender no Natal para ganhar dinheiro.

Como algumas ceias podem ser oferecidas para um número significativo de pessoas, é preciso ter capacidade para cozinhar em grandes quantidades com qualidade e não esquecer do capricho na entrega dos pratos. 

É possível criar menus fixos com base nos produtos que encontra perto da sua casa, na capacidade da sua cozinha ou nas receitas que você sabe que manda muito bem na execução. Mas também dá para flexibilizar as opções e deixar o cliente pedir os pratos que preferir montando um menu personalizado. 

Ainda dentro das possibilidades de vender pratos para a ceia de Natal estão as receitas para vegetarianos e veganos e para pessoas com alguma intolerância alimentar. Se você optar por servir esses clientes, lembre-se da importância de não manipular qualquer traço de ingrediente animal ou alérgeno!

Veja alguns exemplos tradicionais de receitas de Natal:

  • Peru
  • Pernil
  • Chester
  • Lombo
  • Bacalhoada
  • Farofa
  • Salada de maionese
  • Arroz com amêndoas
  • Salpicão

2. Prepare sobremesas de Natal

Os doces para vender no Natal seguem uma linha de produção muito parecida com a dos pratos da ceia. Ambas são boas ideias do que vender no Natal e servem tanto para quem tem um negócio de comida quanto para quem quer aproveitar a data para ganhar uma renda extra com os dotes culinários.

É possível explorar a linha de doces sem açúcar para pessoas com doenças como diabete ou para aqueles que não querem deixar de comer as sobremesas de Natal mesmo estando de dieta!

Veja alguns exemplos tradicionais de sobremesas de Natal: 

  • Biscoitos de gengibre
  • Manjar dos deuses com calda de ameixa
  • Bolos recheados
  • Torta de nozes
  • Pavê tradicional
  • Pudim de leite
  • Frutas com cortes especiais
  • Rabanada

3. Capriche nas receitas de panetone para vender no Natal

O panetone é uma das receitas de Natal mais conhecidas. Quando a data está chegando, percebemos pelos supermercados que colocam a guloseima nas gôndolas. Ou seja, aí está uma ótima ideia do que vender no Natal para ganhar dinheiro. 

Se você tem um comércio e esse produto cabe na sua linha, não pense duas vezes na hora de apostar nas vendas. Apenas tome cuidado com o estoque e priorize marcas que tenham qualidade!

Agora, se a sua praia é cozinhar, faça as receitas tradicionais de panetone e chocotone, mas pesquise também as possibilidades de inovar. Isso porque, a guloseima ganha formatos e sabores diferentes que podem conquistar o público, como panetone no pote ou até mesmo panetone salgado. 

4. Faça ou revenda enfeites natalinos

Ao lado dos pratos da ceia, a decoração de Natal é uma das características principais da data. As casas e as ruas ficam todas enfeitadas, e é aí que você pode definir o que vender no Natal para ganhar dinheiro. São muitas as possibilidades. Ao focar nos itens para a árvore de Natal é possível fazer bonequinhos de feltro e bolas natalinas, por exemplo. 

Mas os enfeites natalinos não param por aí. A lista é grande e inclui produtos como: guirlandas, velas, enfeites de anjos, enfeites com pinha, pisca-piscas, pequenas árvores de Natal decoradas, além de miniaturas de Papai Noel, renas e presépios. Lembre-se que pode vender em embalagens com mais de uma unidade, como um kit.  

5. Aposte nas roupas de Papai e Mamãe Noel

Fantasias de Papai e Mamãe Noel também são exclusivamente procuradas nesta época do ano. Pesquise com antecedência se você conhece pessoas que poderiam se interessar pelas roupas ou entre em contato com lojas interessadas em revender os seus produtos. Também é possível vender em marketplaces, como Mercado Livre e Elo7. A fantasia masculina tem acessórios como o cinto e o saco de presentes. Não esqueça do modelo para mulheres e das roupas infantis, já que a criançada se diverte bastante com as brincadeiras das festas!

6. Venda frutas da estação

Apesar das fantasias de Papai Noel dizerem o contrário (como eles aguentam o dia inteiro de calça e blusa de manga comprida?!), o dia do Natal costuma ser quente em muitas partes do Brasil! Isso porque a data acontece poucos dias depois do começo oficial do verão, época que também é cheia de oportunidades para quem quer ganhar dinheiro com o calor

O que cai ainda melhor no verão do que nas outras estações? As frutas! Nessa época muitas ainda podem ser aproveitadas nas receitas de Natal. Pela facilidade em encontrar e pela aumento na procura, escolha vender frutas da estação. Entre novembro e dezembro, nascem e fazem sucesso opções como abacaxi, acerola, ameixa, figo, cupuaçu, lichia, manga e pêssego.

Caso você tenha um comércio como bar ou padaria, por exemplo, além de aproveitar para vender as frutas do verão in natura, também pode fazer sucos e vitaminas. Se você vai apostar nos pratos da ceia ou doces na hora de decidir o que vender no Natal, também pode oferecer receitas com as frutas típicas aos clientes!


7. Toalhas de mesa

As ceias de Natal costumam ocupar uma mesa igualmente decorada. Para isso, muitas pessoas procuram toalhas de mesa com desenhos natalinos para a data. Para vender, as opções são: comprar os tecidos em atacado e fazer o acabamento, comprar o produto pronto ou fazer modelos personalizados e até artesanais. Aposte em vendas pelas redes sociais, marketplaces ou ofereça seus produtos próprios para lojas próximas. Lembre-se que as principais cores do Natal são vermelho, verde, dourado, prateado e branco!

8. Venda pinheiros de Natal

A tradição de montar a árvore de Natal rende ao pequeno empreendedor a possibilidade de revender pinheiros natalinos para ganhar uma renda extra nesta época do ano. Se você é dono de um negócio no comércio no qual a venda de produtos relacionados ao Natal pode ser uma realidade, não deixe de ter algumas unidades de árvores artificiais. A maioria das pessoas ainda busca essa opção.

O mercado de árvores de verdade como o pinheiro para o Natal também existe. Pessoas que têm quintal ou um bom espaço para decorar as plantas verdadeiras podem preferi-las às opções artificiais. Elas costumam ser vendidas a um preço mais alto, mas também demandam cuidado e atenção maior enquanto ainda estão com o vendedor e também no momento de transportá-las. 

9. Foque nos presentes e na brincadeira do amigo secreto

Para muitas pessoas o Natal também é momento de trocar de presentes, seja nas conhecidas brincadeiras do amigo secreto ou amigo ladrão, seja diretamente com as pessoas próximas, como amigos e familiares. Por isso, uma boa forma de ganhar dinheiro com o Natal é pensar em possibilidades de presentes. 

Se você tem máquinas como a de estampar camiseta, chinelos ou canecas, por exemplo, pode direcionar a propaganda do seu negócio para o Natal, com foco nas brincadeiras e nos presentes. Muitos produtos artesanais como cosméticos e quadros personalizados também podem ter um bom espaço para vendas nesse período!

E você? Já decidiu o que fazer para vender no Natal? Conte para nós!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.